O programa surgiu quando o tema agricultura passou a ser discutido em aulas ministradas na graduação em Ciências Ambientais. Questões como o uso dos recursos naturais, manejo do solo, relações com a terra e os alimentos e fatores socioeconômicos implicados, ainda que considerados essenciais à formação universitária, ainda não constavam na grade curricular do curso.
O programa propõe atividades integradas de extensão, ensino e pesquisa por meio da conscientização sobre os hábitos de consumo e de alimentação, da produção de conhecimento sobre sistemas agroalimentares e da difusão da metodologia social emergente dos grupos de consumo responsável (GCRs). Dentro do Programa, foi criado o CUCA - Coletivo da Unifesp de Consumo de Alimentos- nas pautas da Economia Solidária, com o objetivo de fortalecer o consumo consciente a partir da formação de uma rede de parcerias com agricultores orgânicos na região. O CUCA está ativo desde o segundo semestre de 2018. A partir de 2019, o CUCA foi articulado com outros grupos de consumo consciente da Região Metropolitana de São Paulo para aumentar a escala de escoamento e assim, os benefícios diretos para os agricultores (geração de renda).
Coordenadora do projeto: Leda Lorenzo Montero, docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema.
Mais informações: https://caec.diadema.unifesp.br/programas-e-projetos/programas-e-projetos-no-campus/agroecologia-e-consciencia-alimentar