- Detalhes
Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said (2024)
Título da Conferência: A questão do amor e do erotismo para uma política do “comum” diante do niilismo contemporâneo
- Detalhes
Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said (2024)
Título da Conferência: O ódio e seus discursos
- Detalhes
Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said (2024)
Título da Conferência: Reconciliação e Reparação: reflexões sobre o “inacabado” na África do Sul depois de três décadas de democracia
Conferencista: Prof.ª Dr.ª Fiona Ross (Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de Cape Town - África do Sul)
Resumo
A Comissão da Verdade e da Reconciliação (CVR) da África do Sul foi criada para apurar “a verdade” do “passado”, conceder anistia, identificar vítimas e dar direção às reparações. Trinta anos depois, muito de seu trabalho permanece “inacabado”. A apresentação busca refletir sobre como foram previstas a reconciliação e a reparação, o que significaram em termos das relações de gênero, considerando como seu modelo de pessoalidade, culpabilidade e relação deixou a violência de gênero e estrutural subestimada. Analisa brevemente a globalização de premissas e pergunta como pensar sobre conceitos em movimento à medida que produzem efeitos diferenciados no mundo.
Data: 02/08/2024
Hora: 15:00
Local: Sala 153, 1º andar - Ed. Octávio de Carvalho, Rua Botucatu 740, Vila Clementino - São Paulo.
O evento será exclusivamente presencial
- Detalhes
Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said (2024)
Título da Conferência: O Quebra-Cabeça Amazônico: posicionamentos étnicos e mobilizações sociais
Conferencista: Prof.ª Dr.ª Véronique Boyer (Diretora de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e pesquisadora no Laboratoire Mondes Américains do Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain na École des Hautes Études en Sciences Sociales (CRBC/EHESS))
Resumo
Desde a década de 1990, muitas populações amazônicas têm buscado o reconhecimento do Estado como populações tradicionais, povos indígenas ou comunidades quilombolas. Partindo de uma situação etnográfica singular, a palestra analisa as categorias de pensamento que tornam concebíveis as circulações entre rótulos etno-legais. A noção de "mistura" adquire uma importância fundamental: é pelo fato de ser concebida como imiscível que ela autoriza "escolhas". A "pureza" étnica seria então constitutiva da "mistura", e o surgimento como atores políticos de populações até então descritas pelo termo pejorativo caboclos, leva também a revisitar essa noção.
Data: 24/06/2024
Hora: 15:00