O dia 3 de dezembro foi estabelecido em outubro de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o objetivo dessa data é promover a conscientização da sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, sobre os direitos humanos, a população com deficiência e suas conquistas, trazendo o tema sobre inclusão da pessoa com deficiência para sociedade.
De acordo com estimativa da ONU aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, podendo ela ser física, auditiva, visual, mental ou múltipla.
A Deficiência física é definida como uma ou mais alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Por outro lado, a deficiência auditiva é caracterizada pela perda bilateral, parcial ou total da audição. A deficiência visual é apresentada como uma cegueira ou baixa visão. E, finalmente, a deficiência mental é quando há uma alteração no funcionamento cerebral que leva ao comprometimento intelectual do indivíduo. Todas as deficiências podem surgir desde o nascimento do indivíduo ou serem adquiridas ao longo da vida, através de uma doença ou acidente.
No Brasil, a Lei 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, trouxe a inclusão dos princípios estabelecidos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a legislação brasileira, estabelecendo assim:
- A promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência;
- O direito a assistência integral à saúde da pessoa com deficiência;
- A promoção da prevenção de deficiências;
- A ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação;
- A organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência;
- Capacitando recursos humanos para o atendimento a essa população.
A UNIFESP possui o portal de acessibilidade que busca promover a inclusão social da população com deficiência no ensino superior, possuindo diversos materiais de apoio e programas, conheça mais sobre no site: acessibilidade.unifesp.br