"Quais são as principais manifestações da cultura do Sudeste?
Outras informações podem ser obtidas na página da Secretaria Acadêmica
Veja a seguir as principais manifestações da cultura do Sudeste.
→ Festas populares da região Sudeste -Tipos de Musicas
As festas populares são parte fundamental da tradição cultural de uma determinada população, visto que por meio delas são expressas manifestações típicas, como as danças e as músicas regionais. Assim acontece com a região Sudeste do Brasil. Além das expressões culturais que são observadas nas celebrações tradicionais do Sudeste, nelas se encontra também parte da rica gastronomia dessa região brasileira. A seguir, confira algumas das principais festas que compõem o calendário sudestino.
◦ Carnaval do Rio de Janeiro (RJ)
Dos desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí ao carnaval de rua, o Carnaval atrai milhares de turistas para o Rio de Janeiro. [2]
O Carnaval é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil e acontece em todo o território nacional no mês de fevereiro. Na região Sudeste, as festas de Carnaval realizadas na cidade do Rio de Janeiro (RJ) atraem turistas do mundo inteiro, tanto para os blocos de Carnaval que saem pelas ruas da cidade quanto para os desfiles que acontecem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
As escolas de samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial desfilam com centenas de componentes divididos em alas, que são formadas por alegorias e por carros alegóricos, além de uma bateria e dos intérpretes, que são as pessoas que cantam o samba-enredo. Cada escola canta e fala sobre um tema diferente todos os anos, que deve ser mostrado na avenida com muita alegria e, principalmente, harmonia. Milhões de pessoas acompanham os desfiles pela televisão, e outras milhares têm a oportunidade de assistir de perto na avenida.
Além da cidade do Rio de Janeiro, desfiles de escolas de samba acontecem na cidade de São Paulo (SP) no mesmo período do ano. Eles são realizados no Sambódromo do Anhembi.
◦ Folia de Reis
A Folia de Reis é realizada em todos os estados do Sudeste.[3]
Chamado também de Reisado, a Folia de Reis é uma festa típica do Brasil e possui natureza religiosa católica. Na região Sudeste, ela acontece em todos os estados, ou seja, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nesse último, as principais celebrações da Folia de Reis acontecem na porção sul do estado. A Folia de Reis se estende do dia 24 de dezembro ao dia 6 de janeiro do ano seguinte, e celebra com músicas tradicionais, encenações, danças e orações a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Para saber mais sobre essa festa, clique aqui.
◦ Congado
O Congado é uma festividade religiosa de origem afro-brasileira.[4]
Chamado também de Congada, Congo, Reinado ou Festa do Rosário, o Congado é uma manifestação cultural que está presente em todos os estados da região Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais e no Espírito Santo. Apresenta origem afro-brasileira e está assentado na religiosidade católica e nas tradições de origem africana. Repleto de danças, músicas e também de representações, o Congado celebra a coroação dos reis do Congo e presta homenagem a figuras divinas, como Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Para saber mais sobre essa festa, clique aqui.
◦ Festa da Penha
A Festa da Penha é uma das mais tradicionais festas religiosas do país.
A Festa da Penha é uma celebração religiosa católica que acontece anualmente no estado do Espírito Santo, sempre realizada oito dias após o domingo de Páscoa. Recebe esse nome por se tratar de uma festa que celebra a padroeira do estado, Nossa Senhora da Penha, assim proclamada no século XVII. Trata-se de uma das festas religiosas mais antigas e mais tradicionais do país, sendo realizada há mais de 450 anos.
Importante: Além dessas, existem muitas outras festas típicas que acontecem na região Sudeste do Brasil. Na virada do ano, por exemplo, as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo realizam tradicionais festas de Réveillon, sendo a primeira na praia de Copacabana e a segunda na Avenida Paulista. Para além disso, o interior de São Paulo e o de Minas Gerais são repletos de festas da colheita e festas de peão, como acontece anualmente em Barretos (SP). Celebrações de forte traço cultural folclórico também marcam o calendário de festejos do Sudeste, como o Bumba Meu Boi, a Festa do Divino e as Cavalhadas.
→ Danças da região Sudeste
Muitas das danças típicas da região Sudeste do Brasil são apresentadas durante as festas tradicionais dos estados, como é o caso do samba durante o Carnaval ou o congado na Festa do Rosário. A seguir, conheça algumas das danças tradicionais dos estados do Sudeste brasileiro.
Samba: é uma das principais danças típicas da região Sudeste e também do Brasil. Nasceu a partir da influência da cultura africana e se consolidou em diferentes partes do território nacional, dentre as quais está o Rio de Janeiro.
Fandango: é uma dança de origem europeia, mas que foi introduzida na região Sudeste com a influência dos tropeiros. Divide-se entre o fandango interiorano e o fandango litorâneo, este muito comum nas comunidades caiçaras.
Catira: é uma dança feita em grupo e que foi trazida para a região Sudeste pelos tropeiros. Os movimentos de bater os pés no chão, de pular e de bater palmas são feitos em sincronia, acompanhando o som da viola.
Congado: além de dar nome à tradicional festa popular, congado é o nome da dança realizada durante essas celebrações. O momento da dança representa a coroação do rei do Congo, e os movimentos coreografados são performados por um grupo de pessoas chamadas de guardas.
Mineiro Pau: no Sudeste essa dança é feita nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Dançada por um grupo formado por homens dispostos em fileira ou em círculo portando chapéu de palha e lenço no pescoço, a coreografia consiste em uma espécie de confronto em pares feito com bastões de madeira, que são batidos no chão e denotam o compasso da dança.
→ Músicas da região Sudeste
O samba é um dos ritmos musicais tradicionais da região Sudeste.
A região Sudeste apresenta uma enorme variedade de estilos e de ritmos musicais que refletem a influência de diversas outras culturas, notadamente a africana, na formação das tradições típicas dos estados sudestinos. Alguns desses ritmos são amplamente difundidos mundo afora e imediatamente reconhecidos como brasileiros. Outros são regionais e conhecidos local e regionalmente. Dentre as músicas tradicionais do Sudeste podemos destacar:
samba;
choro (ou chorinho);
bossa nova;
funk carioca;
pagode;
lundu."
Para ler o documento completo Acesse Diversidade cultural no Brasil