O Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-FÍS) é o primeiro programa em Física da Universidade Federal de São Paulo. O programa foi aprovado pelo Comitê de Astronomia e Física da CAPES em julho de 2023 e terá ínício no primeiro semestre de 2014. Duas linhas de pesquisa compõem o PPG-FÍSICA: Física Nuclear, Atômica e Molecular Experimental e Física Computacional e Teórica.
O PPG-FÍSICA tem sua sede na Universidade Federal de São Paulo, no campus de Diadema. Este campus foi inaugurado em 2007 e ao longo dos anos expandiu sua oferta acadêmica. Atualmente, mantém 8 cursos de graduação e conta com 9 cursos de pós-graduação, além de oferecer um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teoria da Relatividade. O PPG-FÍS será o décimo programa de Pós-Graduação no campus Diadema.
Além dos docentes alocados no campus Diadema, o PPG-FÍS terá a presença de docentes alocados nos campi São José dos Campos e Baixada Santista da UNIFESP e dois docentes externos, do IFSP e do IFUSP. Esse fato, abre a possibilidade de transmissão das aulas no modo online usando recursos computacionais e a sala de videoconferência. A grade curricular possui 2 disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas para a formação nas linhas de pesquisas experimental e teórica, além de seminários em temas contemporâneos da Física.
Os trabalhos de pesquisa experimentais e teóricos serão desenvolvidos usando a infraestrutura da UNIFESP e também no laboratório do IFSP (na parte de instrumentação). Além dos laboratórios exclusivos dos docentes do PPG-FÍSICA, os pós-graduando terão acesso aos equipamentos dos laboratórios de pesquisa multiusuários, bibliotecas, oficinas, e às salas reservados para pós-graduandos do PPG-FÍSICA. Os alunos podem contar com o parque de equipamentos dos campi São José dos Campos e Baixada Santista e do IFSP para desenvolver suas pesquisas nesses locais (quando for o caso) e também, a plataforma USP Multi que a UNIFESP é parceira.