O Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade/NUSE foi criado no final do ano de 2006, por um grupo de acadêmicos, profissionais das áreas da saúde, da educação e da administrativa de diversos setores da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Campus São Paulo - Escola Paulista de Medicina/EPM e o Hospital São Paulo/HSP. O objetivo principal foi estudar a interface da saúde/doença/espiritualidade. As primeiras atividades do NUSE constituíram de reuniões semanais, todas às sextas-feiras das 12:00 às 13:00 h, com o intuito de abordar assuntos relacionados com a humanização entre a relação médico /paciente. Em dezembro de 2006 iniciou o Grupo de Estudo Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes, logo após a “Jornada Médico Espírita” na cidade de São Paulo. A ideia da formação de um núcleo de estudo, constituiu de início a semente que fizesse a ligação entre a ciência da saúde à luz da espiritualidade, dentro de uma universidade. O estudo deveria abranger conhecimentos relevantes em pesquisa como também em terapias complementares. Desta forma nasceu o NUSE.
Os membros fundadores do NUSE foram: Alejandro Vera (médico), Camila Casaletti (terapeuta ocupacional), Leandro Romani (médico), Lilian Ramaldes (médica), Maria Aparecida Eiko Noguti (biomédica), Rodrigo Bassi (médico), Salete Aparecida Nacif (médica) e mais alguns outros.
O NUSE realizou os seguintes eventos no período de 2007 à 2013:
2007 - I Simpósio de Saúde e Espiritualidade com o tema “Saúde e Espiritualidade”,
2007- O NUSE formou uma parceria com a Unidade de Medicina Comportamental - UNIFESP/EPM e elaborou um seminário internacional, onde contou com a participação dos Drs. Melvin Morse e Erlendir Haraldson, apresentando os temas “Experiência de Quase Morte” e “Visões no Leito de Morte”, respectivamente, ambos patrocinados pela AME/SP e AME/Internacional.
2007- O NUSE apoiou atividades internacionais realizadas pela Unidade de Medicina Comportamental - Medicina Tibetana - UNIFESP e assuntos afins.
2008 - II Simpósio de Saúde e Espiritualidade com o tema “Saúde Sob a Visão do Paradigma Quântico“ e o V Congresso Nacional de Saúde e Espiritualidade do Departamento Acadêmico da AME/Brasil com o tema “A Interface entre a Mente, o Cérebro e a Espiritualidade”.
2009 - III Simpósio de Saúde e Espiritualidade com o tema ”A Espiritualidade no Cuidado com o Paciente”.
2011 - IV Simpósio de Saúde e Espiritualidade com o tema “Terapia Integrativa e Espiritualidade”.
2013 - V Simpósio de Saúde e Espiritualidade - “Vida Sustentável e Espiritualidade”.
2015- VI Simpósio de Saúde e Espiritualidade - " Inclusão Social e Educação"
2016- Formou o Grupo de Voluntárias Religiosa Espíritas - Capelania Espírita - e funciona todas as quartas-feiras das 14:00 às 16:00 h no HSP/HU, Coordenado pela Dra. Elizabeth Nicodemos
2017- VII Simpósio de Saúde e Espiritualidade de 29 e 30 de setembro.
O NUSE foi anexado ao Departamento de Neurologia e Neurocirurgia em abril de 2010 pelas mãos da Dra. Sissy Veloso Fontes, servidora técnica-administrativa da Disciplina de Neurologia e membro do NUSE. A inclusão do NUSE ao Depto. recebeu o apoio da Profa. Dra. Débora Amado Scerni, Chefe do Depto. de Neurologia e Neurocirurgia, como também a aprovação dos Profs.:
Dr. Alberto Alain Gabrai, Chefe da Disciplina de Neurologia Clínica,
Dr. Afonso Carlos Neves, Prof. Afiliado,
Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, Coordenador do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares.
OBJETIVO DO NUSE
O objetivo principal do NUSE é estudar a inter-relação de saúde e espiritualidade, de forma transdisciplinar, com base em pesquisas científicas e empíricas, abrangendo práticas clínicas e básicas na busca de uma melhor compreensão do estado de saúde e bem estar do indivíduo, bem como os processos de adoecimento.
PERSPECTIVAS FUTURAS
De acordo com os três pilares de desenvolvimento da UNIFESP o ensino, a assistência médica e a pesquisa, o NUSE se apóia em projetos que atuam nessas três vertentes.
Em linhas gerais, o grupo de estudo e pesquisa do NUSE visa elaborar projetos e programas espiritualistas sob o paradigma da ciência, desenvolvendo temas com aplicabilidade nas áreas clínica e básica.