Objetivos:
Construir um banco de dados e um sistema de vigilância a partir de dados de organizações públicas e de observações feitas pelas equipes de trabalho, compilando informações referentes às interfaces entre saúde humana, veterinária e ambiental. Com isto, será possível descrever espacial e temporalmente a presença e emergência de patógenos resistentes, de tal forma a permitir que se possa realizar análises e predições, com o intuito de fornecer subsídios sobre potencias determinantes ambientais de resistência a antimicrobianos no contexto de saúde única e atuar em sua prevenção e controle.
Objetivos:
Identificar e descrever novos mecanismos de resistência a antimicrobianos e como eles evoluem e são transmitidos nos diferentes ambientes e nichos ecológicos que constituem a rica interface entre saúde humana, ambiental (solo, ambientes aquáticos e marinhos), cadeia de produção de alimentos e saúde veterinária. Ao mesmo tempo, buscará identificar biomarcadores que permitam detectar e monitorar o aparecimento de patógenos resistentes, bem como caracterizar novos alvos para a ação de antimicrobianos.
Objetivos:
Contribuir para o desenvolvimento de programas eficientes de uso racional de antimicrobianos no contexto da saúde humana, bem como desenvolver estratégias de prevenção, tratamento de infecções e contaminação ambiental que não sejam pautadas no uso de antibióticos, a exemplo do desenvolvimento de fagos e manipulação da microbiota humana. Este objetivo também inclui a investigação de novos testes diagnósticos para a detecção precoce e rápida de infecções por bactérias e fungos em diferentes síndromes. Por final, se buscará desenvolver técnicas eficazes de desinfecção de centros médicos e remediação ambiental, possibilitando a remoção de poluentes (fármacos, microplásticos, metais pesados) com potencial impacto na seleção e/ou desenvolvimento de resistência em patógenos presentes no solo e ambientes aquáticos.
Objetivos:
Transferir à sociedade benefícios associados aos novos conhecimentos gerados em nossas pesquisas através do fortalecimento de programas de inovação tecnológica que impactem no controle e redução de resistência a antimicrobianos. Nosso propósito é desenvolver e validar novos produtos, processos e serviços, incluindo o apoio à formulação de políticas públicas relativas aos sistemas de saúde, ao agronegócio e às agências ambientais que tenham impacto no combate a resistência a antimicrobianos.
Objetivos
Estabelecer programas educativos e de difusão de conhecimento na sociedade a respeito da importância do tema, bem como ações na comunidade que ajudem a prevenção e o combate à resistência antimicrobiana. Para isso, estamos formulando cursos voltados a diferentes grupos da sociedade, como profissionais que atuam na saúde humana, veterinária, agronegócio e meio ambiente. Em paralelo, criaremos materiais educativos que serão utilizados em diferentes níveis, desde o ensino básico até o ensino superior. Por fim, promover colaborações com programas sociais já existentes que atuem em sinergia com nossa missão.