CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA
Luciane de Fatima Bertini
Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (2013). Mestrado em Educação no mesmo programa (2009). Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003). Formação em Magistério (nível médio). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando na área de Ensino de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Experiência como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na formação de professores e como tutora virtual no curso de Pedagogia a distância. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais, formação de professores que ensinam matemática, e utilização de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais em perspectiva histórica. (Texto informado pelo autor)
VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S.. Novos aportes teóricos-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 19, p. 224-235, issn: 2178-7727, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, Luciane de Fatima; PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION. O papel do tutor virtual na formação de professores dos anos iniciais na modalidade a distância: a matemática em foco. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP. v. 42, p. 83-98, issn: 1678-4634, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, A. F. ; BERTINI, L. F.. COMO ENSINAR PROBLEMAS? Os saberes nos artigos da Revista de Ensino (São Paulo, 1902-1919). Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line). v. 6, p. 27-44, issn: 2358-4750, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, Luciane de Fatima; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores. Revista Educação em Questão (Online). v. 52, p. 137-162, issn: 1981-1802, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, Luciane de Fatima. Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 29, p. 1201-1223, issn: 1980-4415, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, A. P. G. ; BERTINI, L. F. ; Passos, C. L. B.. Jogos nas aulas de matemática: discussões entre professores e licenciandos em um curso de extensão. Teoria e Prática da Educação. v. 18, p. 133-145, issn: 2237-8707, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (2)
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. ; VALENTE, W. R.. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 80. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; CARNEIRO, R. F. ; FAYOL, M.. A aritmética nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. 1 ed. São Paulo: Editoria Livraria da Física, 2016. p. 143. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (2)
OLIVEIRA, M. C. A. ; SILVA, M. R. S. ; CARVALHO, M. ; BERTINI, L. F.. La géométrie dans la formation des normaliens de Minas Gerais et São Paulo entre les années 1920 et 1940. Em: Renaud d'Enfert; Marc Moyon; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Les mathématiques à l'école élémentaire (1880-1970): études France-Brésil. 1ed.Limoges. : PULIM. 2017.p. 147-165. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MAGALHAES, S. L. ; BERTINI, L. F. ; AZEVEDO, M. N. ; LINARDI, P. R.. Atividade investigativa em aulas de ciências, um olhar para uma ação. A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: . : Mais Editora. 2016.p. 47-63. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (4)
BERTINI, L. F.; CARNEIRO, R. F.. A autonomia em um curso a distância de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Em: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, p. 1-12, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F. Resolução de problemas: ampliações e mudanças entre as propostas de década de 30 e as propostas atuais no Brasil. Em: XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas, p. 1-12, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F. Propostas para a utilização de problemas nas revistas pedagógicas brasileiras na década de 1940. Em: III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, p. 572-586, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (2)
BERTINI, L. F.; OLIVEIRA, M. C. A. ; CARVALHO, M. ; SILVA, M. R. S.. L'Éducation Nouvelle et la formation des instituteurs-trices brésiliens et français: les principales caractéristiques de la pratiique de l'enseifnement de l'arithmétique, de la géométrie et du dessin. Em: Colloque internacional - Projet CAPES-COFECUB sh 807-14: L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècle, 2015, Limoges. Colloque internacional - L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècle, p. 8-8, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F. Explorar e dialogar: um caminho para sistematização de conhecimentos matemáticos nos anos iniciais?. Em: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, p. 1-2, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (5)
BERTINI, L. F.; RAMOS, B. L.. A aritmética no ensino primário brasileiro: o que registram os cadernos escolares na décadas de 1920 e 1930?. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BERTINI, L. F.; SOUZA, A. F.. Arithmetical problems in primary school: ideas that circulated in São Paulo/Brazil in the end of the 19th century. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BERTINI, L. F. OS PROBLEMAS NA ?SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR? DE RENÉ BARRETO. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUZA, A. F. ; BERTINI, L. F.. Problemas aritméticos no ensino primário: ideias que circulam no final do século XIX. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BERTINI, L. F. Propostas para a utilização de problemas nas revistas pedagógicas brasileiras na década de 1940. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (5)
BERTINI, L. F. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) ? Reveduc. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
BERTINI, L. F. Parecer Ad Hoc I - Revista Educação em Foco. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
BERTINI, L. F.; GRANDO, R. C. ; COSTA, R. R.. Explorar e dialogar: um caminho para sistematização de conhecimentos matemáticos nos anos iniciais?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
BERTINI, L. F.; LAMONATO, M.. Comunicação e argumentação nas aulas de matemática dos anos inciais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Ivone Lemos da Rocha. Os problemas algébricos nos manuais escolares do ensino primário (1890-1940). Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017. Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Rodrigo de Oliveira Carvalho. FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, NO PLANO CARTESIANO, DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL A VALORES REAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016. Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Vilma Zulma Avalos. Um uso da tecnologia para o ensino de matemática no ensino fundamental II. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2017-Atual. Os problemas de aritmetica no ensino primario, 1890-1940 Descrição: O projeto é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como os problemas participam nas propostas para o ensino de aritmética no ensino primário no período de 1890 a 1940? A opção pelo recorte temporal teve sua motivação por ser este o período em que tem início a organização dos grupos escolares e no qual ocorre uma intensificação da produção didática, dos impressos escolares destinados ao ensino primário. Respondendo a questão apresentada espera-se contribuir com a compreensão das propostas atuais para a utilização da resolução de problemas uma vez que, para o período em estudo, há fortes indícios de que foram consolidados aspectos da utilização de problemas na cultura escolar que estão presentes até hoje. A pesquisa é desenvolvida a partir do ferramental teórico e metodológico da História Cultural, fazendo uso de conceitos como os de representação e de apropriação (CHARTIER, 2002) e de cultura escolar (JULIA, 2001). Também busca-se a compreensão do momento educacional brasileiro no período a ser pesquisado por meio de pesquisas da área de História da Educação. A documentação utilizada é composta por um conjunto de referências vindas da legislação, dos programas oficiais de ensino, dos manuais e das revistas pedagógicas . E, ainda, documentos como: cadernos de estudantes, diários de professores, entre outros que possam ser localizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciane de Fatima Bertini - Coordenador / Andreia Fernandes de Souza - Integrante / Ivones Lemos da Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 Membro: Luciane de Fatima Bertini.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (18)
10º Congress of European Research in Mathematics Education. Arithmetical problems in primary school: ideas that circulated in São Paulo/Brazil in the end of the 19th century. 2017. (Congresso).
Colloque La forme scolaire, prisonnière de son succés. 2017. (Outra).
VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. A aritmética no ensino primário brasileiro: o que registram os cadernos escolares na décadas de 1920 e 1930?. 2017. (Congresso).
XII Seminário Nacional de História da Matemática.A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 2017. (Seminário).
XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990990.Os problemas nas aulas de matemática: o que registram os cadernos escolares (1890-1940). 2017. (Seminário).
1a. Jornada de Interlocução entre os campos de Educação e Saúde,.Problemas aritméticos no ensino primário: ideias que circulam no final do século XIX. 2016. (Outra).
Encontro Nacional de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Mesa Redonda: Indagações sobre a resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Encontro).
II Fórum Gefop: a prática docente em foco. 2016. (Outra).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.MESA REDONDA - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES. 2016. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.OS PROBLEMAS NA ?SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR? DE RENÉ BARRETO. 2016. (Encontro).
Colloque internacional - Projet CAPES-COFECUB sh 807-14: L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècle.L´Éducation Nouvelle et la formation des instituteurs-trices brésiliens et français: les principales caractéristiques de la pratique de l'enseignement de l'arithmétique, de la géométrie et du dessin. 2015. (Outra).
Colloque - Les mathematiques, une culture pour tous!. 2015. (Outra).
III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Propostas para a utilização de problemas nas revistas pedagógicas brasileiras na década de 1940. 2015. (Congresso).
III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do professor qPe ensina Matemática.Possibilidades de um trabalho colaborativo no grupo de formadores do PNAIC: parceria e autonomia. 2015. (Simpósio).
Jornada História Cultural e Educação Matemática. 2015. (Outra).
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Explorar e dialogar: um caminho para sistematização de conhecimentos matemáticos nos anos iniciais?. 2015. (Congresso).
XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas.Resolução de problemas: ampliações e mudanças entre as propostas de década de 30 e as propostas atuais no Brasil. 2015. (Seminário).
XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. A autonomia em um curso a distância de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2015. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
BERTINI, L. F.. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais - II EEMAI. 2014. (Outro).. . 0.
BERTINI, L. F.. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2011. (Outro).. . 0.
VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teóricos-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 19, p. 224-235, issn: 2178-7727, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F. ; MORAIS, Rosilda dos Santos ; VALENTE, W. R.. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017. v. 1, p. 80. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MAGALHAES, S. L. ; BERTINI, L. F. ; AZEVEDO, MARIA NIZETE ; LINARDI, P. R.. Atividade investigativa em aulas de ciências, um olhar para uma ação. A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: Kluth, V. S.. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. : mais editora. 2016.v. 01, p. 61-81. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MAGALHAES, S. L. ; BERTINI, L. F. ; AZEVEDO, MARIA NIZETE ; LINARDI, P. R.. Atividade investigativa em aulas de ciências, um olhar para uma ação. A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: Kluth, V. S.. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. : mais editora. 2016.v. 01, p. 61-81. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40