1. Objetivo
  2. Fluxo da Gestão de Demandas de Sistemas

2.1. Identificar demanda na Relação de Sistemas

2.2. Iniciar processo no SEI

2.3. Escolha um tipo de demanda:

2.3.1 – Novo sistema ou manutenção de sistema existente

2.3.2 – Correção de erro em sistema existente

2.4. Encaminhar processo pelo SEI à Diretoria de Sistemas

2.5. Acompanhar Processo pelo SEI

 

  1. Objetivo

 

A Diretoria de Sistemas tem como objetivo apoiar o processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para suprir as demandas acadêmicas (graduação, extensão, pós-graduação, pesquisa e assuntos estudantis), gestão com pessoas e administrativas da UNIFESP.

É a diretoria responsável pela gestão das demandas de desenvolvimento de sistemas, projetos de TI institucionais, manutenção dos mesmos e gestão do catálogo de sistemas.

Dentre as atividades do processo de desenvolvimento que esta diretoria participa, estão:

- Recebimento e verificação do alinhamento estratégico das demandas de sistemas, através do DOD da solicitação, por meio das necessidades de negócio descritas em instrumentos estratégicos, tais como: PDI, PETIC e PDTI;

- Efetuar levantamento de requisitos, utilizando técnica de mapeamento de processos e prototipação, junto aos requisitantes da demanda, a fim de atingir os objetivos do alinhamento estratégico;


- Optar pela compra ou uso de sistema livre (opensource), caso esta seja a melhor opção para atendimento da demanda ou optar por desenvolvimento interno/externo;

- Realizar especificação funcional dos requisitos levantados para acompanhamento e desenvolvimento interno ou contratação de desenvolvimento externo;


- Validar o sistema desenvolvido/adquirido, através de testes em ambiente de desenvolvimento, homologação e produção;

- Inclusão de novos sistemas no catálogo de sistemas;


- Receber e analisar as solicitações de manutenções técnicas, corretivas e evolutivas dos sistemas em operação, quando estas forem solicitadas via os canais de atendimento por documentos de solicitação de demanda (DOD e DRE).

 

  1. Fluxo da Gestão de Demandas de Sistemas

A gestão das demandas solicitadas segue o fluxo a seguir:

imagem do fluxo do processo

2.1. Identificar demanda na Relação de Sistemas

Encontre o sistema na relação abaixo, caso seja de melhoria ou correção de erro:

Sistemas Administrativos

  • ADMINISTRAÇÃO DE LOCAIS
  • CEDEME
  • COLETA
  • CONTROLE DE PORTARIA
  • CONTROLE DE CORRESPONDENCIA
  • COMPRAS
  • CONTRATOS
  • CONVÊNIO
  • ESTOQUE
  • IMOVEIS/TELEFONE
  • IMPORTAÇÃO
  • MANUTENÇÃO
  • PATRIMONIO
  • PLANEJAMENTO/Execução ORÇAMENTARIO
  • PROTOCOLO
  • RESIDUOS
  • TRAMITE
  • TRANSPORTE
  • GESTÃO AMBIENTAL
  • RESTAURANTE UNIVERSITARIO
  • CONTROLE DE PROCESSOS DA PROPLAN
  • CONTROLE DE PROCESSOS DA COMISSÃO PROCESSANTE PERMANENTE
  • CONTROLE DE PROCESSOS DE PROGRESSÃO DOCENTES

Sistemas Especiais

  • CONTROLE DE ESTACIONAMENTO
  • ELEIÇÃO REITOR e VICE REITOR
  • ELEIÇÃO DE CONSELHOS
  • ELEIÇÃO DE DIRETOR ACADÊMICO
  • ELEIÇÃO P/ DIRETORIA DE ENFERMAGEM
  • EAOC
  • Centro de Custo/Localização de Centro de Custo
  • GESCON

Sistemas Recursos Humanos

  • CADASTRO DO SERVIDOR
  • FREQUENCIA
  • BENEFICIOS
  • FINANCEIRO
  • CONCURSO PUBLICO
  • PUBLICADOR EDITAIS DOCS CONCURSO
  • RECURSOS DO CONCURSO
  • CONSULTA SIAPE
  • SIAPE FINANCEIRO
  • ATESTADOS
  • CRACHAS
  • PONTO INTRANET
  • MENSAGERIA PONTO
  • PONTO APH
  • CONSULTA REGISTRO DE PONTO
  • WEB SERVICE BIBLIOTECA CENTRAL
  • CARGA SERVIDOR INTRANET
  • INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS/PROCURA
  • AUTORIZADOS
  • LAUDO AMBIENTAL
  • 30 HORAS
  • CONVERSOR XML (MACRO)
  • DECLARAÇÕES
  • INFERFACE RESIDENTE
  • MOBILIDADE FUNCIONAL
  • ESTAGIO PROBATÓRIO
  • CENSO
  • DADOS CADASTRAIS PROCURADORIA
  • CONSULTA SAHE
  • RECADASTRAMENTO VT
  • BIOMETRIA

Sistemas Acadêmicos

  • SIIU – Sistema Integrado de Informações Universitárias
  • SIIU – Matrícula Única
  • SIIU – Sistema da Graduação
  • Sistema da Pasta Verde
  • SIIU – Sistema dos Cursos Sequenciais
  • Sistema de Registro De Diplomas
  • SIIU – Sistema da Pós-Graduação
  • SIIU – Sistema da Livre Docência
  • Cadastro De Teses
  • Consulta Dados Alunos PG
  • Pré-Matrícula PG
  • Declaração de Rendimento do Bolsista
  • SIIU – Sistema da Residência Médica
  • SIIU – Sistema da Residência Multiprofissional
  • Inscrição + Matrícula da Residência Médica
  • SIIU – Sistema dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento
  • Catálogo Lato Sensu e Área Restrita dos Coordenadores
  • Inscrição + Divulgação resultado Lato Sensu
  • Sistema da UATI
  • SIIU – Sistema Da Extensão
  • Inscrição SIEX
  • SIEX Catálogo Internet
  • Sistema do DAC
  • Sistema GRU Contabilidade
  • Ficha de Avaliação de Riscos
  • Sistema da Capacitação
  • Inscrição da Capacitação
  • Sistema do CENENF
  • Portal Acadêmico – Controle de Bolsas PRAE
  • Atualização Cadastral Aluno (Intranet)
  • Media: Catalogo_de_Serviços2.pdf |Catálogo de Serviços Equipe Acadêmico
  • Acompanhamento
  • PRÉ MATRÍCULA
  • REMATRÍCULA

2.2. Iniciar processo no SEI

A solicitação deverá ser feita no Sistema SEI, em Iniciar Processo, selecionando o tipo de processo STI – DESENVOLVIMENTO / MANUTENÇÃO DE SISTEMAS, conforme imagem abaixo:

imagem do SEI para iniciar processo

2.3. Escolha um tipo de demanda:

 

Estão disponíveis dois tipos de demandas:

 

2.3.1 – Novo sistema ou melhoria de sistema existente

Para solicitar novo sistema ou a melhoria* de sistema já existente, deve-se gerar o documento no sistema SEI:

  • STI - Documento de Oficialização da Demanda (DOD).

* Melhoria significa uma nova funcionalidade que o sistema não possui. Exemplo: atender à mudança de legislação; novos relatórios; acrescentar campos novos; etc.

imagem do SEI para gerar documento DOD

2.3.2 – Correção de erro em sistema existente

Para solicitar correção de erro** em sistema já existente, deve-se gerar o documento no sistema SEI:

  • STI - Documento de Registro de Erro (DRE).

** Erro significa mau funcionamento de funcionalidades existentes. Exemplo: erro na emissão do relatório; erro no dado apresentado; erro de execução; etc. 

imagem do SEI para gerar documento DRE

2.4. Encaminhar processo pelo SEI à Diretoria de Sistemas

 

Deve-se escolher a unidade: STI – Diretoria Sistemas e clicar em Enviar.

imagem do SEI para escolha de unidade

 

2.5. Acompanhar Processo pelo SEI

Deve-se acessar o SEI para realizar o acompanhamento do processo para sua finalização.