Segue abaixo algumas orientações sobre estágios.

1) A quem devo procurar caso eu queira realizar um estágio extracurricular não obrigatório?

Você deve procurar a secretaria de estágio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que passará todas as informações necessárias para você firmar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), além de outros documentos que sejam necessários. Após a avaliação da documentação, caso não exista inconsistências, ela será encaminha para a coordenação de curso. A coordenação avalia novamente a documentação e assina o TCE. Uma vez submetidos os documentos e feitas as adequações (quando for o caso), haverá um tempo para o trâmite de 10 dias para que seja assinado. Se programem!

2) Se houver um convênio vigente, uma iniciação científica (IC) realizada fora da Unifesp pode ser utilizada para realizar o TCC e contar como horas complementares?

Sim. A IC realizada em outra Instituição pode ser utilizada para se matricular nas UCs Estágio Supervisionado I (ESI) e Estágio Supervisionado II (ESII) e usar o projeto para realizar o TCC. No entanto, o convênio precisa estar firmado e vigente. Além disso, poderá contar como horas complementares. Esta IC poderá configurar como estágio extracurricular não obrigatório. Você também vai precisar de um(a) professor(a) supervisor(a) da Unifesp, que ministre aulas no nosso curso.
Mais informações podem ser obtidas no Manual de Estágio Obrigatório e Não Obrigatório do curso, no link https://cb.diadema.sites.unifesp.br/sobre/o-estagio-obrigatorio

3) E se eu não for utilizar o estágio extracurricular não obrigatório executado em outra Instituição (fora da Unifesp) para realizar meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e para contar como horas complementares, ainda é necessário ter convênio vigente entre as instituições?

Sim! Ainda é necessário. Mesmo se a Instituição contratante não exigir convênio com a Unifesp, e você decidir realizar um estágio “de forma independente”, sem passar pelos trâmites mencionados no item (1), é possível que ocorram problemas jurídicos para a Unifesp caso algum imprevisto aconteça com você (acidente de trabalho, por exemplo). Assim, para que tudo corra bem, devemos seguir com a necessidade de convênio entre as Instituições, como garantia legal para todos: Unifesp, Instituição Contratante e Alunos. A Unifesp está trabalhando na simplificação deste processo, mas por enquanto, é o que devemos seguir.

4) Como fazer para saber se existe um convênio vigente?

Entre no link da página de convênios (https://cb.diadema.sites.unifesp.br/novo/convenios) para verificar a lista de convênios firmados entre a Unifesp e outras Instituições (é possível fazer uma busca). Se houver convênio firmado, verifique se está vigente na coluna específica. Se não existir convênio ou se não estiver vigente, entrar em contato com a Divisão de Contratos e Convênios: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Esta informação também pode ser obtida entrando na página da secretaria acadêmica, na aba Estágio, em seguida em Convênios.

Para firmar um novo convênio leva tempo sendo uma etapa bem burocrática, assim, recomenda-se iniciar o processo o quanto antes. A Coordenação de curso e a Comissão de Estágio não se envolvem no processo de elaboração do convênio entre as instituições, quem faz isso é a Divisão de Contratos e Convênios.