Ciclo de Conferências da Cátedra Edward Said (2024)

Título da Conferência: O Quebra-Cabeça Amazônico: posicionamentos étnicos e mobilizações sociais

Conferencista: Prof.ª Dr.ª Véronique Boyer (Diretora de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e pesquisadora no Laboratoire Mondes Américains do Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain na École des Hautes Études en Sciences Sociales (CRBC/EHESS))

Resumo

Desde a década de 1990, muitas populações amazônicas têm buscado o reconhecimento do Estado como populações tradicionais, povos indígenas ou comunidades quilombolas. Partindo de uma situação etnográfica singular, a palestra analisa as categorias de pensamento que tornam concebíveis as circulações entre rótulos etno-legais. A noção de "mistura" adquire uma importância fundamental: é pelo fato de ser concebida como imiscível que ela autoriza "escolhas". A "pureza" étnica seria então constitutiva da "mistura", e o surgimento como atores políticos de populações até então descritas pelo termo pejorativo caboclos, leva também a revisitar essa noção.

Data: 24/06/2024

O evento será exclusivamente presencial