Dando continuidade às ações do Programa Picinguaba, foi realizada entre 22 e 25 de abril de 2019 uma viagem de campo, com a participação de 25 alunos e duas professoras (Eliane Simões e Luciana Rizzo). Dessa vez, a estratégia utilizada para viabilizar a participação no local foi a integração do trabalho de campo da unidade curricular Antropologia Cultural com as ações da extensão. Os alunos percorreram o bairro do Cambury e participaram de roda de conversa com liderança comunitária no Cambury, para conhecer o local, aspectos da identidade cultural, dos desafios e das estratégias de luta dos caiçaras e quilombolas. O mesmo foi realizado em outras três comunidades locais, durante dois dias.

Na noite do primeiro dia e na metade do terceiro dia, os alunos foram subdivididos em grupos temáticos para planejar as ações de extensão, que além de abranger a continuidade dos temas já trabalhados, foi possível acrescentar mais dois temas: pesca e percepção climática. No quarto dia de campo foram realizadas: duas oficinas de avaliação/replanejamento (gestão de resíduos e territorial) com participação de 9 pessoas; rodas de conversa/entrevistas com 30 pessoas da comunidade  (bares/campings/pousadas, pequenos produtores e pescadores) que identificaram o estado da arte em relação à pesca, percepção climática e da relação produtores/estabelecimentos comerciais para escoamento de produtos locais, além do uso dos kit de descarte de resíduos; reformulação do plano de gestão de resíduos sólidos; encaminhamentos para correção e complementação da atualização do cadastramento sob a responsabilidade da comunidade, bem como, para realização de reuniões internas das Associações de Moradores locais para validação do cadastramento, preparação de reunião de apresentação junto aos órgãos gestores, preparação de placas para confecção em maio, levantamento de regras para emissão de "selo ambiental" para os estabelecimentos comerciais que destinarem seus resíduos de forma adequada (essas reuniões deverão ocorrer antes da próxima visita da Unifesp).

A continuidade desses trabalhos está prevista para 22 a 25 de maio, nos mesmos moldes que o último campo, integrando a unidade curricular Ética e Educação Ambiental e as ações de extensão.

Veja abaixo algumas fotos.

Visita ao Quilombo do Campinho da Independência, Paraty-RJ

Reunião com lideranças do bairro do Cambury, sobre a gestão territorial participativa da comunidade

Roda de conversa com lideranças do Sertão do Ubatumirim na Associação dos Bananiculturores do Ubatumirim (ABU)

Troca de impressões sobre as comunidades visitadas, facilitação Profa. Dra. Eliane Simões