Workshop realizado na Universidade de Bolonha, em Rimini, contou com a participação de professores da Unifesp e Michael Marmot, ex-conselheiro da OMS
Uma série de atividades e eventos em Rimini, na Itália, vêm sendo realizadas com foco no combate às desigualdades e no aprimoramento do acesso aos serviços sociais e de saúde. O primeiro workshop internacional ocorreu na terça-feira (24/09), com o tema “Contraste com as desigualdades e desenvolvimento de serviços: O projeto dos nós territoriais de saúde e a colaboração entre serviços, autarquias locais e universidades”.
O encontro foi realizado na Universidade de Bolonha, em Rimini, e contou com a presença do Professor Michael Marmot, especialista britânico que revolucionou a epidemiologia ao estabelecer conexões entre desigualdade social e condições de saúde. Aos 79 anos, Marmot segue como uma referência no campo da medicina preventiva. Em 2005, ele foi presidente da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde (CSDH), criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e atualmente é diretor do UCL Institute of Health Equity, que realiza pesquisas sobre desigualdades na saúde para vários órgãos governamentais.
Também estavam presentes os professores do Departamento de Medicina Preventiva e pesquisadores do Observatório de Políticas Públicas de Saúde/SUS da Unifesp, Cristian F. Guimarães, Camila Aleixo de Campos Avarca e Rosemarie Andreazza, e Ivo Quaranta e Ardigò Martino, da Universidade de Bologna e AUSL Romagna, respectivamente.
A programação segue ao longo da última semana de setembro promovendo a troca de experiências entre especialistas italianos e brasileiros no desafio de enfrentar as desigualdades e promover uma saúde mais acessível e integrada para todos os cidadãos.