Etnobotânica como ferramenta para a confecção de sabonetes naturais no Quilombo do Cambury, Ubatuba, São Paulo, Brasil.

 

EQUIPE

Orientador: Eliana Rodrigues

Aluna: Joyce Araújo Sales Silva

 

RESUMO

A fitocosmética se dedica ao estudo e à aplicação dos conhecimentos da ação dos princípios extraídos de espécies de plantas para a confecção de cosméticos naturais. Este projeto tem como objetivo utilizar a Etnobotânica como ferramenta para viabilizar a confecção de sabonetes naturais utilizando a diversidade da flora da Mata Atlântica do Quilombo do Cambury. A partir de cinco encontros, pretende-se oferecer oficinas de confecção de sabonetes para que no final a comunidade esteja capacitada a confeccionar sabonetes com produtos à base de plantas da mata atlântica. Serão utilizados métodos da etnobotânica e da química de produtos naturais. Os primeiros viabilizarão o registro das plantas com propriedades aromáticas e/ou medicinais selecionadas pela própria comunidade, a compor os produtos naturais; enquanto o segundo proporcionará a extração dos princípios ativos presentes nestas plantas, a serem inseridos nestes produtos. Espera-se que este projeto aumente a sustentabilidade das atividades socioeconômicas locais com a participação dos próprios moradores, além de fornecer uma troca de saberes com a comunidade local.

 

 

ETNOBOTÂNICA COMO FERRAMENTA PARA APLICAÇÃO DO EXTRATO DE Philodendron martianum Engl. NO DESENVOLVIMENTO DE SHAMPOOS EM BARRA. 

EQUIPE

Orientador: Profa. Dra. Eliana Rodrigues

Aluna: Ingrid de Souza Santos

Co-orientadora: Profa. Dra. Vânia Leite

Colaborador: Msc Anderson Ueno

 

RESUMO

            A fitocosmética é um segmento da cosmetologia onde são estudados e aplicados os princípios ativos encontrados em espécies vegetais na confecção de cosméticos naturais. O projeto atual possui como objetivo o uso da Etnobotânica na confecção de shampoos em barra utilizando uma planta de uso tradicional da Mata Atlântica, a banana da pedra (Philodendron martianum Engl. - Araceae). Será realizada a extração da mucilagem presente em sua folha/pecíolo e em seguida testes de estabilidade do produto final, para que assim possa ser dada uma oficina para os moradores do Quilombo Bairro do Cambury, Ubatuba, S.P., Brasil; capacitando-os para que realizem a própria confecção de shampoos. Serão utilizados métodos da química de produtos naturais, que viabilizarão a extração da mucilagem e testes da sua estabilidade, gerando um produto final seguro e eficaz. Espera-se que com o desenvolvimento deste estudo, a confecção de fitocosméticos seja mais uma forma de geração de renda local e que contribua para o uso sustentável das plantas encontradas na Mata Atlântica.