Evento FAPESP Week busca fortalecer parcerias entre pesquisadores brasileiros e italianos
A 22ª edição da FAPESP Week acontece entre hoje (14) e amanhã (15/10), na cidade de Bolonha, capital histórica da região de Emilia-Romagna. O evento é organizado em parceria com a Alma Mater Studiorum - Università di Bologna (Unibo) - uma das mais antigas instituições de ensino superior do mundo, criada em 1088 - e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O objetivo principal é fortalecer as relações entre pesquisadores do Brasil e da Itália, promovendo novas parcerias.
Entre os ouvintes, destacam-se os professores do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e pesquisadores do Observatório de Políticas Públicas de Saúde/SUS, Cristian Guimarães e Rosemarie Andreazza, que acompanham os debates. A participação desses acadêmicos ressalta o interesse em pesquisas sobre saúde e políticas públicas, um dos principais temas abordados no simpósio.
LEIA MAIS: Workshop internacional destaca a importância da participação comunitária na saúde
A programação do evento inclui discussões sobre temas como “Saúde e Meio Ambiente”, “Relações Itália-Brasil e o fenômeno migratório”, “Inovação e colaboração na indústria”, e “Desafios futuros para pesquisa e colaboração”.
Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, expressou otimismo em relação aos resultados desta edição, destacando as conexões entre o Estado de São Paulo e Itália: "Apesar de poucos acordos institucionais, São Paulo é um parceiro privilegiado da Itália. O impacto dos artigos publicados em parceria com cientistas italianos é maior do que com pesquisadores dos Estados Unidos", afirmou, em entrevista ao portal da FAPESP.