A produção científica é de suma importância para qualquer instituição de pesquisa e de ensino. Para que seja possível uma produção científica de qualidade, alguns aspectos devem ser considerados, tais como originalidade, transparência, ética, delimitação do tema, uma boa revisão bibliográfica, conformidade com as normas, método objetivo, apresentação e outros cuidados na elaboração do trabalho.

 

Em se tratando de originalidade na escrita científica, podemos destacar o uso de ferramentas como o Turnitin. Essa plataforma apóia a escrita de trabalhos originais como forma de angariar novos conhecimentos de relevância e qualidade para a ciência.

O Turnitin é um software para verificação de similaridades de textos com o objetivo de prevenir possíveis plágios. Compara textos enviados pelos usuários com os documentos existentes na própria base, na Crossref e na Internet, gerando relatórios de similaridade em poucos segundos. Como forma de garantir boas práticas de integridade acadêmica e zelar pelo respeito e reputação institucional, a UNIFESP possibilita e incentiva o uso desta plataforma em todo percurso acadêmico na instituição, já que, através desse recurso, colabora com a ética, transparência e qualidade da escrita científica.

O relatório de similaridade apresenta um número percentual que vai de 0 (zero) a 100 (cem) que mostra a quantidade de textos semelhantes correspondentes à sua base. Quanto maior a porcentagem, maior a quantidade de texto no envio que foi destacado. Possui ainda uma gradação de cor que vai do azul ao vermelho, sendo este último o nível mais crítico.

A instituição não tem um número que seja aceitável. Todo texto com similitude deve ser analisado criticamente e reescrito quando necessário, ou melhor referenciado de acordo com sua fonte original. E também não significa que o que está destacado seja um plágio, pode ser apenas textos que são de uso recorrente por determinada área.

Ainda em fase de teste, a ferramenta Turnitin conta ainda com tecnologia baseada em inteligências artificiais para identificar textos exclusivamente produzidos por meio do ChatGPT, por exemplo. Sendo assim, é possível verificar em até 50% o texto escrito por inteligência artificial. Mais informações sobre isso, você encontra aqui.

Para acesso à plataforma, solicite cadastro neste formulário ou entre em contato com a biblioteca da sua unidade. A ferramenta deve ser usada durante todo o curso ou etapas da pesquisa.

Caso você necessite de mais orientações, temos alguns recursos que podem auxiliar no uso e melhor experiência com o produto como o tutorial para efetuar o cadastro na Turnitin. Temos um vídeo tutorial completo de como utilizar a plataforma, basta acessar esse link do Youtube.

Caso você ainda tenha dúvidas, basta entrar em contato com nossa equipe através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou visite nosso site.