unnamed

 

Informe:

Desde a implantação do projeto Google Workspace (antes conhecido como GSuite), em 2019, quando da migração dos e-mails @unifesp.br da infraestrutura própria da Unifesp para a plataforma em nuvem do Google, todos as contas institucionais passaram a ter espaço de armazenamento ilimitado, tanto para e-mails quanto para arquivos, documentos, fotos e etc.

Inicialmente, o Google informou a todas as universidades aderentes ao projeto, incluindo a UNIFESP,  que este recurso de armazenamento ilimitado seria mantido por tempo indeterminado, contudo, houve uma mudança por parte do Google e este recurso só está garantido até o final de 2023, quando passará a existir um limite de uso por instituição.

Visando minimizar ao máximo os possíveis problemas que esta limitação trará à nossa comunidade, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) vem implementando novos sistemas de monitoramento de espaço para adequar a Universidade às novas imposições que serão aplicadas pelo Google.

Diante do exposto, foi publicada a Resolução CETIC nº 01/2022, definindo as limitações que deverão ser aplicadas aos usuários. A regra limita em 5GB o espaço de armazenamento para os usuários, podendo chegar a 15GB mediante justificativa.:

limite google drive

Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir do drive os arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado com sua conta institucional):

O prazo final de adequação de todos os usuários é até março de 2023. Depois desse prazo serão aplicadas sanções até que haja a adequação do volume de armazenamento.

Vale lembrar que o serviço de armazenamento é destinado à fins educacionais. Recomendamos que os usuários iniciem a adequação às novas cotas de armazenamento antes do prazo informado, visando não ficar impedido de realizar o armazenamento de novos arquivos e/ou de receber novos e-mails. 

A Unifesp tem buscado alternativas junto ao MEC e outras entidades para que seja revista essa política, concomitante buscando outras soluções, portanto, a normativa pode ser revista a qualquer momento.

📌Documentos:

Resolução CETIC nº 01/2022: https://sei.unifesp.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1418382&id_orgao_publicacao=0


 Dicas:

  • Tenha o hábito de apagar mensagens de e-mail e arquivos que você não precisa mais;
  • Evite anexar arquivos grandes em mensagens de e-mail, em vez disso, use o FileSender@RNP
  • Evite armazenar vídeos na sua conta, prefira o eduPlay@RNP  ou YouTube;
  • Evite armazenar fotos, músicas e conteúdo multimídia;
  • Utilize somente para fins institucionais (evite usar para assuntos pessoais);

Dúvidas:

   Em caso de dúvidas procure a SuaUnifesp: https://atendimento.unifesp.br


 Perguntas Frequentes:

 

  1. O que significa “armazenamento em pool” no Google Workspace for Education? O que é contabilizado nesse tipo de armazenamento?

O armazenamento em pool é o armazenamento total compartilhado por todos usuários (contas de e-mail) na conta Google Workspace da Unifesp. São contabilizados no armazenamento, sem limitação, os arquivos do Google Drive, Gmail e Google Fotos. 

Para saber mais acesse o artigo do suporte Google: https://support.google.com/a/answer/9214707

  1. O que acontece quando o limite de armazenamento de um usuário ou do domínio é excedido no Google Workspace for Education?

    Os usuários que ultrapassarem a cota de armazenamento podem fazer login na conta no período estabelecido pela política da Unifesp para efetuar a limpeza ou migração dos seus dados. Após o prazo, a conta poderá ser suspensa/bloqueada. 

  • Não é possível fazer upload de novos arquivos ou imagens para o Google Drive.
  • Não é possível fazer backup de fotos e vídeos no Google Fotos.
  • Também não é possível criar arquivos em apps de conteúdo colaborativo, como Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard. Até a redução do uso do armazenamento, ninguém pode editar nem copiar os arquivos afetados, nem enviar formulários que pertençam ao usuário.
  1. O que acontece com o Google Sala de Aula quando o limite de armazenamento de um usuário ou o total do domínio é excedido?
  • Não será possível criar atividades com novos arquivos que ainda não foram enviados ou criados.
  • Os docentes não poderão exportar notas para o Planilhas Google.
  • Os estudantes não poderão enviar atividades com arquivos anexos.
  1. O que devo fazer se minha conta exceder a cota de armazenamento no Google Workspace for Education?

    Deverá migrar os arquivos para outra plataforma ou excluir arquivos desnecessários.

  1. Como saber quanto do espaço de armazenamento da minha cota estou utilizando?

    Logado na conta de e-mail institucional que deseja verificar o armazenamento, acesse: https://drive.google.com/drive/quota

  1. E se eu precisar de espaço de armazenamento no Google Drive superior à cota definida?

Entre em contato com o SuaUnifesp e justifique o pedido.  Acesse https://atendimento.unifesp.br

  1. Posso migrar dados do Drive para outras plataformas?

Sim. Poderá utilizar a ferramenta Google Takeout (https://takeout.google.com/settings/takeout) para realizar essa tarefa. Saiba mais nesse artigo do suporte do Google: https://support.google.com/accounts/answer/3024190

  1. Qual uso deve ser feito desses espaços de armazenamento?

O principal objetivo dos espaços de armazenamento é armazenar e compartilhar de arquivos  sensíveis ou importantes para o exercício das atividades de trabalho da universidade, sendo vedada a utilização desses espaços para fins diferentes daqueles relacionados às suas atribuições na instituição. Além disso, é proibida as seguintes práticas:

  • O armazenamento de arquivos maliciosos, que possam comprometer a segurança da informação.
  • O armazenamento de arquivos contendo qualquer informação, dado ou material que viole a legislação federal, estadual ou municipal em vigor, bem como contrarie qualquer legislação (normas e resoluções internas) da Unifesp.
  • O armazenamento de arquivos protegidos por direitos de propriedade intelectual de terceiros.
  • Demais utilizações que estejam em desacordo com a legislação vigente, assim como utilizações que possam comprometer as políticas da Unifesp.