MEDIAÇÃO
A mediação é um meio de gestão de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, ou seja, convida todos(as) os(as) envolvidos(as) a fazerem parte da decisão e da mudança. É um espaço de diálogo e de confiança em que não há julgamentos, acusações ou análise de documentos. A voluntariedade é fundamental, pois as pessoas são convidadas a participar e a ter a oportunidade de resolver o conflito de forma não adversarial.
A mediação é uma excelente maneira de gerir conflitos. Ela é mais informal, rápida e simples do que outros meios. Processos administrativos e judiciais, por exemplo, tendem a ser mais complexos, formais, demorados.
O diálogo é construído com o auxílio de dois(duas) mediadores(as) atuando em comediação. Este(a) profissional é um(a) técnico(a) capacitado(a) para atuar nessas situações com total autonomia e imparcialidade, sempre prezando pela confidencialidade do procedimento.
A mediação privilegia o diálogo. Com isso, buscamos que as pessoas que tenham tido algum tipo de desentendimento possam se expressar e se entender.
São princípios da mediação: confidencialidade; voluntariedade; decisão informada; imparcialidade; independência; autonomia da vontade; oralidade; informalidade; competência; respeito à ordem pública e às leis vigentes; empoderamento; validação; isonomia entre as partes; busca do consenso e boa-fé.
Quer saber mais? Converse conosco através do e-mail