1. Escola da Cidadania Pedro Yamaguchi Ferreira

Fazia parte dessa Escola as primeiras edições do Curso “Cannabis medicinal”, entre 2018 e 2020. Depois do falecimento do Padre Ticão (01/01/2021), este curso começou a ser oferecido pela  Escola da Cidadania Padre Ticão (ECPT), sediada em Ubatuba.

  1. Escola da Cidadania Padre Ticão (ECPT)  

A Escola de Cidadania Padre Ticão, sediada em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foi criada em abril de 2021, sob a coordenação de Gabi Dainezi, que atuou ao lado do Padre Ticão, na escola de Cidadania da Zona Leste, e pela Professora Eliana Rodrigues.

Com o foco na temática da Saúde e da Cidadania. O objetivo central da ECPT é a trabalhar discutir através da educação social, como acessar a cidadania e a saúde integrativa, proporcionando conscientização, transformação social, individual e coletiva, através de cursos, oficinas e vivências.

A escola de Cidadania Padre Ticão se norteia na participação comunitária, seja de agentes públicos, seja do próprio indivíduo cidadão, respeitando os saberes populares e os conhecimentos e a validação científica, para que seja possível a construção de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais, principalmente quanto à saúde.

Faz parte dessa Escola as novas edições do Curso “Cannabis medicinal”, que passa a se chamar “O Uso Terapêutico da Cannabis sativa L. a partir da sua nona edição”.  Curso gratuito e certificado pela UNIFESP, desde 2018.