O curso, com duração de 4 anos, busca promover uma formação global do professor em Ciências, buscando construir uma sólida formação científica em diversas áreas do conhecimento (sobretudo Física, Química, Biologia e Matemática), aliada a uma igualmente sólida formação em Humanidades, necessária à sua formação docente.
O desafio central da proposta curricular do curso é a ruptura com os modelos disciplinares tradicionalmente rígidos e a busca por um projeto de formação em Ciências apoiada na integração de diferentes conhecimentos, das mais diversas áreas e com amplo leque de atuações profissionais. Essa integração implica pensar em novas interações no trabalho em equipe, configurando trocas de experiências e saberes, numa postura de respeito à diversidade e à cooperação, de modo a se buscarem práticas transformadoras, parcerias na construção de projetos e exercícios permanentes de diálogo.
O curso forma professores que poderão atuar no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.
Passo a passo para solicitar e-mail institucional
Avaliação do Curso de Ciências
O curso foi avaliado com nota 5 (nota máxima) pelo Ministério da Educação (MEC) e nota 4 na avaliação do Guia do Estadão 2020.
As duas vertentes principais do curso de Ciências-Licenciatura são
1) A formação de professores de Ciências, Biologia, Física, Matemática e Química para a educação básica, com ênfase nas possibilidades de integração entre essas diferentes áreas de conhecimento, sobretudo na análise e ensino de problemas complexos. Do enlace de saberes oriundos dessas áreas, espera-se mais facilidade para abordagens didáticas interdisciplinares, seja em aulas específicas ou em projetos integradores com a participação de professores de outras áreas, além de uma formação humanística e pedagógica sólida, de modo que o estudante se perceba como um professor pleno em constante formação e em permanente atuação nas mais diversas instâncias em que atuar.
2) A formação de professores capazes de pensar e agir de forma crítica perante os problemas do contexto social, atentos às necessidades da sociedade e capazes de integrar o embasamento teórico-prático com a discussão crítica e dialética do conhecimento, de forma a favorecer a aprendizagem do estudante, sua promoção pessoal e a transformação de seu entorno, em busca de um ideal democrático e solidário de sociedade.
Almeja-se a formação de professores com sólidas bases científicas, entendendo a Ciência como parte da cultura a qual estão inseridos, atentos às aspirações e exigências das atuais e futuras gerações e em consonância com os grandes desafios do nosso tempo.
Organização do Curso
O curso possui duração de quatro anos. Nos dois primeiros anos há um ciclo básico comum, composto por unidades curriculares chamadas cientificas básicas, que contemplam as áreas de Biologia, Física, Matemática e Química.
No início do terceiro ano, o estudante opta por uma das quatro trajetórias acadêmicas: Física, Biologia, Química ou Matemática.
Equipe Docente
A equipe docente do curso é composta por 59 professores doutores, contratados por 40 h com Dedicação Exclusiva e pesquisadores nas seguintes áreas de conhecimento: Física/Ensino de Física; Química/Ensino de Química; Biologia/Ensino de Biologia; Matemática/Educação Matemática; Humanidades (Filosofia; Políticas Públicas; História da Educação; Pedagogia; Psicologia da Educação; Libras); Ciências Ambientais.
Períodos de Oferecimento
Vespertino e Noturno, com um total de 200 vagas de entrada pelo SISU.