Conferencista: Profa. Dra. Laura Moutinho (Professora Associada do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do CNPq).

Assista a gravação do evento

Box LauraMoutinhoA primeira Cátedra de Antropologia Social da British Commonwealth foi inaugurada na Universidade da Cidade do Cabo, University of Cape Town (UCT), pelo antropólogo britânico Alfred Radcliffe-Brown, em 1921. Situada numa África do Sul anterior ao apartheid, surgiu em contraposição ao regime racista de exceção que se instaura em 1948. O objetivo da conferência é dar inteligibilidade a relações sociais e de poder imersas numa complexa malha geopolítica, para além da dualidade colônia/metrópole, que reconfiguram as questões da segregação, de raça e gênero, num tempo e espaço específicos, conformando as fronteiras da antropologia então praticada.