Conferencia Sallem Nasser PORTAL

Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said (2024)

Título da Conferência: Cegueira Seletiva, Comoção Seletiva e Narrativas Naturalizadas

Conferencistas: Dr. Sallem H. Nasser (Professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas) e Dra. Natália Calfat (Professora assistente na IPSA USP Summer School e pesquisadora do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano)

Resumo

As reações aos acontecimentos na Palestina, desde o 7 de outubro de 2023 mas também antes disso, se cotejadas com as respostas a outros eventos ou temas das relações internacionais, revelam diferenças nos modos de ler os fatos, de analisá-los, de julgá-los, que não podem ser explicadas por critérios estritamente racionais. As diferenças decorrem de um claro processo de naturalização de narrativas dominantes que afetam a capacidade de enxergar a realidade e de julgá-la, moralmente, legalmente e até emocionalmente.

Data: 25/03/2024