Acesso dos alunos

O acesso dos discentes aos laboratórios didáticos só é permitido com a presença do docente responsável pela atividade ou com autorização do docente para acessar sem sua presença.

Segurança

Não será permitida a entrada de alunos e professores nos laboratórios sem os devidos Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s (avental, sapato fechado e calças compridas). Lembrando que o NATEPE não oferece aventais, luvas, máscaras, toucas e propés aos discentes. Oferecemos apenas luvas (um par por grupo de trabalho) às aulas práticas que trabalhem com fluidos biológicos (sangue, urina etc.) e como sistema de empréstimo, apenas os óculos de segurança.

Pedido de materiais extras durante a aula

Não será cedido nenhum material diretamente aos discentes durante as aulas práticas, exceto se forem monitores. Os docentes deverão solicitar qualquer material excedente aos técnicos.

Monitoria

Monitores devem ser apresentados pelos professores aos técnicos e cadastrados no início do semestre. Os docentes responsáveis assinarão um termo onde se responsabilizam pelas atividades dos monitores no laboratório durante as monitorias. Os monitores deverão zelar por todo material que estiver nos laboratórios durante sua permanência, deixando-os limpos e organizados.

Iniciação Científica (IC) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Os laboratórios de graduação, equipamentos e vidrarias podem ser utilizados para trabalhos de Iniciação Científica e Conclusão de Curso, desde que as atividades não onerem as aulas da graduação. Todo o processo de envio de cronograma e protocolos deverá ser respeitado também nesses casos. Os agendamentos de laboratório para estes fins estão permitidos após a data de encerramento de entrega de cronogramas. As datas solicitadas serão avaliadas pelo técnico responsável pelos agendamentos e reservadas apenas nos dias que não houver uso pela graduação ou manutenção interna dos laboratórios. O NATEPE não cede reagentes para Iniciação Científica, Pesquisa ou TCC, a menos que o reagente solicitado conste em grande quantidade em nossos estoques e tenha pouca saída nas aulas de graduação (nesses casos, cedemos no máximo 20 g). Ao reservar um laboratório de graduação para este fim, o docente se responsabiliza por seus alunos no laboratório. Solicitamos que os alunos informem aos técnicos o início e o término das atividades. O laboratório, assim como os equipamentos e as vidrarias utilizadas, deve ser devolvido da mesma forma que foram entregue aos alunos (limpeza, organização etc.).

Empréstimo de equipamentos e materiais à pesquisa

O NATEPE disponibiliza equipamentos e vidrarias à pesquisa com sistema de empréstimo. Para solicitar, o docente deverá enviar um e-mail ao laboratório (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informado o material a ser emprestado, quantidade, data de devolução, nome do docente responsável, e-mail e telefone para contato. O responsável pelos recebimentos de e-mail do laboratório irá preencher um formulário de empréstimo que será enviado ao e-mail fornecido na solicitação e o docente ou aluno deverá apresentar o formulário assinado pelo docente no NATEP para retirar os materiais.

Doação de reagentes à pesquisa

O NATEPE pode realizar a doação de reagentes a docentes (pesquisa) de até 20 gramas ou 20 mililitros, desde que o reagente esteja em quantidade excessiva ou com folga no estoque.

É vetada a doação de qualquer reagente controlado por algum órgão regulador.

Descarte de Resíduos

Todos os resíduos gerados em aula devem ser devidamente armazenados e identificados para posterior coleta pelos técnicos responsáveis de acordo com a descrição de resíduos feita pelo docente no Protocolo de Aula Prática. Toda a rotulagem de frascos para descarte da graduação é feita via formulário desenvolvido pelo NATEP para possibilitar o acompanhamento do tipo de resíduo gerado e as quantidades. Há um técnico responsável em cada unidade para coordenar o descarte de resíduos frente às orientações da Comissão de Resíduos do campus Diadema.

Apoio à Pesquisa e Extensão

O NATEPE oferece apoio à pesquisa nos equipamentos multiusuários lotados no setor, oferecendo treinamento quando há técnico habilitado e podendo acompanhar a utilização junto com o discente. Tal atividade depende de tempo disponível dos técnicos frente às aulas práticas de graduação.

Na extensão, oferecemos apoio técnico na montagem de experimentos práticos, doação de reagentes e acompanhamento técnico quando possível.

Oferecemos atendimento técnico às centrais analíticas e às plataformas do campus mediante disponibilidade de recursos humanos e capacitações para tal.

Para solicitar apoio técnico à pesquisa ou extensão, o docente deve enviar um e-mail ao laboratório (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando o equipamento, o tipo de apoio (treinamento, acompanhamento etc) e as datas possíveis. Havendo disponibilidade do técnico, será agendada a atividade.