Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da Unifesp foi lançado em 2019 e tem o objetivo de ser um ambiente virtual que reúne e gerencia as revistas científicas produzidas pela universidade. De acesso aberto a toda a comunidade científica, é uma importante iniciativa para dar suporte e auxiliar o desenvolvimento das revistas com a colaboração de seus editores.
As ações do Portal permitem aumentar a visibilidade dos periódicos, assim como promover sua preservação e seu aperfeiçoamento.
Outras informações
Manual do OJS (em português)
Domus Dados
Acesse o Domus Dados: repositório de dados de pesquisa Unifesp
Domus Dados é o repositório de dados de pesquisa da Unifesp. Uma plataforma que utiliza o software Dataverse, e tem o objetivo de coletar, armazenar, gerenciar e compartilhar dados de pesquisa, com suporte a uma variedade de tipos e formatos de dados. É destinado a pesquisadoras e pesquisadores da comunidade Unifesp que necessitem ou queiram depositar seus dados.
DATAVERSE
O software Dataverse foi escolhido pela universidade por ser uma plataforma de depósito, compartilhamento e preservação de dados gratuito e desenvolvido com código aberto.
Suporta o upload de qualquer tipo de arquivo, incluindo shapefiles, imagens, arquivos do sistema de transporte de imagem flexível e arquivos compactados.
Vantagens de uso: aberto, colaborativo, possibilita crédito e reconhecimento aos autores, tornando os dados mais fáceis de serem localizados e possibilitando seu rastreamento.
Para saber mais:
DEPÓSITO DE DADOS EM UM REPOSITÓRIO
O trabalho de planejar, coletar e disponibilizar os dados garante transparência da pesquisa e permite que ela seja verificada por outros(as) pesquisadores(as) e até reutilizada, ampliando e contribuindo para as melhores práticas de pesquisa e racionalização de recursos.
Algumas agências de fomento tem solicitado ao receber um projeto em busca de financiamento, conste um plano de gestão de dados, apontando para um repositório onde serão armazenados os dados. Para que o depósito seja realizado, é preciso que os dados tenham todas as informações sobre os dados. Essa contextualização diz respeito aos metadados que são preenchidos no repositório ao realizar submissão. Isso garante a possibilidade de reprodução da pesquisa, com o oferecimento de de informações sobre as condições em que o dado foi gerado para que a pesquisa possa ser reproduzida e os dados reutilizados.
Vantagens do Compartilhamento dos dados de sua pesquisa:
- Racionalização de recursos;
- Reprodutibilidade da pesquisa;
- Permite exploração de novidades a partir dos dados originais;
- Reuso e compartilhamento dos dados;
- Visibilidade da pesquisa;
- Cooperação científica;
- Organização dos dados durante a pesquisa;
- Preservação dos dados;
- Rastreabilidade dos dados
Documentos
Guia rápido Domus Dados: repositório de dados de pesquisa
Formulário de Cadastro de Dataset no Domus Dados
Guia para deixar os arquivos restritos no Domus Dados
Para saber mais:
Recomendações para a gestão dos dados
Guia de Citação dos Dados Scielo
Sayão, L. F.; Sales, L. F. Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. – Rio de Janeiro : CNEN/IEN, 2015. Disponível em: http://www.aben.com.br/Arquivos/420/420.pdf. Acesso em 13 jan. 2021.
Contato:
Plano de Gestão de Dados
O início de uma pesquisa científica deve ter um planejamento para os dados por ela produzidos. É de grande importância saber como serão originados os dados, como serão registrados, qual será a natureza dos dados e ainda, como serão armazenados e preservados para que se possa garantir a veracidade, a qualidade e a preservação dos dados da pesquisa, considerando questões éticas, legais e de confidencialidade dos dados.
O Plano de Gestão de Dados (PGD) visa garantir a gestão dos dados durante todo o ciclo de vida dos dados:
Ciclo de vida dos dados de pesquisa:
Fonte: Coordenadoria da Rede de Bibliotecas, 2020.
O PGD é um documento que contém informações de como os dados serão colhidos ou construídos, padrões de metadados documentação e qualidade dos dados, requisitos éticos legais, armazenamento e backup durante e após o fim da pesquisa, seleção e preservação dos dados, compartilhamento e reuso dos dados, responsabilidades e recursos financeiros necessários:
Fonte: Coordenadoria da Rede de Bibliotecas, 2023.
O detalhamento do Plano de Gestão de Dados pode ser visualizado nesse documento, tradução da ferramenta DMPOline.
Existem diversas ferramentas que permitem a confecção do PGD, mas recomendamos, considerado pela FAPESP, o DMPTool Online. Além dela, existem outras ferramentas como:
SOBRE O DMPTool
Para fazer um plano de gestão de dados, existem várias plataformas e modelos. Recomendamos o uso do DMPTool, pois ele tem uma identificação institucional da Unifesp, e abrange várias áreas do conhecimento.
O DMP Tool (Data Management Plan Tool) é uma ferramenta online que serve para criar planos de gestão de dados.
Para utilizar, basta acessar: https://dmptool.org/ e inserir seu e-mail institucional.
O plano de gestão de dados fornece diretrizes para todo gerenciamento dos dados da sua pesquisa, por isso é importante ter muita cautela no preenchimento.
Tutorial em PDF para preenchimento dos dados no DMPTOOL
Vídeo tutorial para cadastro no DMPTool na Unifesp
Para saber mais:
Contato:
RI Unifesp
Acesse o Repositório Institucional
O Repositório Institucional UNIFESP é uma plataforma tecnológica que tem como objetivo reunir, preservar, compartilhar e divulgar trabalhos de pesquisa, acadêmicos e artísticos produzidos na UNIFESP em acesso aberto, sem necessidade de cadastro e seu conteúdo pode ser encontrado por qualquer buscador da internet.
Criado em 2015, conta com mais de 50 mil registros, entre artigos científicos, teses, dissertações e TCCs, distribuídos pelas comunidades que representam as unidades da universidade.
Todas as dissertações e teses entre outros materiais são depositadas no Repositório Institucional UNIFESP (https://repositorio.unifesp.br/) pelo(a) próprio(a) autor(a), ou seja, são auto-arquivadas. O auto arquivamento é uma estratégia que permite a disponibilidade dos trabalhos acadêmicos em acesso aberto.
O autoarquivamento de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso passa a ser obrigatório a partir de 2021, dispensando assim, a versão impressa. Para realizar o depósito é muito simples. Acesse o endereço do Repositório Institucional (https://repositorio.unifesp.br), utilize seu email institucional (sem @unifesp.br) e senha da intranet, localize a coleção onde deseja realizar o depósito e preencha os dados do seu trabalho. Após a inserção, a Secretaria de Pós e a biblioteca do seu campus irão realizar a verificação das informações e seu trabalho será publicado. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a biblioteca da sua unidade.
Para saber mais:
Tutorial para submissão de Artigos e outras produções
Bases Digitais
Ebrary
Biblioteca digital contendo mais de 100.000 e-books acadêmicos.
EEBO - Early English Books
Quase todos os trabalhos impressos em inglês na Grã-Bretanha e América do Norte entre 1470-1700. Conteúdo nas áreas de história, literatura, política, linguística, governo, religião, etc.
Gale Ebooks
Livros eletrônicos de referência nas áreas de humanas
Gale Literature
Reúne os principais bancos de dados literários de Gale em um único ambiente digital.
Knowledge Unlatched (KU)
Livros eletrônicos de acesso aberto nas áreas de comunicação e ciências humanas em geral, em inglês e alemão. O acesso é realizado sem necessidade de senha, de qualquer local da rede.
Minha Biblioteca
Livros eletrônicos nacionais e estrangeiros em todas as áreas do conhecimento, em português, de diversas editoras.
Consulte o conteúdo no catálogo ou na página da MB.
Novos títulos adicionados em março. São cerca de 600 novos títulos adicionados ao catálogo, dentre eles, 350 da Editora Contexto.
Pearson: Biblioteca Virtual
Livros eletrônicos nacionais e estrangeiros, de mais de 25 editoras, em todas as áreas do conhecimento, em português.
Access Engineering
Livros eletrônicos estrangeiros com conteúdo interdisciplinar de engenharia. Para informações consulte o guia do usuário: http://bit.ly/Guia_AEngineering ou entre em contato com sua biblioteca.
Global Plants
Base de dados em inglês com uma coleção de quase três milhões de espécies.
Knovel
Base de dados de engenharia e referências técnicas para resolver problemas de engenharia nas áreas de gás e petróleo. Conteúdo em inglês.
Portal de Periódicos Capes
Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.
Proquest
São 15 bases de dados, com quase 40 mil publicações, mais de 7 mil periódicos acadêmicos, mais de 25 mil e-books e outras fontes. Abrange várias áreas: negócios, ciência aquática, educação, ciências sociais, entre outras.
UpToDate
Base usada como importante recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, auxilia profissionais de saúde para a tomar decisões no local de atendimento. O acesso está disponível nos computadores da rede UNIFESP-EPM e HSP. Para informações, acesse aqui.
Gale Cengage - Todas as Bases
Diversas bases de fontes históricas.
- 17th and 18th Century Burney Collection
- 19th Century UK Periodicals
- Archives Unbound Module
- British Library Newspapers
- British Literary Manuscripts Online
- Gale Primary Sources
- News Vault
- Slavery and Anti-Slavery: A Transnational Archive
- The Economist Historical Archive 1843-2015
- The Making of the Modern World
Para informações sobre configuração para acesso VPN, Eduroam, e-mail e outros acessos, clique aqui.
Apoio a pesquisadores
Ferramenta para verificação de similaridade
O Turnitin é um software para verificação de originalidade, identificando similaridade de textos com o objetivo de prevenir possíveis plágios. Compara textos enviados pelos usuários com os documentos existentes na própria base, na Crossref e na Internet, gerando relatórios de similaridade em poucos segundos. Se quiser utilizar a ferramenta, procure a biblioteca da sua unidade.
Para saber mais:
ORCID (Open Researcher and Contributor ID)
O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente do pesquisador que é gerenciável. O ORCID permite a distinção de todos os outros pesquisadores. Você pode conectar seu ID com suas informações profissionais - afiliações, concessões, publicações, revisão por pares e muito mais. Você pode usar seu ID para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo o reconhecimento de todas as suas contribuições, economizando tempo e aborrecimento e reduzindo o risco de erros.
Para se registrar é muito simples, basta entrar no site do ORCID, clicar em Sign in/Register e preencher com seus os dados.
Para informações de registro e integração para preenchimento automático, entre em nosso tutorial.
Acesse também diversos vídeos para importação de trabalhos e ouras informações.
Políticas de Acesso Aberto
É um recurso que permite buscar informações de políticas de Acesso aberto de editores e de periódicos científicos. A base mostra o resumo das permissões de depósito dos artigos publicados em revistas. Dessa forma, o autor poderá verificar se pode publicar seu artigo em repositórios ou em outros locais da Web, qual versão é permitida, em quais condições e se possui período de embargo. Além dessas informações, o Sherpa Romeo pode orientar a escolha de revistas para sua publicação, de acordo com as permissões da revista e de potencial visibilidade do seu trabalho. Para pesquisar, acesse aqui.
Para agregar uma política do seu periódico, é necessário ter um ISSN válido e seguir alguns critérios de informação das licenças e dos direitos autorais no site da revista. Para se registrar, acesse aqui.
É uma iniciativa brasileira com informações relativas às autorizações de armazenamento e acesso dos artigos das revistas brasileiros em repositórios digitais de acesso aberto. As informações são enviadas e atualizadas pelas próprias revistas brasileiras.
Solicitação de ISBN
O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação. (Fonte: CBL)
A fim de contribuir para produção de indicadores acadêmicos que deem visibilidade à Unifesp e para assegurar o controle bibliográfico da produção acadêmica da Unifesp pela agregação a um identificador único, recomenda-se que a produção Unifesp seja atrelada ao ISBN com prefixo editorial - 978-65-87312 (vinculado ao editor Universidade Federal de São Paulo).
Para busca de publicações da UNIFESP, clique no link.
Clique aqui para saber quais publicações recebem o ISBN
Para solicitar um ISBN em nome da instituição, procure a biblioteca da sua unidade ou clique aqui se seu departamento estiver ligado à Reitoria. Cada ISBN tem um custo de R$25,00 e fica a cargo do solicitante.
Ficha catalográfica automática (Em construção)
Para gerar a ficha catalográfica automática, clique no link:
Em caso de dúvidas, siga as instruções.
Indicadores estatísticos
Bibliotecas
Pesquisa Integrada
Repositório Institucional
Biblioteca da Reitoria
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REITORIA DA UNIFESP
ATENDIMENTO
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h de modo virtual.
ACESSO
O acesso aos acervos da bibliotecas da Unifesp são livres ao público em geral para consulta, sendo o empréstimo domiciliar restrito aos usuários da comunidade UNIFESP (docentes, discentes e servidores) ou de bibliotecas integrantes do sistema de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB).
O acesso ao acervo digital deve ser realizado por meio do catálogo, com login e senha cadastrados diretamente na biblioteca.
Para os conteúdos das bases de dados e Portal de Periódicos da Capes, o acesso será via CAFe com login e senha institucional.
CREDENCIAMENTO
Docentes, discentes, e servidores devem solicitar o cadastro por e-mail para
O cadastro é válido para o período em que o usuário estiver vinculado à instituição (no caso de discente, deverá estar devidamente matriculado) e deve ser renovado periodicamente a cada rematrícula. O usuário deve manter atualizados seus dados cadastrais na biblioteca.
EMPRÉSTIMOS NAS BIBLIOTECAS DA REDE
Os empréstimos devem seguir o regimento de cada biblioteca e a solicitação de empréstimo deve ser realizada com as informações de título, autor e localização (Biblioteca do campus) pelo e-mail
CATÁLOGO VIRTUAL
O acervo da rede de bibliotecas e os livros digitais devem ser consultados no catálogo https://biblioteca.unifesp.br.
As bases assinadas pela Unifesp podem ser conferidas no endereço: https://bibliotecas.unifesp.br/menu-servicos#e-books
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
Os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser depositados ao final do curso no endereço:https://repositorio.unifesp.br/
As monografias devem seguir as normas da ABNT para referências, citações e todo corpo do trabalho.
Deve ainda se atentar aos princípios éticos e os direitos autorais. Para mais informações acesse o Manual de Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso. Também é importante se cadastrar no Turnitin para aprimoramento da escrita.
Para mais informações, solicite no e-mail: