A Cátedra Edward Said é um órgão vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, destinado a atividades de ensino, investigação e difusão do conhecimento nas áreas de Humanidades, em torno das seguintes linhas de pesquisa:

● Estudos de Convivência e Sociabilidade.

Envolve estudos sobre as relações entre história cultural e formas de sociabilidade, consagradas pelo ideário humanista e pelos avanços institucionais, com respeito às aporias da contemporaneidade, uma vez que se tornaram insuficientes para conter movimentos regressivos das sociedades.

● O Papel dos Intelectuais e dos artistas: ideias e figuras.

Trata de compreender a importância do intelectual na história da Cultura e suas metamorfoses no tempo, através das produções literárias e artísticas que constituíram o patrimônio espiritual e de fortalecimento dos laços de sociabilidade ao elaborarem seus pontos de inflexão e conflitos. Contempla o problema da autonomia e suas possibilidades e limites diante do fim do Humanismo na contemporaneidade.

● O Estranho e o Estrangeiro.

Propõe analisar a questão da identidade no horizonte do desenvolvimento da ciência e da técnica em suas implicações políticas que incidem na dissolução das formas simbólicas tradicionais de enraizamento político e cultural como ordenadores da experiência e do pensamento. Neste sentido, tematiza o sofrimento identitário e as formas contemporâneas de pertencimento que substituíram o direito - de caráter universalizante – por particularismos, a ideia de cidadania tendo cedido à de identidades.

● Cultura e sociedade - Oriente Médio.

Foca no estudo histórico, cultural e geopolítico do Oriente Médio e regiões conexas, em sua pluralidade  cultural, artística e social, incluindo entrelaçamentos com a América Latina e, em especial, intercâmbios intelectuais, artísticos e científicos, fluxos migratórios e reconfigurações políticas.