• Slide1.JPG
  • Slide2.JPG
  • 2023-novo4.JPG

MESTRADOS

Aline Canuto da Silva (Lattes)

Mestranda em História, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), intitulada "'A Cidade Reconfigurada': Investigação das demolições no entorno da Sé de São Paulo como suporte à História Social das Transformações Espaciais", com orientação do Prof. Dr. Fernando Atique, entre 2017-2018. Colaborou também em pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulada "Demolições no Largo dos Remédios: levantamento de fontes oficiais, da imprensa e iconográficas como suporte à História do Perímetro de Irradiação (1937-1945)", no 1º semestre de 2019. Atualmente, desenvolve pesquisa em mestrado, intitulada "O Desenho Transformado em Cidade": O Aparelhamento Legal das Atividades Urbanísticas em São Paulo por meio do Setor de Desapropriações (1937-1945). Possui ênfase em História Urbana e em História Social, com enfoque em História da (Não-)Preservação do Patrimônio Edificado, e/ou História das Demolições. 

Bruna de Souza Pitteri (Lattes)

Mestranda e graduada em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve pesquisa sobre urbanização, consumo e corpo através das vitrines do Mappin Stores em São Paulo no começo do século XX. Desenvolveu pesquisa de monografia sobre aspectos da urbanização, sociabilidade e consumo em São Paulo na revista A Cigarra (1920-1925). Tem experiência com educação não-formal em museus e é educadora popular na Rede Emancipa. Se interessa pelas áreas de História do Consumo, História Contemporânea, História de São Paulo, História do Corpo, e Patrimônio e Memória.

Felipe Augusto de Souza Trizi (Lattes)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Dançarino também, tem carreira internacional na área. Tem se dedicado, também, à pesquisa e à divulgação das origens africanas das danças afro-estadunidenses da era do Jazz, tema que aborda em sua pesquisa de mestrado sobre o grupo Whitey Lindy Hopers no Brasil. Integrou o Forró das Bonita em 2019, onde atuou como dançarino e produtor do espetáculo Xote com A. 

Larissa Maria de Oliveira (Lattes)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019), com o Trabalho de Conclusão de Curso com ênfase em História da Arquitetura e do Urbanismo nomeado "Vilas Operárias no Brasil: o caso da Vila Maria Zélia e da Vila Serra do Navio". Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Sâo Paulo, com a pesquisa intitulada "Cartografias das Relaçõies Espaciais: a Penha de França e as tensões entre o público e o privado na Primeira República (1890-1930).

Letícia da Silva Rocha (Lattes)

Mestranda em História na Universidade Federal de São Paulo, é graduada em História pela mesma instituição (2021), formada em Técnico em Museologia pela ETEC Parque da Juventude (2016). Integra o Grupo de Pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH), vinculado ao Departamento de História da UNIFESP, com coordenação do Prof. Dr. Fernando Atique desde 2019. Possui experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História da Habitação em São Paulo. Atualmente trabalha na Cinemateca Brasileira.

Lucas Balteiro Chicconi (Lattes)

Mestrando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo FIAM-FAAM Centro Universitário (2017). Atua com consultoria técnica em política urbana, com ênfase em planejamento e patrimônio cultural. Foi estagiário na revisão das leis do Plano Diretor Estratégico (16.050/14) e de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (16.402/16) na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo (SMUL). Foi coordenador do Núcleo de Valorização do Patrimônio, no Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (DPH/SMC). É integrante dos grupos de pesquisa: CACAL - Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (FAUUSP) e CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (EFLCH/UNIFESP). É Diretor de Ação Regional Adjunto do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo (IABsp), na Gestão 2023 - 2025.

Lucas Martinez Knabben (Lattes)

Mestrando, com Bolsa da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( FAPESP), no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Formado em História - Bacharelado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Faz parte do Grupo de Pesquisa "Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica" (EFLCH/UNIFESP), coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Atique. Foi estagiário do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) entre os anos de 2018 e 2020. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica intitulada "Lauzane Paulista: Múltiplas Trajetórias na Constituição de um Bairro da Zona Norte de São Paulo", fomentada pela FAPESP sob orientação do Prof. Dr. Fernando Atique. Tem experiência em SIG histórico e na área arquivística. Tem interesse nos estudos sobre História Urbana, História da Cidade, História da Arquitetura e História da Habitação.

Natália Maria Gaspar (Lattes)

Arquiteta Urbanista graduada (2009) e mestre (2016) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa de iniciação cientifica recebeu Menção Honrosa da Pró-Reitoria da Universidade de São Paulo em 2005; teve seu Projeto de Graduação premiado com a Prata pelo IDEA Brasil Award 2010 e semifinalista no 3rd International Award for Architecture Diploma 2010, promovido pelos escritórios espanhóis ACXT e IDOM. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de arquitetura, de paisagismo e desenho industrial de componentes de arquitetura. Experiência no acompanhamento de obras de edificações. Experiência na aplicação de métodos de Avaliação Pós-Ocupação e Avaliação Pré-Projeto. Experiência em diagnóstico energético de edificações. Experiência na docência de projetos de arquitetura com metodologia e ferramentas building information modeling.

Rafael Hime Funari  (Lattes)

Assistente jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, especializado em direito administrativo, com ênfase nas áreas de meio ambiente, direito urbanístico e do patrimônio cultural. Trabalhou em escritórios de advocacia especializados em direito ambiental e foi Coordenador de Projetos no Departamento de Controle da Qualidade Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo/SP (DECONT/SVMA). Membro do grupo de pesquisa "Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica" (CAPPH - UNIFESP). 

DOUTORADOS

Ana Maria Alves Barbour (Lattes)

Doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, na FAU-USP, e Mestre em História pela Unifesp (2018-2021). Graduada em História, pela Universidade de São Paulo (2009), e em Comunicação Social - Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, e na histórica, com ênfase em história urbana, história fundiária e história contemporânea.

Bruna Valença Mallorga (Lattes)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com pesquisa na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: destombamentos, IPHAN/SPHAN, preservação, Patrimônio Cultural. Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo com bolsa FAPESP, com pesquisa na área de Patrimônio Cultural, atuando, principalmente, nos seguintes temas: IPHAN, Igreja Católica, preservação, tombamento, São Paulo. Graduada em História pela Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa em História do Brasil Império, estudando, principalmente, os seguintes temas: Grão-Pará, Igreja católica, formação do estado-nação e Império brasileiro.

Carlos Thaniel Moura (Lattes)

Doutorando em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - da Universidade de São Paulo, com orientação do Prof. Dr. Rogério Monteiro de Siqueira. Mestre (2021) e graduado em História (2017), na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Realiza pesquisas relacionadas à área de História Contemporânea e História do Brasil na Primeira República, com ênfase na história da cidade, história dos modos de morar e geoprocessamento (SIG histórico). Integrante do Grupo de Pesquisa CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica - EFLCH/UNIFESP desde 2015; coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Atique. Atualmente é Professor de Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Deborah Sandes de Almeida (Lattes)

Doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU USP. Possui mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2020) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2009). Se dedica aos estudos de história da cidade e do urbanismo, desenvolvendo pesquisas nestes campos. Atua também em projetos de urbanismo e arquitetura, nas áreas de planejamento urbano, acessibilidade, mobilidade e transporte. Integra os grupos de pesquisa CACAL - Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (FAUUSP), EX-MET: Expérimenter la métropole: inégalités, rivalités et sociabilités dans la ville de São Paulo (FAUUSP/ IRD France) e CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (UNIFESP).

Michele Aparecida Siqueira Dias (Lattes)

É doutoranda em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Mestrado (2019) e graduação (2015) em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi pesquisadora visitante na State University of New York (2017 - 2018). Tem interesse na área de História Contemporânea, História do Brasil Republicano e História das Américas com ênfase em História Urbana, tratando sobre temas como habitação e as cidades latino-americanas. É integrante dos diretórios de pesquisa: Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica - CAPPH (EFLCH/UNIFESP) e do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade - CIEC (IFCH/UNICAMP).

Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva (Lattes)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa, com a pesquisa Móveis CIMO S.A: história, design e cinema (1940-1950). Bolsista CAPES - PROEX. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), na linha de pesquisa Instituições, Vida Material e Conflito, com a pesquisa Forma, Função, Produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade. Graduado e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Membro pesquisador do grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH). Integrante do grupo de pesquisa Arte, Memória e Narrativa e do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS).

Paola da Silva Pascoal (Lattes)

Bacharel e Licenciada (2014) e Mestre (2018) em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutoranda em História da Arte pelo Programa de Pós Graduação em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), na linha de pesquisa Instituições, Discurso e Alteridade. Tem experiência na área de História e História da Arte com ênfase em Fundamentos de arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Marajoara, Theodoro Braga, Arte Marajoara, Arquitetura Brasileira e Nacionalismo, Arte e Gênero.

Philippe Arthur dos Reis (Lattes)

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo (2013), Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2017). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas relativas à História da Urbanização e da Habitação, a partir da questão transnacional em cidades da segunda metade do século XIX, além de História Contemporânea e História da Primeira República Brasileira. Professor concursado da rede pública estadual (licença desde 2018), atua em projetos de formação continuada de docentes nas redes públicas municipal e estadual de São Paulo, bem como na rede federal, tendo inclusive participado do Programa de Estágio Docente nas disciplinas de Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo e no curso de Teoria da História, ambos na Universidade Estadual de Campinas. Foi o coordenador e responsável pelo projeto de Digitalização e Informatização da Série 102- Licenças de Obras Particulares de Edificações do Arquivo Municipal de Campinas e, criador do jogo de tabuleiro Passeando pelas Ruas, integrado ao coletivo homônimo. Atua nas áreas que entrelaçam projetos patrimoniais, teorias do restauro, arquivística, história da arquitetura, história de São Paulo ensino de história. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC).

Raíssa Campos Marcondes (Lattes)

Doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo. Bacharela e Licenciada em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, campus Guarulhos, com certificação em Memória e Patrimônio pela mesma instituição. Possui formação Técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual - ETEC Parque da Juventude. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto Ensino e saúde entre o público e o privado - A experiência do complexo HSP/SPDM/EPM (1956-2010), cuja função era exercida na área de conservação e higienização de documentos entre os anos de 2012 e 2014. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica denominada Vila Dona Rosa: a inserção holandesa no mercado rentista da cidade de São Paulo (1928-1954), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sob orientação do Prof. Dr. Fernando Atique, entre setembro de 2015 e Junho de 2016. Faz parte do Grupo de Pesquisa "Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica" (EFLCH/UNIFESP), coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Atique. Tem interesse em História Contemporânea e História do Brasil Imperial e Republicano, com ênfase em estudos sobre História da urbanização em São Paulo e História da Habitação.

 

INICIAÇÕES CIENTÍFICAS

Lara Mattos Lisboa Leite (Lattes)

Graduanda em História na Universidade Federal de São Paulo, estuda o Guia Pitoresco e Turístico para São Paulo, tentando desvendar seu projeto editorial, data e público. 

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aline Mikaelle Romano de Castro (Lattes)

Graduanda do curso de História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Patrimonial. Atualmente realiza Iniciação Científica Voluntária pelo Acervo Documental da Associação de Docentes da UNIFESP (ADUNIFESP). Desenvolve TCC sob orientação de Fernando Atique sobre a presença e ausência historográfica dos Cassinos na Cidade de São Paulo, entre fins do século XIX e sua proibição, nos anos 1940.

 

PÓS-DOUTORADOS

Diógenes Rodrigues de Sousa (Lattes)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na linha de pesquisa denominada Cultura e Cidade (2022). Mestre em Urbanismo pelo Programa POSURB da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas (2017). Possui graduação em História (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2014). Tem interesse na área de História Contemporânea, História Urbana, com ênfase nas questões que envolvem o Patrimônio Edificado e o Urbanismo. Desde 2013 desenvolve pesquisas que abordam a formação urbana da cidade de São Paulo durante a passagem do século XIX para o século XX, com enfoque na participação do complexo industrial formado nesse período. Participou do grupo de pesquisa "História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos" (PUC Campinas 2015). Integrante do CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica - UNIFESP-EFLCH (2012).

João Paulo França Streapco (Lattes)

Graduado e Licenciado em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2002). Meste em História Social pela Universidade de São Paulo (2011) e autor do livro "Cego é aquele que só vê a bola", publicado pela Edusp (2016) a partir da dissertação apresentada para a obtenção do título de mestre. Doutor em Ciências na área de História Econômica pela FFLCH, com a tese "Não há ponto final no morro das ambições!" O bairro do Jaguaré como estudo de caso do processo de urbanização do município de São Paulo (1850 - 1935), defendida em junho de 2022. Professor de história para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2002 na rede municipal de ensino de São Paulo (2011 - 2017) e na rede particular (2002 - atual). Professor de atualidades, empreendedorismo social e conhecimentos gerais em projetos sociais e ONG´s (2005 - 2016).

Maíra Cunha Rosin (Lattes)

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2021). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em História Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: são paulo, sig histórico, cartografia histórica, direito penal e história urbana.

 

PESQUISADORAS E PESQUISADORES 

Fernando Atique – Líder do Grupo (Lattes)

Professor Associado III, do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista (1999), mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (2002) e doutor em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa CAPES, na University of Pennsylvania - Penn (EUA, 2006). É pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University - NYU - (EUA, 2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisa CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica. Foi um dos editores da Thésis, revista da ANPARQ - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, (no biênio 2020 e 2021). Foi, também, Conselheiro no CONDEPHAAT, como represemtante do IAB - SP (2021-2022). Faz parte da Diretoria do Núcleo DOCOMOMO São Paulo (desde 2021). É bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2, do CNPq, desde 2018.É, atualmente, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP.

Cristiane Souza Gonçalves (Lattes)

Fernando Dizzio (Lattes)

Leonardo Faggion Novo (Lattes)

Luís Fernando Simões Moraes (Lattes)

Renata Geraissati Castro de Almeida (Lattes)

Stamatia Koulioumba (Lattes)

 

COLABORADORES(AS) EXTERNOS(AS) E INTERNACIONAIS

Andrew Britt –  EUA (Lattes)

Cristina de Campos – USJT (Lattes)

Cristina Mehrtens - UMass Dartmouth, EUA (Lattes)

Gabriela Campagnol-Abuabara – Texas A&M University, EUA (Lattes)

George Alexandre Ferreira Dantas – UFRN (Lattes)

Gustavo Curcio - FAU-USP (Lattes)

José Roberto D'Elboux - FAAP (Lattes)

Josianne Francia Cerasoli - CIEC / UNICAMP (Lattes)

Leandro Benmergui - SUNY Purchase, EUA (Lattes)

Rafael Urano de Carvalho Frajndlich - FECFAU / UNICAMP (Lattes)

Roseli Maria Martins D’Elboux – Mackenzie (Lattes)

Sabrina Fontenele Costa - IAB / Escola da Cidade (Lattes)

 

ANTIGOS MEMBROS DO GRUPO

Manoela Rossinetti Rufinoni – Antiga Co-Líder,  Aline de Cássia Martins Maia, Ana Beatriz Roque de Oliveira, Ana Carolina Rodrigues Jorge Facca, Ana Claudia Squarça, Anne Caroline Pereira Mariano, Armando Pereira Bezerra Junior,  Bianca Jaqueline de Morais Vicente, Bruna Aparecida Silva de Assis, Clara Cristina Valentin Anaya de Carvalho, Cinthia Mayumi Aizawa, Elio Moroni Filho, Elisabeth Costa Marcolino, Fernanda Bueno, Fernando Costa, Flaviane Quitonio Mariano, Gabriel Dias de Menezes,  Gabriela Maitê Turetta, Gabriela Rabello dos Santos, Gabriela Rodrigues Marques de Oliveira, Georgia de Proença dos Santos, Giorgia Burattini Saad Medeiros da Silva, Hugo Gabriel da Cruz, Indira Ferreira Faria, Itacira Tainá de Aragão Fernandes, Jefferson Lopes, Joaquim Wellington Ferreira, Juan Diego Cavalcanti Goes, Laudiane Pereira da Silva, Leonardo Marques da Silva, Lindener Pareto Junior, Lucas Florêncio Costa, Luís Gustavo Pereira Ferreira,  Maria Sueli de Camargo Francesquini, Matheus Carvalho Teixeira, Mayara Catarina Bruni de Nóbrega, Milena Oliveira de Souza, Patrícia Costa, Priscila Risi Pereira Barreto, Rafael Conti, Tatiana Ortiz Bueno, Thássia Andrade Moro, Thaís Gabriele dos Santos,  Thiale Garcia,  Valter dos Santos Lameirinha, Vanessa Alves de Lima, Vinícius Angelon Scopin, Wilson Ricardo Mingorance