A - Disciplina de Pneumologia

B- Documento Acesso Joomla

 

Boas práticas de acessibilidade!!

1-  O que é acessibilidade?

2- Quais os tipos de acessibilidade? 

 

 

 

 

O que é acessibilidade?

De acordo com uma definição do Governo Federal, acessibilidade significa incluir pessoas com deficiência na participação de diferentes atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Mas a acessibilidade vai além disso. Além de promover a independência de pessoas com deficiência, a acessibilidade beneficia muita gente. Quer saber como?

Se estamos carregando uma mala pesada e ao invés de usar as escadas usamos a rampa, isso é acessibilidade. Se assistimos um vídeo e estamos impossibilitados de ouví-lo com áudio, seja por alguma questão técnica ou por estar no transporte público sem fones de ouvido, e ele possui legendas, isso também é acessibilidade.

Quais são os tipos de acessibilidade?

Já demos alguns exemplos simples de acessibilidade, mas agora vamos falar sobre os tipos que existem e o que cada um deles significa.

  • 1. Acessibilidade atitudinal:

Esse é o exemplo mais simples de ser colocado em prática, porque depende apenas de nós. Acessibilidade atitudinal diz respeito às ações que tomamos como indivíduos para diminuir as barreiras entre as pessoas com deficiência e sem deficiência. É se colocar minimamente no lugar do outro, pensar e realizar ações que promovam um mundo mais justo e inclusivo para todas as pessoas. 

  • 2. Acessibilidade arquitetônica:

Já reparou naqueles elevadores do metrô, rampas dos ônibus ou mesmo no corrimão das escadas? Esses são exemplos de acessibilidade arquitetônica. A acessibilidade arquitetônica está relacionada aos recursos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, em qualquer espaço com autonomia. 

  • 3. Acessibilidade metodológica:

Pessoas com deficiência encontram inúmeros desafios no dia a dia e isso também inclui o contexto da educação. Mesmo leis que garantem o acesso pleno delas às instituições de ensino, os obstáculos ainda são grandes. A acessibilidade metodológica também conhecida como acessibilidade pedagógica envolve a diversificação de metodologias e técnicas para viabilizar total acesso de pessoas com deficiência à educação.

  • 4. Acessibilidade programática

Contamos por aqui que existem diferentes leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, certo? E a acessibilidade programática está justamente ligada à sensibilização, conscientização e aplicação dessas normas, decretos, regulamentações, leis e políticas públicas que respeitam as necessidades das pessoas com deficiência. 

  • 5. Acessibilidade instrumental

O objetivo da acessibilidade instrumental é superar barreiras no uso de utensílios e ferramentas que são necessárias no desenvolvimento de atividades escolares, profissionais, de recreação e até mesmo de lazer. Softwares de leitores de tela, quadros de comunicação aumentativa, engrossadores de pincéis, canetas, lápis, são bons exemplos. 

  • 6. Acessibilidade nos transportes

Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida têm saído cada vez mais de suas casas, seja para ir ao trabalho, estudar ou fazer um trajeto mais distante por lazer. Por isso, a demanda por acessibilidade no transporte tem seguido uma curva crescente.

Ela não diz respeito apenas aos assentos preferenciais nos meios de transporte, mas em todo o processo que a pessoa realiza para fazer a sua viagem. Catracas que permitam a passagem de pessoas em cadeiras de rodas, piso tátil e placas de sinalização estão dentro dessa categoria de acessibilidade.

  • 7. Acessibilidade nas comunicações

Tornar as comunicações de fácil entendimento para o maior número de pessoas possível é o objetivo desse tipo de acessibilidade. Somos seres comunicacionais, seja através da fala, de sinais ou expressões. Sem a comunicação não conseguimos nos relacionar enquanto indivíduos e sociedade. Intérprete de Libras, assistentes virtuais, legendas em vídeos são exemplos de acessibilidade comunicacional. 

  • 8. Acessibilidade digital

Por conta do avanço acelerado da tecnologia e da presença cada vez maior das pessoas nas redes sociais, que transformou a forma como nos relacionamos atualmente, a acessibilidade digital é um dos tipos de acessibilidade mais discutidos e exigidos nos últimos anos.

Ainda assim, pesquisas revelam que menos de 1% dos sites está acessível para pessoas com deficiência. A inclusão de textos alternativos em imagens, aplicação de alto contraste nas páginas web e muitas outras opções de tecnologias assistivas, fazem parte da acessibilidade digital. 

  • 9. Acessibilidade natural

A acessibilidade natural tem como missão quebrar barreiras que a própria natureza produz. Vegetação irregular, árvores que viram obstáculos no caminho ou fecham trilhas, terra, areia, água… A acessibilidade natural acontece quando, por exemplo, nas praias são disponibilizadas cadeiras de rodas anfíbias para que pessoas com deficiência física possam se locomover na areia e entrarem no mar.