Registro
- Como faço para me cadastrar no Repositório Institucional UNIFESP?
Não é necessário realizar o cadastro no Repositório Institucional UNIFESP. Basta inserir seu nome de usuário (e-mail institucional, sem o @unifesp.br) e senha da Intranet para realizar submissões na plataforma.
- Como faço para obter meu e-mail institucional e ter acesso ao Repositório Institucional UNIFESP?
Quando o usuário faz o cadastro na intranet, o e-mail é criado automaticamente. Para realizar seu cadastro na Intranet, clique aqui.
É importante verificar sempre o e-mail institucional, pois é através dele que você receberá todas as comunicações referentes ao seu depósito.
- Esqueci minha senha e não consigo acessar o Repositório Institucional UNIFESP. O que devo fazer?
Como o login no Repositório é realizado com o uso de email institucional (sem @unifesp.br) e senha da intranet, só é possível trocar a senha. Para isso, verifique as instruções aqui.
- Não sou vinculado à Unifesp, posso fazer meu cadastro?
Somente a comunidade Unifesp pode ter o cadastro no Repositório Institucional UNIFESP. Mas o acesso aos documentos é aberto, exceto itens restritos que precisam de autorização do(a) autor(a).
Acesso
- Quero acessar um documento, mas ele está com acesso restrito, o que devo fazer?
Um documento pode ser identificado como de acesso restrito, através do ícone de cadeado abaixo do item Visualizar/Abrir. Ao clicar nele, você será direcionado para um formulário. Preencha com seus dados e sua solicitação.
- Posso usar um documento do repositório em meu trabalho?
Sim, os documentos que estão disponíveis em acesso aberto e podem ser utilizados como fonte de referência, desde que seja citada a fonte.
- Como faço para acessar os trabalhos do meu curso?
Você pode navegar pelas Comunidades, procurar pelo seu campus, depois por tipo de documento e finalmente pelo curso de pós-graduação ou graduação.
Por exemplo:
- Como faço a busca de um trabalho em específico?
Você pode realizar a pesquisa livremente na caixa de busca, inserindo o termo desejado, pelos menus Comunidades e Coleções ou Navegar, escolhendo por Data de Publicação, Autor, Título ou Assunto.
Submissões
- Como faço para salvar meu documento em formato PDF/A?
Consulte o Tutorial - Como salvar documentos em formato PDF/A
- Como faço para submeter documentos no Repositório Institucional UNIFESP?
Consulte um dos seguintes tutoriais, de acordo com o tipo de documento a ser submetido:
- Qual é o limite de tamanho suportado de upload de arquivos no Repositório Institucional UNIFESP?
O sistema suporta arquivos até 512mb. Caso necessite subir arquivos de áudio que estejam acima desse tamanho, recomenda-se o uso de algum software para dividí-lo como o Direct WAV MP3 Splitter.
- Meu TCC foi feito no formato de um artigo que pretendo publicar em uma revista. Porém, as diretrizes da revista não permitem que o mesmo trabalho seja publicado em outro lugar. Como devo proceder?
A submissão do TCC, mesmo na forma de artigo, é obrigatória, conforme artigo 2º da Portaria PROGRAD 3/2021
"Art. 2º Como um ato de registro oficial, é obrigatório e indispensável o depósito no RIUnifesp das seguintes produções técnico-científicas da graduação:
I – TCCs de graduação;
II – demais produções técnicas ou bibliográficas apresentadas com finalidade de obtenção de títulos (memoriais, relatórios, artigos, projetos e outros formatos definidos por cada curso de graduação no Projeto Pedagógico do Curso-PPC)."
O artigo pode ser depositado no Repositório Institucional UNIFESP com Acesso restrito. Dessa forma, o texto na íntegra só estará disponível para acesso ao público após findar o período de embargo.
- Meu TCC foi feito em formato de artigo. Para a publicação na revista, foram incluídos mais autores. Devo inserir os nomes desses autores durante a submissão do meu TCC?
Não. Considerando que o TCC é uma disciplina do curso com finalidade para obtenção de nota, o trabalho é considerado apenas do(a) aluno(a) matriculado(a). Posteriormente, caso deseje, ele(a) poderá submeter o artigo ao Repositório Institucional UNIFESP, desta vez, incluindo os nomes dos demais autores.
- Como posso ter certeza de que a submissão foi finalizada?
Ao finalizar a submissão, aparecerá a mensagem Submissão depositada com sucesso no canto superior direito da tela:
Após a conclusão da submissão, a página será direcionada para Suas submissões:
Se constar apenas o botão Visualizar, a submissão foi enviada corretamente.
- Submeti o mesmo documento duas vezes. Quero excluir a primeira, o que devo fazer?
Evite fazer várias submissões de um mesmo documento. Isso sobrecarrega o sistema e pode retardar a publicação do seu documento no Repositório Institucional UNIFESP. Caso necessite excluir uma submissão realizada, entre em contato com a Biblioteca do seu campus.
- Recebi um email de Submissão não aceita, devo submeter meu documento novamente?
Não. Caso necessite editar sua submissão, faça login no Repositório, clique no ícone de pessoa no canto superior direito da tela e, após, em Meu Espaço.
Em Suas submissões, localize a submissão e clique em Editar para realizar as correções necessárias.
- Já submeti meu documento. Em quanto tempo, ele estará publicado?
A Biblioteca possui um prazo de até 15 dias úteis para revisão dos metadados e publicação do documento no Repositório Institucional UNIFESP. Caso ocorra algum problema, entre em contato com a biblioteca do seu campus.
- Por que estou recebendo emails de solicitação de cópia do documento?
Se você optou pelo acesso restrito ao documento, eventualmente, poderá receber emails solicitando envio de cópia.
Para responder à solicitação, você pode clicar no link abaixo de “Esta solicitação veio com a seguinte mensagem”.
Você poderá optar por enviar ou não uma cópia do documento, bem como autorizar o acesso aberto à publicação.
- Sou egresso de um curso de Pós-Graduação da Unifesp e gostaria de disponibilizar minha dissertação/tese no Repositório Institucional UNIFESP. Como devo proceder?
Primeiramente, verifique se o registro da dissertação/tese já consta no Repositório Institucional UNIFESP.
Para isso, busque o registro pelo título ou nome do(a) autor(a) na caixa de busca na página inicial:
Caso o registro da dissertação/tese já se encontre disponível no Repositório, entre em contato com a Biblioteca do seu campus, informando título do documento e link no Repositório e solicite a inserção do arquivo pdf no registro.
É necessário que o arquivo já esteja convertido para o formato PDF/A: Tutorial - Como salvar documentos em formato PDF/A
Se não houver o registro da tese/dissertação no Repositório, verifique com a Secretaria do PPG se existem trâmites específicos para a inserção do documento no Repositório.
- Preciso substituir o arquivo pdf do meu documento publicado no Repositório. O que devo fazer?
O documento depositado no Repositório deve ser a versão final e definitiva, incluindo as correções feitas pela banca. Caso seja realmente imprescindível, é possível incluir uma errata para esse caso. Para isso, elabore o documento, conforme Modelo e abra um processo no SEI, seguindo as Instruções para Inclusão de Errata no Repositório Institucional Unifesp.
Embargo
- O que é embargo de TCCs/dissertações/teses?
É a restrição de acesso ao texto completo do documento por determinado período de tempo.
- O que é data de embargo?
Data final definida pelo(a) autor(a), decidida em conjunto com o(a) orientador(a), para a disponibilização pública do texto completo do documento. Na data final configurada, o acesso ao texto completo do documento se torna público, de forma automática.
- Quais são os prazos de embargo para TCCs?
Segundo o artigo 7., §2 da Portaria PROGRAD 3/2021:
§2º O autor poderá solicitar o embargo por até 3 anos para fins de publicação do conteúdo total ou parcialmente em revistas, congressos, entre outros. Este pedido será feito por período de 1 ano limitado ao máximo de 3 anos com a devida justificativa que será avaliada pela Biblioteca.
- Quais são os prazos de embargo para Dissertações e Teses (Mestrado e Doutorado)?
Segundo a Instrução Normativa PROPGPQ 04/2021:
Nos casos que não estiverem previstos na legislação da Portaria, é facultado ao programa permitir o embargo da produção por período de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O embargo nesse caso, só deve ocorrer, excepcionalmente, quando houver possibilidade de publicação em revista que solicita embargo. Em casos de renovação do embargo, será necessário realizar uma solicitação à Biblioteca.
- Como configurar data de embargo?
No formulário de submissão, após o campo Como citar esse trabalho, selecione Acesso restrito.
Na etapa seguinte, em Enviar arquivos, insira o arquivo no formato PDF/A (caso ainda não o tenha feito). Após, selecione o segundo ícone Editar bitstreams.
Na janela que se abre, desça a tela até encontrar o campo Tipo de condição de acesso. Selecione embargo.
No campo Acesso permitido a partir de, clique no ícone de calendário para configurar a data de embargo. E, após, clique em Salvar.
Note que, após a configuração da data de embargo, a mensagem Embargo until aaaa-mm-dd aparecerá abaixo do arquivo.
- Quando tento configurar a data de embargo, aparece um erro de formato de data inválida. O que fazer?
Certifique-se de que está configurando a data clicando no ícone de calendário no campo Acesso permitido a partir de:
Se o erro persistir, tire um print de tela com a data de embargo configurada.
Assim, caso essa configuração se perca durante o fluxo de submissão, você pode acionar a Biblioteca do campus, enviando o print com a data informada e alegando o problema. Sendo o caso, os(as) bibliotecários(as) conseguem corrigir a data de embargo durante o processo de revisão dos metadados.
- Configurei o arquivo do meu documento com uma data de embargo, ou seja, o seu acesso deve estar restrito, porém estou conseguindo visualizá-lo/baixá-lo normalmente.
Se estiver logado no Repositório, você conseguirá ter acesso ao arquivo do documento.
Deslogue do seu perfil, clicando no ícone de pessoa e, após, em Sair no canto superior direito da tela. Alternativamente, você poderá copiar e colar o link do registro em uma janela anônima (três linhas no canto superior direito no Google Chrome ou Ctrl+Shift+N). Ao clicar novamente no ícone de cadeado do documento, você será direcionado(a) para o formulário de solicitação de cópia.
- Preciso prorrogar o período de embargo de acesso ao meu documento. O que devo fazer?
Para solicitar extensão do período de embargo do documento, entre em contato com seu(sua) orientador(a) e peça para que ele(a) faça uma solicitação por email para a Biblioteca do seu campus . O(A) orientador(a) deve informar título e link do documento no Repositório e apresentar justificativa para extensão do período de embargo.
- Gostaria de alterar o acesso ao meu documento de aberto para restrito.
Como universidade pública, preconizamos pelo acesso livre e irrestrito à informação, advogando pelo acesso aberto às publicações produzidas na instituição, sempre que possível. Caso julgue imprescindível que seu documento esteja com acesso restrito, entre em contato com seu(sua) orientador(a) e peça para que ele(a) faça uma solicitação por email para a Biblioteca do seu campus. O(A) orientador(a) deve informar título e link do documento no Repositório e apresentar justificativa para o acesso restrito
Gerais
- Não sei como entrar em contato com a biblioteca do meu campus.
Consulte as formas de contato em: https://bibliotecas.unifesp.br/bibliotecas-da-rede.
- Não encontrei a resposta para minha pergunta. Com quem devo falar?
Envie um email para