(01/03/12 a 30/04/15)
Financiamento: Auxílio Regular Processo FAPESP / Condephaat / Sec: 2012 / 50039-8.
Nessa pesquisa, demonstramos que a colonização de território de Guarulhos é caracterizada por um processo em que os indígenas foram usados como escravos de um dos primeiros empreendimentos de mineração de ouro no período colonial no século XVI. A ocupação territorial pelas aldeias jesuítas e pela mineração de ouro modificou radicalmente a configuração da terra indígena e provocou a realocação da mão-de-obra.Esta pesquisa discutiu o processo de apropriação privada dos assentamentos originais com base em dados arqueológicos, o processo de confisco de terras indígenas e, como conseqüência, uma redução drástica da população indígena, levando ao genocídio da população indígena original de Guarulhos.
Para saber mais:
https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/119007/116398
Integrantes: Cláudia Regina Plens (Coordenadora) / Alexandre Pianelli Godoy / Luiz Ferla / Fernando Atique / Marcia Eckert Miranda / José Carlos Vilardaga / Gilberto da Silva Francisco / Vagner Porto.
O projeto se desdobrou em outras frentes, como:
1) Encontros acadêmicos de interlocução entre grupos de pesquisa (UNIFESP, UNESP e PUCAMP): O primeiro encontro ocorrido na PUCAMP, com grupos de pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Cláudia Regina Plens, Prof. Dr. Eduardo Romero e Profa. Dra. Cristina Stucchi. Seguiu-se o seminário Território e Patrimônio: História, memória e conservação (novembro de 2014), realizado pela LEA-UNIFESP no Teatro Nelson Rodrigues (Guarulhos), que teve como organizador e mediador o Prof. Dr. Fernando Atique. Além de grupos da UNIFESP, PUCAMP e UNESP-Rosana, estavam presentes professores do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vagner Porto e Profa. Dra. Maria Cristina Bruno.
2) Exposição cultural de resultados da pesquisa do PIPAG e intitulada “A Cartografia das Pessoas de Guarulhos”, com financiamento da FAPESP / Condephaat / SEC, uma exposição aberta à visitação no Centro Educacional Adamastor, no mês de agosto de 2015.
(acesso em: https://drive.google.com/file/d/14Px0lShe3D8YACaGEJGMItTJZMcAEZ7j/view?usp=sharing)
3) Filmagem da TV UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo / Fundação Padra Anchieta, para gravação de entrevistas sobre as ruínas de mineração de ouro de Guarulhos. (ver https://youtu.be/96ER7jF1rNI );
4) Apresentação no World Archaeological Congress, Kyoto, Japan, 2016 (apoio: Fapesp).
5) Publicações:
PLENS, Cláudia R. Objetos, Paisagens e Patrimônio: Arqueologia do Colonialismo e as Pessoas de Guarulhos. R. Museu Arq. Etn., 26 de 2016.
https://www.revistas.usp.br/revmae/issue/view/8896
PLENS, Cláudia R. Objetos, Paisagens e Patrimônio: Arqueologia do Colonialismo e as Pessoas de Guarulhos. São Paulo: Annablume / FAPESP / LEA, 2017.
http://www.annablume.com.br/loja/product_info.php?products_id=2160&osCsid=ih6nkjj8p3h