1. Planejamento de aulas práticas: todo o planejamento de aulas é realizado em Câmara de Graduação. Ao final do semestre letivo são realizadas diversas reuniões para fechar o planejamento do semestre seguinte. A primeira etapa do processo consiste no envio da proposta de grade dos cursos do campus para a Divisão de Assuntos Educacionais e NATEPE. Com as grades, os dois setores avaliam a ocupação dos espaços nos dias e horários propostos e sugerem alterações caso haja conflitos de UCs no mesmo horário. A etapa seguinte é uma reunião com todos os chefes de setores participando da reunião da Câmara de Graduação, onde as alterações sugeridas são ou não aceitas por todos e as grades finais são aprovadas com anuência de todos os coordenadores de curso, inclusive com ciência dos possíveis conflitos que constam em planejamento.

2. Agendamento de aulas práticas: após a finalização das grades horárias dos cursos na Câmara de Graduação, é definido também nessa instância, o período de recebimento de cronogramas de aulas práticas, que geralmente se dá em um período de 15 dias antes e 15 dias após o início do semestre letivo. O NATEPE envia um comunicado aos docentes informando o prazo de recebimento de cronogramas e informações pertinentes ao uso dos laboratórios didáticos no semestre. Nesse e-mail são anexados os modelos de documentos a serem preenchidos pelos docentes para as reservas de laboratórios (cronograma), protocolo de aula, cadastro de monitores e regras de utilização dos laboratórios didáticos. Após o envio do cronograma ao NATEPE no endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o técnico responsável pelo agendamento realiza as reservas e envia um e-mail confirmando-as. Os protocolos de aula são recebidos juntamente com os cronogramas das UCs ou com uma semana de antecedência da aula prática (recomendado) para possibilitar a verificação da disponibilidade de todos os reagentes e equipamentos requisitados. Nesse momento, qualquer alteração que o docente deseja realizar com relação aos dias e turnos de ocorrência das aulas práticas de sua UC, deve-se enviar um comunicado ao coordenador do curso correspondente, para ser encaminhado à Câmara de Graduação com a finalidade de alterar o planejamento realizado. O NATEPE não altera o planejamento de aulas práticas sem anuência da Câmara de Graduação.

3. Preparação de aulas práticas: com o protocolo de aula enviado pelo docente, o técnico responsável pela UC separa os materiais de aula, verifica os equipamentos disponíveis, prepara as soluções e/ou materiais biológicos, verifica a disponibildiade de reagentes e no dia da aula, dispõe os materiais no laboratório previamente agendado. Caso haja falta de reagentes e/ou equipamentos, informa o docente para possível substituição ou alteração de protocolo.

4. Segregação de descarte de resíduos das aulas de graduação: após a finalização da aula, o técnico responsável procede com o descarte dos resíduos devidamente orientados pelo docente responsável e seguindo as normas da Comissão de Resíduos do campus.

5. Organização e manutenção dos laboratórios da graduação: os técnicos de cada unidade são responsáveis pela organização dos laboratórios de graduação, abertura de chamados na manutenção e levantamento da demanda de manutenção de equipamentos de cada laboratório.

6. Manutenção e organização de acervos do campus: os técnicos de laboratório são responsáveis pela manutenção e organização dos acervos de lâminas, peças anatômicas, coleções biológicas vivas e fixadas, coleções de rochas etc.

7. Empréstimo de materiais e equipamentos e doação de reagentes à pesquisa : o NATEPE possui um sistema de empréstimo de materiais e equipamentos aos pesquisadores do campus. Para solicitar, o docente deve enviar um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao receber, o técnico preenche um formulário online, após a conclusão do preenchimento o sistema gera um arquivo PDF que é enviado automaticamente ao e-mail do docente e do laboratório. Para retirar o material, o docente/aluno, deve apresentar o PDF devidamente assinado no Apoio Técnico. O NATEPE pode realizar a doação de reagentes a docentes (pesquisa) de até 20 gramas ou 20 mililitros, desde que o reagente esteja em quantidade excessiva ou com folga no estoque. As solicitações também são realizadas via e-mail. É vetada a doação de qualquer reagente controlado por algum órgão regulador.

8. Organização e controle dos estoques de reagentes e consumíveis: é função do NATEPE gerenciar os estoques de reagentes e consumíveis e levantar a demanda de compras da graduação.

9. Elaboração dos processos de aquisição de materiais e equipamentos da graduação: o NATEPE faz o levantamento anualmente da demanda de compras da graduação junto aos docentes da instituição e elabora todos os processos de aquisição de materiais, equipamentos e manutenções de equipamentos.

11. Apoio à pesquisa e extensão: o NATEPE oferece apoio à pesquisa nos equipamentos multiusuários lotados no setor, oferecendo treinamento quando há técnico habilitado e podendo acompanhar a utilização junto com o discente. Tal atividade depende de tempo disponível dos técnicos frente às aulas práticas de graduação. Na extensão, oferecemos apoio técnico na montagem de experimentos práticos, doação de reagentes e acompanhamento técnico quando possível. Oferecemos atendimento técnico às centrais analíticas e às plataformas do campus mediante disponibilidade de recursos humanos e capacitações para tal.

Para acesso às planilhas de Compras, Estoque de Consumíveis, Estoque de Reagentes, Acervos de Lâminas, etc. contate-nos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.