Parceria busca fortalecer a troca de conhecimentos na área da saúde coletiva

Imagem do WhatsApp de 2024 09 25 s 15.35.35 57a2ad14

No dia 25 de setembro, ocorreu uma reunião entre representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de Bolonha (Unibo) para tratar de um termo de cooperação que visa fortalecer a parceria entre as duas instituições. O encontro contou com a participação do professor do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp Cristian Guimarães, e da pesquisadora Camila Avarca, pós-doutoranda em Saúde Coletiva, ambos da equipe do Observatório de Políticas Públicas de Saúde/SUS. Também estava presente a  pró-reitora da Unibo, Raffaella Campaner, autoridade máxima responsável pelas Relações Internacionais da universidade italiana.

Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade acadêmica, abrangendo tanto estudantes quanto professores e técnicos científicos. Além dos principais envolvidos, o encontro também contou com a presença dos professores Ivo Quaranta e Ricardo Barbieri, do Centro de Saúde Internacional da Unibo, e do professor Ardigò Martino, que representou a AUSL da Romanha e a cidade de Rimini.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 25 s 15.35.36 80a1a912

O professor Cristian Guimarães foi nomeado coordenador da cooperação pela Congregação da Escola Paulista de Medicina (EPM). Ele destacou que o acordo formal entre as instituições deve ser assinado no próximo mês. A partir de então, a Unifesp poderá receber anualmente dois estudantes italianos de graduação e dois de pós-graduação, ao mesmo tempo que enviará o mesmo número de alunos para a Unibo.

LEIA MAIS: Pesquisadores brasileiros discutem sobre desigualdades e acesso à saúde em evento na Itália

Outro ponto relevante abordado na reunião foi o estágio sanduíche da estudante Larissa Bragagnolo, do Programa de Pós-graduação da Unifesp. Ela iniciará suas atividades no próximo mês na cidade de Rimini, na Itália, sob a supervisão dos professores Ivo Quaranta e Ardigò Martino. 

A proposta de cooperação entre Unifesp e Unibo tem como objetivo aprimorar o  desenvolvimento de processos de formação-intervenção no cotidiano dos serviços de saúde, estreitando a relação entre universidade e território. Com o acordo, ambas as instituições esperam fortalecer o intercâmbio de conhecimento e experiências, promovendo uma integração mais próxima entre Brasil e Itália no campo da saúde pública e da pesquisa acadêmica.