DCE UNIFESP - GESTÃO RESISTIR E AVANÇAR 2018-2019

 

PACTO DE GESTÃO

“Lutar por uma universidade verdadeiramente pública”.

 

PRIORIDADES DO DCE

1. Fortalecimento do Movimento Estudantil;

2. Acesso e Permanência Estudantil (assistência, moradia e segurança);

3. Combate às Opressões: Racial, de Gênero e Trotes;

4. Integração do Tripé Universitário (ensino, pesquisa e extensão);

5. Defesa do Hospital São Paulo, hospital universitário (HU) da UNIFESP.

 

COORDENADORIAS E ATRIBUIÇÕES


COORDENADORIA GERAL:

Operacionalizar o funcionamento do DCE, visando uma gestão participativa e democrática;

Garantir a continuidade e o andamento das reuniões, sendo estas abertas e amplamente divulgadas;

Acompanhar continuamente os trabalhos da gestão como um todo e dar suporte às coordenadorias.

 

FINANÇAS:

Operacionalizar uma política de finanças a curto e longo prazo;

Estabelecer uma metodologia de autofinanciamento da gestão;

Garantir transparência financeira, com repasses periódicos de gastos e finalidade de uso.

 

COMUNICAÇÃO:

Realizar, via canais de mídias, incentivo amplo à participação ativa no DCE e à mobilização dos estudantes;

Garantir a elaboração e circulação de material físico/digital do DCE;

Efetivar um canal de comunicação contínuo com todos os estudantes da UNIFESP.

 

CULTURA E EVENTOS:

Elaborar possíveis atividades que correspondam às demandas do ano letivo e da conjuntura política do país;

Fornecer suporte às demais Coordenadorias em eventos de qualquer gênero pelo DCE;

Promover o intercâmbio cultural entre os estudantes e os campi.

 

EXTENSÃO:

Mapear e dar suporte aos projetos de extensão existentes na UNIFESP, acompanhando-os e auxiliando-os em sua divulgação;

Promover atividades de formação sobre a importância da extensão para o tripé universitário;

Construir canais de ligação entre extensão e movimentos sociais.

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:

Acompanhar contínua e ativamente a atuação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);

Mapear os Planos Diretores de Infraestrutura (PDInfra's) e fomentar a luta por moradia em todos os campi;

Construir um Canal de Comunicação/Denúncia para os estudantes;

Elaborar estratégias de mapeamento e compreensão acerca da saúde mental do estudante, assim como atividades de promoção de saúde mental.

 

FORMAÇÃO POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS:

Elaborar discussões e formações com base nas demandas da conjuntura e de nossas inserções enquanto gestão.


INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL:

Fomentar a participação ampla dos estudantes nas instâncias de representação estudantil;

Efetivar um canal de comunicação permanente entre os campi da UNIFESP, possibilitando diálogo e articulação cotidiana;

Dar suporte à estruturação de Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) ainda não constituídos.

 

ENSINO E PESQUISA:

Acompanhar continuamente as reformas curriculares;

Promover e disseminar o debate sobre o caráter do ensino e da pesquisa, fomentando a análise crítica ao conhecimento produzido e sua finalidade.

 

COMBATE ÀS OPRESSÕES:

Esclarecer o funcionamento das instâncias institucionais de proteção ao estudante;

Mapear coletivos e núcleos de combate às opressões já existentes na UNIFESP;

Buscar apoio jurídico e vias não-institucionais para defesa de oprimidos e combate às opressões;

Elaborar materiais e espaços de formação sobre opressões, combate às opressões e Saúde Mental, com enfoque em vulnerabilidades sociais.

 

REUNIÕES

Serão realizadas reuniões ordinárias ABERTAS presenciais do DCE com periodicidade MENSAL, preferencialmente aos fins de semana.

As reuniões do DCE serão convocadas pela gestão com o prazo mínimo de 48h. Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas com pelo menos 12h de antecedência.

As deliberações em reuniões serão tomadas por CONSENSO, havendo votações APENAS na impossibilidade de consenso, onde cada membro da gestão equivale a 01 voto e a aprovação se dará por maioria simples.

A gestão do DCE deverá apresentar a ata das reuniões dentro do prazo de uma semana.

Todas as atas ficarão arquivadas online e disponibilizadas no Facebook do DCE.

 

AVALIAÇÃO DA GESTÃO

A cada trimestre haverá uma Reunião de Avaliação da gestão, na qual será feito um levantamento de atividades desenvolvidas no período e um balanço da atuação.