A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que causa uma diminuição na produção da substância chamada dopamina, responsável por controlar nossos movimentos, principalmente numa região cerebral chamada substância negra. 

Tais alterações provocam sintomas como movimentos lentos, tremores nas mãos, rigidez muscular, perda de equilíbrio e até alterações na fala e no padrão de sono.

Acredita-se que a origem da DP vem de alterações em diversas regiões do genoma, podendo ser herdadas ou adquiridas durante a vida. 

O diagnóstico é realizado de acordo com os sinais clínicos apresentados. Outros exames que medem a quantidade de dopamina podem ser solicitados pela equipe médica.

O tratamento para o Parkinson consiste na melhora dos sintomas, bem como o acompanhamento periódico do paciente por uma equipe multiprofissional (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas). 

Além disso, é importante que o portador possa contar com uma rede de apoio que o motive, pois assim será possível melhorar a sua autonomia e qualidade de vida. A Associação Brasil Parkinson é uma ONG sem fins lucrativos que oferece assistência aos portadores de Parkinson através de serviços que vão desde fisioterapia, fonoaudiologia e apoio psicológico até atividades de lazer como dança e coral.

 

Links de apoio: