Sobre o acesso aberto

O QUE É ACESSO ABERTO?

O acesso aberto (AA) é uma iniciativa internacional que promove o acesso on-line gratuito e irrestrito a resultados de pesquisa, como artigos de periódicos e livros. O conteúdo AA é aberto a todos, sem taxas de acesso.

Para garantir acesso às publicações científicas, existem caminhos ou vias de acesso, mas os principais são: 

  • Golden road (via dourada): a via dourada faz com que a versão final de um artigo seja permanentemente acessível a todos e sem restrições, imediatamente após a publicação (sob uma licença CC). Os direitos autorais do artigo são mantidos pelos autores e a maioria das barreiras de acesso são removidas. A grande maioria dos editores cobra uma taxa de processamento de artigos (APC) para facilitar a publicação em acesso aberto.

  • Green road (via verde): a via verde, também conhecido como autoarquivamento, é a prática de colocar uma versão do manuscrito de um autor em um repositório, tornando-o acessível a todos sem restrições. A versão que pode ser depositada em um repositório depende do financiador ou da editora após um período de embargo. Ao contrário da via dourada, os direitos autorais desses artigos geralmente permanecem com a editora do periódico, ou com a sociedade que o edita, e existem restrições quanto à forma como o trabalho pode ser reutilizado.

O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE OS PERIÓDICOS?

Como o acesso aberto veio para ficar, é importante que você saiba que editores de revistas científicas estão se adaptando a esta nova modalidade. A modalidade AA (Acesso Aberto) permite promover maior diversidade, equidade e inclusão entre autores e usuários finais.

Atualmente, as revistas de Acesso Aberto (Open Access - OA) são classificadas em três categorias: Pure Open Access, Hybrid Journals, Transformative Journals (TJs).

Pure Open Access: são revistas que publicam todo o seu conteúdo pela internet, de forma gratuita para qualquer usuário final. Todos os custos editoriais e de publicação são cobertos por taxas de processamento de artigos (conhecidas como APCs), pagas pelos autores ou por agências de fomento à pesquisa. Exemplos: SciELO, PLOS One, Biomed Central, Frontiers entre outras.

Hybrid Journals: são periódicos tradicionais baseados em assinatura que oferecem a opção de publicar artigos de pesquisa originais como AA, ou seja, o acesso ao conteúdo depende da assinatura. Esses periódicos se esforçam para reter sua base de assinantes (e receitas) ao mesmo tempo em que fornecem  artigos de acesso aberto. Exemplo: Elsevier, Wiley, SpringerLink entre outras.

Transformative Journals (TJs): são revistas híbridas (hybrid journals) que estão comprometidos com o objetivo de fazer a transição para a pesquisa totalmente aberta, aumentando gradualmente seu conteúdo de acesso aberto de acordo com as metas de crescimento de acesso aberto estabelecidas pela coAlition S.

As revistas TJs se comprometem a:

  • Acesso aberto opcional:  Você terá a opção de publicar seus artigos de pesquisa primários e originais OA.
  • Direitos autorais:  Os direitos autorais permanecem com você: artigos de acesso aberto em Transformative Journals são publicados sob a licença liberal Creative Commons Attribution 4.0 internacional (CC BY). Você é livre para compartilhar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato. 
  • Conformidade: Ao optar pelo OA imediato em um TJ, você atenderá aos requisitos de qualquer financiador/instituição de pesquisa, incluindo os financiadores do Plano S.
  • Transparência de preços da APC: os TJs se comprometem a fornecer maior transparência nos serviços cobertos pela APC.  
  • Métricas abertas e relatórios:  Você será atualizado regularmente com métricas sobre o volume, uso, citações e atenção online do seu artigo AA.

Exemplos de Transformative Journal - Cambridge

PHOTO 2022 03 03 10 31 47