Escuta Ativa

ARTIGOS

ARRUDA, D. P.; VIDAL, R. F.. Lugar de escuta: uma proposta metodológica para a mediação de conflito. Revista Ciências Jurídicas e Sociais-UNG-Ser, v. 10, n. 1, p. 35-46, 2020. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/cienciasjuridicasesociais/article/view/4355/3126. Acesso em: 21 jul.2022

Neste artigo são apresentadas algumas técnicas e estratégias para viabilizar a mediação de conflito, bem como a valorização do lugar de escuta, como dispositivos para que o mediador consiga apreender as questões em disputa, os ditos e não ditos, e os envolvidos possam refletir e tomar suas decisões.

 Palavras-chave: Escuta; Mediação; Metodologia; Subjetividade.

BENINCA, V. O., FARIA DE SÁ, R. S. . Escuta ativa como ferramenta de mudança e seu papel na mediação comunitária. In: VASCONCELOS,  Adaylson Wagner Sousa de. (Org). Direito: ramificações, interpretações e ambiguidades. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.  Disponível em: https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/46157. Acesso em: 21 jul 2022.

O texto traz a escuta ativa como uma importante ferramenta da mediação, trazendo uma apresentação dos principais aspectos da escuta ativa, alguns princípios, características, e abordagens da ferramenta na sua aplicação. Apresenta ainda a mediação comunitária e aplicação em um projeto de extensão de mediação comunitária.

 Palavras-chave: escuta ativa. Mediação comunitária. Mudança social.

BORTOLAI, L. H.; TARTUCE, F. . Mediação de conflitos, inclusão social e linguagem jurídica: potencialidades e superações. Revista de Educação da Unina, [S. l.], v. 2, n. 3, 2021. Disponível em: https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/73. Acesso em: 21 jul. 2022

O artigo destaca a inclusão social que a comunicação favorece  na construção de respostas conjuntas pelas partes na mediação. Reforçam o uso da técnica que contribui para o enfrentamento de problemas e pode colaborar para superar incompreensões técnicas, possibilitando a participação ativa de todos na resolução de disputas.

Palavras-chave: Mediação. Linguagem. Direitos Humanos

GIMENEZ, C. P. C.; TABORDA, A. B. S. A escuta ativa e a alteridade como pressupostos para a liberação do perdão pela mediação. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 16, n. 01, p. 206 - 222, feb. 2018. ISSN 1984-7858. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/2418. Acesso em: 21 jul. 2022 doi: https://doi.org/10.26729/et.v16i01.2418.

O artigo fala da importância da escuta ativa e da alteridade no procedimento da mediação. Utilizando o método de abordagem hipotético-dedutivo, destaca-se a importância do saber escutar como forma de criar empatia e, acima de tudo, estabelecer um ambiente mais afetuoso e propicio ao encontro de soluções satisfatórias para os conflitos.

Palavras-chave : Escuta ativa, alteridade, mediação, perda

 MOURA, S.S.; GIANNELLA, V. A ARTE DE ESCUTAR: NUANCES DE UM CAMPO DE PRÁTICAS E DE CONHECIMENTO. Revista Terceiro Incluído, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 9–24, 2017. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40739. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 21 jul. 2022.

O artigo explora os sentidos, potencialidades e práticas da escuta. Os autores adotam uma abordagem interdisciplinar dialogando com diversos saberes sobre o tema e focam nas dimensões da escuta (de si, do outro, do grupo e do contexto) e sinalizam algumas práticas que podem ser utilizadas no sentido de cultivar esta arte.

Palavras-chave: Escuta; Metodologias Integrativas; Gestão Participativa

OLIVEIRA, M. J. S. et al. A escuta ativa como estratégia de humanização da assistência em saúde. Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 6, n. 2, p. 33-38, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v6i2.4732.  Acesso em: 29 de out. 2021.

Relato de experiência da assistência em saúde prestada aos jovens, vítimas ou agressores, da violência urbana no cuidado hospitalar utilizando a escuta ativa como instrumento poderoso de cuidado e diminuindo a distância entre o profissional e o paciente na perspectiva de tornar a assistência de saúde integral e humanizada.

 Palavras-chave: Violência; Enfermagem; Assistência em Saúde; Humanização.

SANTOS, C. A importância de uma escuta ativa. 2013. Dissertação (Mestrado). Curso formação de professores, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, Portugal, 2013. Disponível em:  http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1281. Acesso em: 27 de jul. 2022.

O estudo enfatiza a escuta ativa como importante ferramenta para dar voz às crianças no seu processo de aprendizado. Trata-se de uma experiência na formação de professores de educação da Educação Infantil.

 Palavras-chave: Educação; Observação; Criança; Educador; Comunidade Educativa; Aprendizagem; Escuta; Voz das crianças