O início de uma pesquisa científica deve ter um planejamento para os dados por ela produzidos. É de grande importância saber como serão originados os dados, como serão registrados, qual será a natureza dos dados e ainda, como serão armazenados e preservados para que se possa garantir a veracidade, a qualidade e a preservação dos dados da pesquisa, considerando questões éticas, legais e de confidencialidade dos dados.
O Plano de Gestão de Dados (PGD) visa garantir a gestão dos dados durante todo o ciclo de vida dos dados:
Ciclo de vida dos dados de pesquisa:
Fonte: Coordenadoria da Rede de Bibliotecas, 2020.
O PGD é um documento que contém informações de como os dados serão colhidos ou construídos, padrões de metadados documentação e qualidade dos dados, requisitos éticos legais, armazenamento e backup durante e após o fim da pesquisa, seleção e preservação dos dados, compartilhamento e reuso dos dados, responsabilidades e recursos financeiros necessários:
Fonte: Coordenadoria da Rede de Bibliotecas, 2023.
O detalhamento do Plano de Gestão de Dados pode ser visualizado nesse documento, tradução da ferramenta DMPOline.
Existem diversas ferramentas que permitem a confecção do PGD, mas recomendamos, considerado pela FAPESP, o DMPTool Online. Além dela, existem outras ferramentas como:
SOBRE O DMPTool
Para fazer um plano de gestão de dados, existem várias plataformas e modelos. Recomendamos o uso do DMPTool, pois ele tem uma identificação institucional da Unifesp, e abrange várias áreas do conhecimento.
O DMP Tool (Data Management Plan Tool) é uma ferramenta online que serve para criar planos de gestão de dados.
Para utilizar, basta acessar: https://dmptool.org/ e inserir seu e-mail institucional.
O plano de gestão de dados fornece diretrizes para todo gerenciamento dos dados da sua pesquisa, por isso é importante ter muita cautela no preenchimento.
Tutorial em PDF para preenchimento dos dados no DMPTOOL
Vídeo tutorial para cadastro no DMPTool na Unifesp
Para saber mais:
Contato: