"Cátedra Edward Said"imagem

ASSISTA O WEBINÁRIO AQUI

O livro O estranho e o estrangeiro - Ensaios sobre a contemporaneidade, com organização de Olgária Matos e Javier Amadeo, coordenadora e membro do Conselho Deliberativo da Cátedra Edward Saïd, respectivamente, será lançado no dia 7 de dezembro, às 17h, em evento virtual.

Além de Olgária Matos, participarão da mesa Soraya Smaili, reitora da Unifesp, Mamede Mustafa Jarouche, docente do Departamento de Letras Orientais da USP, Giacomo Marramao, professor da Universidade de Roma III, e Cynthia Sarti, diretora da Editora Unifesp. O evento é aberto a estudantes, professores, investigadores e público geral e será transmitido por plataforma on-line. Não é necessário realizar inscrição para participar.

Publicado pela Editora Unifesp, o livro apresenta uma coletânea de ensaios, resultado de dois ciclos de conferências realizadas nos anos de 2016 e 2017 como parte das atividades acadêmicas realizadas pela Cátedra. O primeiro ciclo, intitulado O estranho e o estrangeiro, contou com a participação dos conferencistas Olgária Matos, Mamede Jarouche, Gabriel Cohn, Élide Rugai Bastos, Jamil Ibrahim Iskandar, Jorge Coli e Ismail Xavier. No ano de 2017, participaram, como palestrantes do ciclo que teve como tema O Oriente: identidades e idealizações, Maurício Marsola, Andrea Piccini, Geraldo Adriano Campos, Massimo Canevacci, Eduardo Kickhofel, Giacomo Marramao e Soraya Soubhi Smaili.

A Cátedra Edward Saïd de Estudos da Contemporaneidade foi criada na Unifesp em 2014, por iniciativa de Mariam Saïd e da reitora Soraya Soubhi Smaili. Inspirada pela obra de Edward Saïd, busca ampliar e fortalecer os estudos acadêmicos; em particular, em um mundo pós-democrático e da “pós-verdade”, incapaz de criar ou reconhecer valores. Assim, visa concorrer, pelo exercício do pensamento e das artes, para o fortalecimento espiritual da sociedade que, no momento, desampara os indivíduos, precariza os laços de confiança e lealdade e culmina no mal-estar contemporâneo.

Data: 07 de dezembro de 2020

Horário: 17:00 horas