CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Thais Cyrino de Mello Forato

Bacharel e Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP, Junto ao Programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na UNIFESP-DIADEMA, no curso de Graduação em Ciências - Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática. Coordenadora do Grupo HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA (CNPQ) na UNIFESP. Orientadora de pós graduação no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da UNIFESP, no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, da UFABC, e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, da USP. Atualmente, desenvolve pesquisas envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica e a Formação de professores. Editora Adjunta de Prometeica - Revista de Filosofia y Ciencia (parceria Brasil-Argentina). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1268757747150909 (11/09/2017)
  • Rótulo/Grupo: DCET
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Rua São Nicolau (Jd Pitangueiras), 210 Centro 09913030 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (011) 33854137 URL da Homepage: http://www.unifesp.br/campus/dia/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2016-2017. ?HISTORIA E NATUREZA DAS CIENCIAS NO ENSINO DE CIENCIAS: avaliando elementos relevantes para a formacao de professores?
      Descrição: Projeto de pós-doutoramento, junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Elice de Brzezinsky Prestes, na modalidade C no projeto PNPD da CAPES. "Considerando recomendações oficiais em Educação e pesquisas que vêm destacando o papel central da aprendizagem de aspectos da natureza das ciências (NDC), como fundamental para formar cidadãos para compreenderem problemas científicos e tecnológicos da sociedade contemporânea, este projeto volta-se para a necessidade de formar os professores das ciências para lidarem com saberes que perpassam os conteúdos científicos, a história e a epistemologia das ciências. Reconhecendo os obstáculos que o professor das ciências da natureza enfrenta em sua prática profissional, e os desafios enfrentados por seus formadores em sua complexa missão, esta pesquisa busca Identificar elementos que possam ser implementados na formação de professores, visando contribuir para a realização de abordagens históricas das ciências na Escola Básica, para favorecer, principalmente, o aprendizado de aspectos da natureza das ciências. A pesquisa tem como objeto de análise o curso ?Ensino de história e natureza da ciência? (ECB5801-1/1), oferecido pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, em 2015. Uma observação preliminar que vem ocorrendo tem trazido questões instigantes, tanto com relação ao conteúdo escolhido e a forma de abordá-lo, quanto à reação dos estudantes às metodologias adotadas. Algumas das questões norteadoras buscam indagar: quais os pressupostos formativos presentes no material do curso, visando o aprendizado sobre a NDC? Como as ações e atividades realizadas em aulas favoreceram reflexões e discussões sobre a NDC? Quais os pressupostos formativos explicitados pelos proponentes do curso? Em que medida, e de que modo, os elementos de natureza das ciências presentes na proposta do curso e nas aulas manifestaram-se no trabalho dos alunos? Que elementos formativos contribuíram para a construção de estudos de casos históricos investigativos, e em que medida eles são investigativos? Quais os elementos formativos presentes em tais pressupostos e nas atividades do curso poderiam ser adequados a formação inicial de professores, no contexto brasileiro? As análise dos dados serão fundamentadas pela metodologia qualitativa de pesquisas, compondo um estudo de caso (Ericson, 1998). Dados descritivos foram coletados no ambiente natural da sala de aula. Entrevistas semi-estruturadas com o professor do curso e questionários para os estudantes, também compõem dados para triangulação. Ao longo da pesquisa, serão avaliadas a pertinência e necessidade de prospectar apoio metodológico específico para questões que emergirem na análise do processo e do produto. Espera-se contribuir para os formadores de professores, oferecendo subsídios para suas ações no tripé docência-pesquisa-extensão, nos cursos de licenciatura ou em cursos de formação continuada para professores da rede publica, por exemplo, em projetos de extensão.?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. 3o. Congresso de Graduação. Elementos relevantes para o ensino da natureza das ciências na formação de professores. 2017. (Congresso).
      2. ISHPSSB ABFHiB 2017 Meeting. Students' perceptions about relevant elements to prepare teachers to deal with history and nature of science. 2017. (Congresso).
      3. 1st European IHPST Regional Conference. The Wiechert, Kaufmann and Thomson experiments on the charge / mass of the particles of the cathode rays. 2016. (Congresso).
      4. 2nd World Conference on Physics Education. A historical approach of Carnot?s cycle to teach physics and the nature of scientific knowledge. 2016. (Congresso).
      5. 13th IHPST Conference - The role of HPS in Global Society. "A little learning is a dangerous thing?: the nature of science and short historical accounts. 2015. (Congresso).
      6. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.ABORDAGENS HISTÓRICAS DE INVENÇÕES DA FÍSICA E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2015. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. Pietrocola, M. ; GURGEL, Ivã ; FORATO, Thaís C. M. ; SCHMIEDECKE, W. ; UETA, Nobuko ; MOURA, Breno A. ; WATANABE, G. ; LEITE, C.. 2nd World Conference on Physics Education. 2016. Congresso
      2. Forato, Thaís Cyrino de Mello. I Semana da Licenciatura - Graduação em Ciências. 2012. (Outro).. . 0.
      3. FORATO, Thaís C. M.. XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas. 2004. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Thaís Cyrino de Mello Forato ⇔ José Alves da Silva (4.0)
        1. PIRES, Flaviston ; SILVA, J. A. ; FORATO, Thaís C. M.. Estética e simetria na mecânica: o caso das leis de Newton. Enseñanza de las ciencias - digital. v. extra, p. 3611-3615, issn: 2174-6486, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERNANDES, Rubia. ; PIRES, Flaviston ; FORATO, Thaís C. M. ; SILVA, J. A.. PINTURAS DE SALVADOR DALÍ PARA INTRODUZIR CONCEITOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 34, p. 509-529, issn: 2175-7941, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FORATO, Thaís C. M.; SILVA, J. A.. Proposta formativa nas práticas pedagógicas de Física. Em: Verilda S. Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores: reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2017.v. 1, p. 167-208.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FERNANDES, Rubia. ; PIRES, Flaviston ; FORATO, Thaís C. M. ; SILVA, J. A.. Salvador Dalí and Quantum Mechanics: A Proposal for Physics Education. Em: 2nd WCPE - World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2nd WCPE - World Conference on Physics Education. São Paulo: USP, v. 1, p. 1-1, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Thaís Cyrino de Mello Forato ⇔ Simone Alves de Assis Martorano (2.0)
        1. ARAGAO, Susan. ; FORATO, Thaís C. M. ; MARTORANO, S. A. A. ; BORGES, D. B. S.. Desenvolvimento de abordagens CTS por discentes de uma licenciatura em ciências. Indagatio Didactica. v. 8, p. 534-555, issn: 1647-3582, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTORANO, S. A. A. ; FORATO, Thaís C. M.. Análise de uma abordagem histórica do tema cinética química para a formação continuada de professores. Em: Thiago Henrique Barnabé Corrêa; Gabriel Augusto Matharan; Leonardo Fabio Martínez Pérez. (Org.). O Ensino de Química em Diálogo - La enseñanza de la química en diálogo.. 1ed.RIO DE JANEIRO. : CRV. 2015.v. 1, p. 91-116.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Thaís Cyrino de Mello Forato ⇔ André Amaral Goncalves Bianco (1.0)
        1. NEVES, Defferson R. M. ; PEREIRA, Bianca A. ; PEREIRA, Sabina A. ; FORATO, Thaís C. M. ; BIANCO, A.. The Wiechert, Kaufmann and Thomson experiments on the charge / mass of the particles of the cathode rays. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Thaís Cyrino de Mello Forato ⇔ Leonardo André Testoni (1.0)
        1. FORATO, Thaís C. M.; BAGDONAS, Alexandre. ; TESTONI, Leonardo. Episódios históricos e natureza das ciências na formação de professores. Enseñanza de las ciencias - Digital. v. extra, p. 3511-3516, issn: 2174-6486, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
    Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40