O objetivo deste curso de extensão universitária é explorar diferentes diálogos entre a literatura e as Ciências Humanas por meio de um fio condutor temático – a questão do exílio.
Calendário:
- Aula 1 (4 de maio): Uma vida fora de lugar: reflexões sobre o exílio em duas obras de Edward Said (Prof.ª Alessandra El Far – Unifesp)
- Aula 2 (11 de maio): O paradoxo do exilado: o romance 1984 na perspectiva de Raymond Williams (Prof. Alexandro Henrique Paixão – Unicamp)
- Aula 3 (18 de maio): O “privilégio duvidoso” das apátridas: gênero, exílio e testemunho em escritoras de língua alemã refugiadas na América Latina (Prof.ª Patrícia Silva Santos – UFPA)
- Aula 4 (25 de maio): Fazer morada na boca de um tubarão: violência colonial, desterros, testemunhos e sobrevivências (Prof.ª Fabiana A. A. Jardim – USP)
- Aula 5 (1 de junho): O exílio de si e do mundo: da revolta à literatura (Prof.ª Rita Paiva – Unifesp)
- Aula 6 (8 de junho): Notas acerca do “exílio natural” em Álvaro de Campos (Prof. Mauro Rovai – Unifesp)
- Aula 7 (15 de junho): Exílio e inteligibilidade do mundo em “Bem longe de Marienbad”, de Caio Fernando Abreu (Prof.ª Ana Lucia Teixeira – Unifesp)
Público-alvo: Interessadas(os) nas relações entre Ciências Humanas e Literatura, especialmente em torno da temática do exílio em narrativas ficcionais ou não ficcionais
Instituições:
Cátedra Edward Saïd
Departamento e Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – Unifesp
Departamento e Programa de Pós-graduação em Filosofia – Unifesp
Faculdade de Educação – USP
Faculdade de Ciência Sociais e Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – UFPA