A BIBLIOTECA DO ICAQF

 

O Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - ICAQF da UNIFESP Campus de Diadema foi criado em 2007 com o propósito de integrar cursos relacionados às Ciências Químicas e Farmacêuticas. A vocação ambiental de seu local de instalação, próximo à Represa Billings, associada à natureza industrial do município de Diadema deu origem aos cursos de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Ciências - Licenciatura, Farmácia e Bioquímica, Química e Química Industrial.

Durante a fase inicial, o campus Diadema contava com 200 alunos ingressantes e, com o aumento da oferta de vagas, atualmente, tem cerca de 2500 alunos de graduação e 325 alunos de pós-graduação. A Biblioteca do ICAQF iniciou suas atividades também em 2007, com acervo de 1.225 livros. Hoje possui 20.218 exemplares físicos e, em sua maioria, atende às bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos e abrange áreas das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências da Saúde, demais áreas em menor quantidade: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

A biblioteca esteve situada na Unidade Manoel da Nóbrega de 2009 à 2022 (o imóvel pertence ao Município de Diadema e foi cedido à Universidade por meio de convênio) e a área total destinada à biblioteca era de apenas 346m2. A partir de julho de 2022 a Biblioteca foi transferida para a Unidade José Alencar - Complexo Didático e ocupa 472m2. A ocupação de espaço físico maior e mais adequado deverá ocorrer com a finalização da construção do novo campus, o que ainda não tem data definida.