Em 2011, no contexto de um Projeto de Pós doutoramento realizado na Nefrologia da UNIFESP (1) que visava sequenciamento genético de crianças transplantadas renais portadoras SN do Hospital do Rim e Hospital São Paulo, um grupo de pesquisadores de diferentes departamentos dessa universidade passaram a se reunir regularmente para discutir o tema e dar viabilidade ao estudo proposto.

A falta de financiamento inicialmente fez com que as análises do estudo fossem retardadas por alguns anos. O estudo prosseguiu em 2014, como parte de um Projeto temático da UNIFESP (2), com inclusão de pacientes transplantados do Hospital Samaritano de São Paulo, com apoio da FAPESP e do PROADI-SUS (3). Nesse contexto, a ideia de uma rede nacional para continuidade do estudo, apelidada de Rebrasni foi sendo gerada. Esse pós-doutoramento gerou uma publicação em 2017 na revista Transplantation (4) e comentário no editorial dessa mesma revista (5), e também foi matéria da Revista FAPESP em fevereiro 2018 (6).

Nesse período houve aproximação do grupo de pesquisa da UNIFESP com pesquisadores da UNICAMP, que já vinham pesquisando mutações em crianças portadoras de SN e que haviam publicado recentemente na mesma área (7,8,9,10).
Em 2017, o encontro de pesquisadores em congressos médicos aproximou esses grupos de pesquisadores da USP, que vinham também trabalhando na pesquisa de mutações nessa população em projeto de doutorado.
O interesse comum dos pesquisadores, dessas 3 Universidades, fez com que fosse agendada uma primeira reunião em 18 de abril de 2018 na tentativa de unir esforços para o desenvolvimento de pesquisas e conhecimento na área. Dessa união se concretizou a formação da Rebrasni, lançada oficialmente em São Paulo em 27 de abril de 2018 no I Simpósio Rebrasni e nacionalmente no XVIII Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica em Curitiba de 28/4 a 1/5/2018, no Simpósio pré-congresoo : Síndrome Nefrótica na infância. Nesse mesmo congresso tivemos a oportunidade de discutir os objetivos da rede com o prof. Mathew Gordon Sampson (EUA), pesquisador renomado na área e oportunidades de trabalhos em parceria vêm sendo discutidas e realizadas.