2.1. Identificar demanda na Relação de Sistemas
2.3. Escolha um tipo de demanda:
2.3.1 – Novo sistema ou manutenção de sistema existente
2.3.2 – Correção de erro em sistema existente
2.4. Encaminhar processo pelo SEI à Diretoria de Sistemas
2.5. Acompanhar Processo pelo SEI
-
Objetivo
A Diretoria de Sistemas tem como objetivo apoiar o processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para suprir as demandas acadêmicas (graduação, extensão, pós-graduação, pesquisa e assuntos estudantis), gestão com pessoas e administrativas da UNIFESP.
É a diretoria responsável pela gestão das demandas de desenvolvimento de sistemas, projetos de TI institucionais, manutenção dos mesmos e gestão do catálogo de sistemas.
Dentre as atividades do processo de desenvolvimento que esta diretoria participa, estão:
- Recebimento e verificação do alinhamento estratégico das demandas de sistemas, através do DOD da solicitação, por meio das necessidades de negócio descritas em instrumentos estratégicos, tais como: PDI, PETIC e PDTI;
- Efetuar levantamento de requisitos, utilizando técnica de mapeamento de processos e prototipação, junto aos requisitantes da demanda, a fim de atingir os objetivos do alinhamento estratégico;
- Optar pela compra ou uso de sistema livre (opensource), caso esta seja a melhor opção para atendimento da demanda ou optar por desenvolvimento interno/externo;
- Realizar especificação funcional dos requisitos levantados para acompanhamento e desenvolvimento interno ou contratação de desenvolvimento externo;
- Validar o sistema desenvolvido/adquirido, através de testes em ambiente de desenvolvimento, homologação e produção;
- Inclusão de novos sistemas no catálogo de sistemas;
- Receber e analisar as solicitações de manutenções técnicas, corretivas e evolutivas dos sistemas em operação, quando estas forem solicitadas via os canais de atendimento por documentos de solicitação de demanda (DOD e DRE).
-
Fluxo da Gestão de Demandas de Sistemas
A gestão das demandas solicitadas segue o fluxo a seguir:
2.1. Identificar demanda na Relação de Sistemas
Encontre o sistema na relação abaixo, caso seja de melhoria ou correção de erro:
Sistemas Administrativos
- ADMINISTRAÇÃO DE LOCAIS
- CEDEME
- COLETA
- CONTROLE DE PORTARIA
- CONTROLE DE CORRESPONDENCIA
- COMPRAS
- CONTRATOS
- CONVÊNIO
- ESTOQUE
- IMOVEIS/TELEFONE
- IMPORTAÇÃO
- MANUTENÇÃO
- PATRIMONIO
- PLANEJAMENTO/Execução ORÇAMENTARIO
- PROTOCOLO
- RESIDUOS
- TRAMITE
- TRANSPORTE
- GESTÃO AMBIENTAL
- RESTAURANTE UNIVERSITARIO
- CONTROLE DE PROCESSOS DA PROPLAN
- CONTROLE DE PROCESSOS DA COMISSÃO PROCESSANTE PERMANENTE
- CONTROLE DE PROCESSOS DE PROGRESSÃO DOCENTES
Sistemas Especiais
- CONTROLE DE ESTACIONAMENTO
- ELEIÇÃO REITOR e VICE REITOR
- ELEIÇÃO DE CONSELHOS
- ELEIÇÃO DE DIRETOR ACADÊMICO
- ELEIÇÃO P/ DIRETORIA DE ENFERMAGEM
- EAOC
- Centro de Custo/Localização de Centro de Custo
- GESCON
Sistemas Recursos Humanos
- CADASTRO DO SERVIDOR
- FREQUENCIA
- BENEFICIOS
- FINANCEIRO
- CONCURSO PUBLICO
- PUBLICADOR EDITAIS DOCS CONCURSO
- RECURSOS DO CONCURSO
- CONSULTA SIAPE
- SIAPE FINANCEIRO
- ATESTADOS
- CRACHAS
- PONTO INTRANET
- MENSAGERIA PONTO
- PONTO APH
- CONSULTA REGISTRO DE PONTO
- WEB SERVICE BIBLIOTECA CENTRAL
- CARGA SERVIDOR INTRANET
- INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS/PROCURA
- AUTORIZADOS
- LAUDO AMBIENTAL
- 30 HORAS
- CONVERSOR XML (MACRO)
- DECLARAÇÕES
- INFERFACE RESIDENTE
- MOBILIDADE FUNCIONAL
- ESTAGIO PROBATÓRIO
- CENSO
- DADOS CADASTRAIS PROCURADORIA
- CONSULTA SAHE
- RECADASTRAMENTO VT
- BIOMETRIA
Sistemas Acadêmicos
- SIIU – Sistema Integrado de Informações Universitárias
- SIIU – Matrícula Única
- SIIU – Sistema da Graduação
- Sistema da Pasta Verde
- SIIU – Sistema dos Cursos Sequenciais
- Sistema de Registro De Diplomas
- SIIU – Sistema da Pós-Graduação
- SIIU – Sistema da Livre Docência
- Cadastro De Teses
- Consulta Dados Alunos PG
- Pré-Matrícula PG
- Declaração de Rendimento do Bolsista
- SIIU – Sistema da Residência Médica
- SIIU – Sistema da Residência Multiprofissional
- Inscrição + Matrícula da Residência Médica
- SIIU – Sistema dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento
- Catálogo Lato Sensu e Área Restrita dos Coordenadores
- Inscrição + Divulgação resultado Lato Sensu
- Sistema da UATI
- SIIU – Sistema Da Extensão
- Inscrição SIEX
- SIEX Catálogo Internet
- Sistema do DAC
- Sistema GRU Contabilidade
- Ficha de Avaliação de Riscos
- Sistema da Capacitação
- Inscrição da Capacitação
- Sistema do CENENF
- Portal Acadêmico – Controle de Bolsas PRAE
- Atualização Cadastral Aluno (Intranet)
- Media: Catalogo_de_Serviços2.pdf |Catálogo de Serviços Equipe Acadêmico
- Acompanhamento
- PRÉ MATRÍCULA
- REMATRÍCULA
2.2. Iniciar processo no SEI
A solicitação deverá ser feita no Sistema SEI, em Iniciar Processo, selecionando o tipo de processo STI – DESENVOLVIMENTO / MANUTENÇÃO DE SISTEMAS, conforme imagem abaixo:
2.3. Escolha um tipo de demanda:
Estão disponíveis dois tipos de demandas:
2.3.1 – Novo sistema ou melhoria de sistema existente
Para solicitar novo sistema ou a melhoria* de sistema já existente, deve-se gerar o documento no sistema SEI:
- STI - Documento de Oficialização da Demanda (DOD).
* Melhoria significa uma nova funcionalidade que o sistema não possui. Exemplo: atender à mudança de legislação; novos relatórios; acrescentar campos novos; etc.
2.3.2 – Correção de erro em sistema existente
Para solicitar correção de erro** em sistema já existente, deve-se gerar o documento no sistema SEI:
- STI - Documento de Registro de Erro (DRE).
** Erro significa mau funcionamento de funcionalidades existentes. Exemplo: erro na emissão do relatório; erro no dado apresentado; erro de execução; etc.
2.4. Encaminhar processo pelo SEI à Diretoria de Sistemas
Deve-se escolher a unidade: STI – Diretoria Sistemas e clicar em Enviar.
2.5. Acompanhar Processo pelo SEI
Deve-se acessar o SEI para realizar o acompanhamento do processo para sua finalização.