• Slide2.JPG
  • Slide1.JPG
  • 2023-novo4.JPG

O grupo tem, sistematicamente, organizado ou participado de eventos visando a divulgação científico- cultural. Abaixo apresentando a memória de vários deles. Para estar a par das nossas programações, acesse nossos canais, disponíveis no menu Contato

***** CAPPH EM NOTÍCIAS *****

Em 28 de junho de 2023 o CAPPH retomou a sua Jornada de Pesquisa de forma presencial. A 7a edição da Jornada do CAPPH teve por tema: "O Passado em Revista". O Caderno de Resumos está disponível aqui.

7a Jornada

Lançamento do livro Modernidades Espaciais: histórias, espaços e patrimônios. Este livro foi organizado por Fernando Atique, Michele Dias e Renata Geraissati em celebração aos 10 anos de existência do CAPPH! O e-book, financiado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Unifesp, é totalmente gratuito, e pode ser baixado aqui pelo Portal do Repositório Institucional da Unifesp.

Lançamento no Arquivo Histórico Municipal SP

***********************************************************************

A VI Jornada de Pesquisas do CAPPH está disponível no nosso Canal do Youtube. A jornada ocorrida em 2022, teve por tema: "Os Recortes Espaciais e as Medidas do Tempo", e foi integralmente on-line, mais uma vez.

Acesse e veja as 4 Mesas que organizamos com convidados especiais e os vídeo-pôsteres preparados por nossos e nossas pesquisadore e pesquisadoras!

Jornada 2022

***************************************************************************************************************************************************

Jornada 10 Anos de CAPPH: desafios, perspectivas, articulações

Em 2021, o CAPPH completou 10 anos. Tivemos nossa tradicional Jornada de Pesquisas, a edição de número 5, totalmente de forma on-line por conta da pandemia de COVID-19. Todo o conteúdo está disponível em nosso canal do Youtube! Inscreva-se nele!

Banner_Site_V-Jornada.jpg

***********************************************************************

No último dia 24 de julho, Fernando Atique participou da série de Conferências Tertúlias GPHUC - UnB, organizada pelo Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade, coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Santos de Faria. A conferência, intitulada "Poeiras Urbanas": as demolições na área central de São Paulo e a Construção da Cidade Moderna (1908-1945), foi acompanhada por um grande número de pessoas, e está disponível no canal do Youtube do GPHUC  (Link)

Tertúlias.png

***********************************************************************

Lançamento do livro de Fernando Atique - Arquitetura Evanescente: a destruição de edifícios cariocas em perspectiva histórica (2020)

Livraria Martins Fontes - Av. Paulista

WhatsApp Image 2020-07-30 at 12.28.05.jpeg

****************************************************************************

Minicurso: Os Empregados Públicos Municipais e a Construção da Identidade Social em São Paulo (1925-1945)
Profa Dra Cristina Mehrtens, University of Massachussets (Dartmouth USA).

cartaz mehrtens_site.jpg

Lançamento do livro digital - A Cidade Interpretada: Estudos Históricos sobre Arquitetura, Urbanização e Preservação
Fernando Atique, Diógenes Sousa (Orgs.)

A_Cidade_Interpretada_Capa.jpg
Inscrições: www.casadaboia.com.br

***************************************************************

Lançamento do livro Experimentações em Diamantina, de Cristiane Souza Gonçalves (2019).

Livraria Martins Fontes - Avenida Paulista

Cristiane_Livro.jpeg

*******************************************************************

III Jornada de Pesquisas do CAPPH

iii_jornada_de_pesquisa.jpg
Download Caderno de Resumos: III Jornada de Pesquisas do CAPPH 2019.pdf

***********************************************************

II Jornada de Pesquisas do CAPPH

CARTAZ II JORNADA MOSAICO_reduzido.jpg

Download do Caderno de Resumos:  II Jornada de Pesquisas do CAPPH 2018.pdf

******************************************************

II Seminário Engenheiros e Representações - Por Uma História Social do Concreto Armado

historia_social_concreto_armado.jpeg

*****************************************************************

I Jornada de Pesquisas do CAPPH

Cartaz_Jornada_reduzido.jpg

*****************************************************************

I Jornada de SIG Histórico da UNIFESP

Pint of Science São Paulo - 2018

AUH Encontros – Preservação e Memória do Morar na Metrópole

preservação_memoria.png

AUH Encontros – “Um rio de marretadas”: aportes para a história social da demolição de edifícios cariocas na década de 1970

um_rio_de_marretas.png

Minicurso – Uma história da Cidade de São Paulo: empresariado, raça, urbanização

barbara_weinstein_minicurso.jpeg

Palestra: História Global/Mundial como um campo de pesquisa

barbara_weinstein.jpeg

Minicurso: O Morar como Patrimônio: percursos paulistanos dos séculos XIX e XX

“Charla” na Universidad de Chile: “La construcción de la Buena Vecidad”

Curso: Outras Trajetórias do Patrimônio Edificado em São Paulo: arquiteturas e profissionais em São Paulo (2 edições, 2013 e 2015)

capa_entrevista_atique_site.jpg

Entrevista ao programa "Nota de Rodapé", 19/10/2019: História, Arquitetura e Urbanismo. Convidado: Prof. Dr. Fernando Atique.

capa_entrevista_capph_site.jpg

Entrevista ao programa "Nota de Rodapé", 16/11/2019: Cidade, Memória e História (feat. capph).