A Superintendência de Tecnologia da Informação da UNIFESP celebra 6 anos de governança voltada às tranformações digitais e à inovação em plena etapa de Integração do seu quadro de pessoal: um marco na modernização tecnológica da Unifesp e nos frutos do trabalho colaborativo.
Por: Escritório de Redação e Comunicação da STI | Atualizado em 15 de setembro de 2024
Criada em 2018, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UNIFESP surgiu como uma resposta estratégica à crescente demanda por soluções tecnológicas eficientes e seguras na universidade. Na época, a necessidade de expandir a infraestrutura tecnológica e integrar os sistemas administrativos tornou imperativo o estabelecimento de uma unidade autônoma dedicada exclusivamente à gestão da tecnologia da informação. Desde então, a STI enfrentou inúmeros desafios, adaptando-se à rápida evolução tecnológica e aos cenários institucionais em constante mudança, o que exigiu atualizações contínuas na infraestrutura e um compromisso permanente com a capacitação de sua equipe.
Nestes seis anos, a STI modernizou a Infraestrutura de TI por meio da renovação dos servidores de rede, a ampliação dos pontos de acesso de Wi-Fi nos campi e a implementação de sistemas de segurança da informação, garantindo um ambiente digital ágil e seguro para alunos, professores e TAEs. Sua dedicação para aprimorar e tornar o Sistema de Informações Universitárias mais integrados promoveu a facilitação de processos como matrículas, controle acadêmico e gestão de recursos. Durante a pandemia de COVID-19, o seu papel foi crucial na migração das atividades acadêmicas e administrativas para o modo remoto emergencial, o que se deu por meio da implementação de ferramentas de videoconferência e de e-learning, além do oferecimento de suporte contínuo a toda a comunidade acadêmica. Com a chegada do sistema SUA Unifesp, ela demonstrou seu compromisso com a modernização e a otimização da prestação de serviços institucionais, facilitando o acesso e a utilização dos recursos da universidade por parte de toda comunidade acadêmica. Em resumo, são muitas conquistas e inovações que fazem parte da trajetória da STI.
No entanto, o mais importante a se destacar é que a essência do crescimento da STI é o trabalho colaborativo e a dedicação da nossa equipe. Cada membro desse time representa uma história, um conjunto de habilidades e uma paixão por fazer a diferença no ambiente acadêmico e é isso que impulsiona todas as conquistas, tanto as passadas quanto as em curso.
O cultivo de um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade, o respeito e o apoio mútuo é a essência que nos torna capazes de superar tantos desafios e transformar nossos obstáculos em oportunidades. Ao longo dos últimos seis anos, a combinação de talentos e esforços geraram resultados extraordinários, impactando positivamente a universidade como um todo.
É por isso que, em meio a nossa celebração, anunciamos com muito entusiasmo a integração de todo o quadro de recursos humanos das Divisões de Tecnologia da Informação dos campi à STI. Essa é uma nova etapa para todos os profissionais de TI da universidade e, para nós, representa a agregação de novos sonhos e talentos e a expansão das nossas realizações futuras.
Que essa integração seja um lembrete de que, juntos, somos mais fortes. Cada contribuição, por menor que pareça, é fundamental para o sucesso coletivo. Ao comemorar esses seis anos, é importante reconhecer que a jornada foi construída com base na confiança, no comprometimento e no desejo comum de criar um futuro melhor e mais conectado para toda a comunidade da UNIFESP.
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À comunidade acadêmica,
Esperamos que se encontrem bem e pedimos a atenção de vocês para as informações que seguem.
A partir do dia 16 de outubro de 2023, a plataforma de atendimento aos usuários estará com uma nova aparência e novas funcionalidades. O sistema para abertura de chamados está sendo reformulado para melhorar a experiência de toda comunidade Unifesp com as solicitações de serviços.
Para isso, estamos prevendo que ocorrerá uma parada técnica próxima ao feriado de 12 de outubro e enviaremos em breve novas informações a esse respeito.
Esse comunicado prévio tem como intenção alertá-los para essas mudanças e pedir a compreensão de todos.
Cordialmente,
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação
Universidade Federal de São Paulo
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Informamos que, devido à atualização do software do Repositório de Dados de Pesquisa Unifesp e à migração dos dados existentes, o sistema estará indisponível em 01/06/2023 durante todo o dia. No entanto, a partir do dia seguinte, o RDP estará novamente acessível, porém apenas para visualização de datasets e dados em acesso aberto que já foram publicados.
Solicitamos a todos(as) que necessitarem abrir novos dataverses de pesquisa, publicar datasets ou compartilhar seus dados, que o façam antes do dia 01/06. A plataforma voltará a funcionar plenamente a partir de 03/07/2023.
O Repositório Institucional não será afetado, assim como o fluxo de depósito de teses, dissertações e tccs.
Agradecemos a compreensão e permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais pelo e-mail:
CRBU Unifesp
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Por Elton Alisson, da Agência Fapesp*
Foi lançada na quinta-feira (29/9) uma rede de fibra óptica de alta velocidade que permitirá a conexão das universidades paulistas entre si e com instituições do exterior para compartilhamento de dados científicos, materiais didáticos e processamento computacional de alto desempenho. Além disso, poderá servir como um ambiente multiusuário para pesquisa na área de engenharia e de computação.
Batizada de Backbone SP, a rede interligará as universidades de São Paulo (USP), Presbiteriana Mackenzie, as estaduais Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp), além das federais de São Paulo (Unifesp), de São Carlos (UFSCar) e do ABC (UFABC) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Desenvolvido ao longo dos dois últimos anos, o Backbone SP será operado pela Research and Education Network at São Paulo (Rednesp), a antiga Rede ANSP, apoiada pela Fapesp.
“A Rede ANSP, criada em 1988 pela Fapesp para atender as três universidades estaduais paulistas [USP, Unesp e Unicamp], rapidamente abriu caminho para a internet no Brasil. Até 2020, foram aportados US$ 125 milhões para a gestão dela”, disse Marco Antonio Zago, presidente da Fundação, na abertura do evento.
O Backbone SP interligará as oito universidades paulistas a uma velocidade de 100 Gigabits por segundo (Gbps), que é mais do que suficiente para atender à demanda atual dessas instituições de pesquisa, mas é escalável e pode ser aumentada de acordo com a necessidade.
“O uso de dados é cada vez mais crítico. Essa infraestrutura é fundamental para toda a ciência que é feita no Estado de São Paulo e é importante que seja usada da melhor forma possível”, avaliou Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fapesp.
De acordo com João Eduardo Ferreira, coordenador da Rednesp, o Backbone SP também será a espinha dorsal para conexão das universidades paulistas às redes acadêmicas internacionais, feita por meio de cabos submarinos localizados nos oceanos Atlântico e Pacífico. Além desses dois cabos foi contratado um terceiro para assegurar a conexão em caso de eventuais problemas nos dois links internacionais.
Por meio desses links a Redenesp está vinculada às redes acadêmicas internacionais, como a Americas Africa Lightpaths (AmLight) e a RedCLARA, da América Latina.
“Estamos pareados agora, do ponto de vista de capacidade de transmissão, com os backbones internacionais”, afirmou Ferreira.
Infovia para redes privadas 5G
O Backbone SP também está preparado para viabilizar conexões de iniciativas das universidades paulistas que demandem maior largura de banda, como redes 5G privadas.
Baseado em tráfego de dados, o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga está possibilitando o surgimento de redes privadas para interligação de diversos dispositivos baseados em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).
“O que estamos propondo como próximo passo é que o Backbone SP sirva como uma infovia para trocar dados das redes 5G privadas, que, apesar de fechadas entre si, precisam se comunicar e interligar todos esses dispositivos de conectividade das universidades como alternativa à infraestrutura de comunicação de longa distância disponibilizada pelas operadoras”, diz Ferreira.
A fim de demonstrar a viabilidade da ideia, os pesquisadores da Rednesp, em parceria com a Nokia, fizeram uma demonstração do funcionamento de uma rede privada 5G.
“Além de permitir aumentar a eficiência na troca de dados científicos, materiais didáticos e processamento de alto desempenho, o Backbone SP também será um ecossistema de conectividade”, avaliou Ferreira.
Maior ponto de tráfego do mundo
São Paulo já é o maior ponto de tráfego de internet no mundo. A marca foi atingida em março de 2021, durante a pandemia de covid-19, destacou Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
“Passamos Frankfurt [na Alemanha], que era o maior do mundo. Isso aconteceu porque aqui há pessoas que cooperam para que isso funcione da melhor maneira possível. Estamos orgulhosos de que isso funcionou e que internet continua sendo desenvolvida em um esquema de cooperação voluntária e adequada”, avaliou Getschko.
O especialista foi responsável pela implantação do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Fapesp em 1991, quando começaram a ser dados os primeiros passos para a viabilização da internet no Brasil.
“O primeiro ponto de troca de tráfego de internet no Brasil foi instalado no prédio da Fapesp entre 1996 e 1997”, lembrou.
*Matéria original disponível neste link.
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Informe:
Desde a implantação do projeto Google Workspace (antes conhecido como GSuite), em 2019, quando da migração dos e-mails @unifesp.br da infraestrutura própria da Unifesp para a plataforma em nuvem do Google, todos as contas institucionais passaram a ter espaço de armazenamento ilimitado, tanto para e-mails quanto para arquivos, documentos, fotos e etc.
Inicialmente, o Google informou a todas as universidades aderentes ao projeto, incluindo a UNIFESP, que este recurso de armazenamento ilimitado seria mantido por tempo indeterminado, contudo, houve uma mudança por parte do Google e este recurso só está garantido até o final de 2023, quando passará a existir um limite de uso por instituição.
Visando minimizar ao máximo os possíveis problemas que esta limitação trará à nossa comunidade, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) vem implementando novos sistemas de monitoramento de espaço para adequar a Universidade às novas imposições que serão aplicadas pelo Google.
Diante do exposto, foi publicada a Resolução CETIC nº 01/2022, definindo as limitações que deverão ser aplicadas aos usuários. A regra limita em 5GB o espaço de armazenamento para os usuários, podendo chegar a 15GB mediante justificativa.:
Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir do drive os arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado com sua conta institucional):
- Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza, acessando https://drive.google.com/settings/storage
- Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários, acessando https://drive.google.com/drive/quota
O prazo final de adequação de todos os usuários é até março de 2023. Depois desse prazo serão aplicadas sanções até que haja a adequação do volume de armazenamento.
Vale lembrar que o serviço de armazenamento é destinado à fins educacionais. Recomendamos que os usuários iniciem a adequação às novas cotas de armazenamento antes do prazo informado, visando não ficar impedido de realizar o armazenamento de novos arquivos e/ou de receber novos e-mails.
A Unifesp tem buscado alternativas junto ao MEC e outras entidades para que seja revista essa política, concomitante buscando outras soluções, portanto, a normativa pode ser revista a qualquer momento.
📌Documentos:
Resolução CETIC nº 01/2022: https://sei.unifesp.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1418382&id_orgao_publicacao=0
Dicas:
- Tenha o hábito de apagar mensagens de e-mail e arquivos que você não precisa mais;
- Evite anexar arquivos grandes em mensagens de e-mail, em vez disso, use o FileSender@RNP
- Evite armazenar vídeos na sua conta, prefira o eduPlay@RNP ou YouTube;
- Evite armazenar fotos, músicas e conteúdo multimídia;
- Utilize somente para fins institucionais (evite usar para assuntos pessoais);
Dúvidas:
Em caso de dúvidas procure a SuaUnifesp: https://atendimento.unifesp.br
Perguntas Frequentes:
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O que significa “armazenamento em pool” no Google Workspace for Education? O que é contabilizado nesse tipo de armazenamento?
O armazenamento em pool é o armazenamento total compartilhado por todos usuários (contas de e-mail) na conta Google Workspace da Unifesp. São contabilizados no armazenamento, sem limitação, os arquivos do Google Drive, Gmail e Google Fotos.
Para saber mais acesse o artigo do suporte Google: https://support.google.com/a/answer/9214707
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O que acontece quando o limite de armazenamento de um usuário ou do domínio é excedido no Google Workspace for Education?
Os usuários que ultrapassarem a cota de armazenamento podem fazer login na conta no período estabelecido pela política da Unifesp para efetuar a limpeza ou migração dos seus dados. Após o prazo, a conta poderá ser suspensa/bloqueada.
- Não é possível fazer upload de novos arquivos ou imagens para o Google Drive.
- Não é possível fazer backup de fotos e vídeos no Google Fotos.
- Também não é possível criar arquivos em apps de conteúdo colaborativo, como Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard. Até a redução do uso do armazenamento, ninguém pode editar nem copiar os arquivos afetados, nem enviar formulários que pertençam ao usuário.
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O que acontece com o Google Sala de Aula quando o limite de armazenamento de um usuário ou o total do domínio é excedido?
- Não será possível criar atividades com novos arquivos que ainda não foram enviados ou criados.
- Os docentes não poderão exportar notas para o Planilhas Google.
- Os estudantes não poderão enviar atividades com arquivos anexos.
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O que devo fazer se minha conta exceder a cota de armazenamento no Google Workspace for Education?
Deverá migrar os arquivos para outra plataforma ou excluir arquivos desnecessários.
- Para pesquisar e excluir e-mails grandes ou desnecessários, siga as instruções do Gmail em Gerenciar arquivos no armazenamento do Google Drive.
- Se precisar salvaguardar (realizar backup) arquivos que excedam o limite de armazenamento da conta escolar, exporte um arquivo com seus dados do Drive, Gmail e Fotos usando o Google Takeout. Em seguida, exclua arquivos, mensagens e anexos desnecessários e esvazie a lixeira para liberar espaço de armazenamento. Saiba como fazer o download dos seus dados em um arquivo.
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Como saber quanto do espaço de armazenamento da minha cota estou utilizando?
Logado na conta de e-mail institucional que deseja verificar o armazenamento, acesse: https://drive.google.com/drive/quota
- E se eu precisar de espaço de armazenamento no Google Drive superior à cota definida?
Entre em contato com o SuaUnifesp e justifique o pedido. Acesse https://atendimento.unifesp.br
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Posso migrar dados do Drive para outras plataformas?
Sim. Poderá utilizar a ferramenta Google Takeout (https://takeout.google.com/settings/takeout) para realizar essa tarefa. Saiba mais nesse artigo do suporte do Google: https://support.google.com/accounts/answer/3024190
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Qual uso deve ser feito desses espaços de armazenamento?
O principal objetivo dos espaços de armazenamento é armazenar e compartilhar de arquivos sensíveis ou importantes para o exercício das atividades de trabalho da universidade, sendo vedada a utilização desses espaços para fins diferentes daqueles relacionados às suas atribuições na instituição. Além disso, é proibida as seguintes práticas:
- O armazenamento de arquivos maliciosos, que possam comprometer a segurança da informação.
- O armazenamento de arquivos contendo qualquer informação, dado ou material que viole a legislação federal, estadual ou municipal em vigor, bem como contrarie qualquer legislação (normas e resoluções internas) da Unifesp.
- O armazenamento de arquivos protegidos por direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Demais utilizações que estejam em desacordo com a legislação vigente, assim como utilizações que possam comprometer as políticas da Unifesp.
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Informamos que, no dia 25/11/2022 (sexta-feira), entre 9 e 11h, a STI fará uma parada emergencial nos sistemas institucionais para manutenção no setor de armazenamento de dados do datacenter.
A internet funcionará normalmente e somente os sistemas serão afetados.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo Canal da Atendimento: https://sua.unifesp.br/ajuda
Agradecemos a compreensão.
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp)
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O servidor da STI Alexsandro Carvalho exibe o certificado de premiação
De 5 a 7 de julho de 2022, ocorreu em Aracaju (SE) o Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Universidades Federais (WTICIFES). Promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Ifes, o evento reuniu gestores(as), analistas e técnicos(as) de TI de todas as federais brasileiras e foi sediado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a temática As TICs como eixo de sustentação da estratégia das Ifes.
A Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo (STI/Unifesp) foi selecionada para apresentar dois projetos já implantados na instituição:
- Software Prod+: Eficiência e Automatização na descoberta da produção intelectual Unifesp, de autoria de Alexsandro Cardoso Carvalho, Tiago Murakami, Virgínia Maria L. Leite e Lidiane Cristina Silva.
- Indicadores de Gestão Universitária: estudo de caso da implementação do Portal de Indicadores na Universidade Federal de São Paulo, de autoria de Alexsandro C. Carvalho, Virgínia M. L. Leite, Vanderlin Amorim P. Junior, Mauricio Palazzuoli e Lidiane C. Silva.
Os dois casos foram apresentados por Alexsandro Carvalho, sendo elogiados pela comunidade presente no evento, sendo um deles, o Portal de Indicadores, premiado como um dos melhores trabalhos apresentados. O espaço reúne, em um só lugar, dados institucionais de toda a universidade. Leia mais aqui.
Além disso, o encontro foi uma oportunidade de networking com diversas instituições, no qual foi estabelecida uma parceria com a Universidade Federal do Sergipe, que fará a implementação do Portal de Produção Científica - Prod+ na instituição.
“Foram quase cem trabalhos submetidos, e muitos de contribuição imensa para as universidades. Receber esse prêmio foi um grande reconhecimento das atividades que a STI vem realizando, com apoio da gestão, em melhorar cada vez mais os serviços disponibilizados à comunidade acadêmica”, comemora Lidiane Cristina da Silva, superintendente da STI/Unifesp, Lidiane Cristina da Silva.
Reunião com a Reitoria da UFS para parceria no uso do Prod+ (fotos: DECAV/UFS)
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Informamos que, no dia 11/07/2022 (segunda-feira), alguns sistemas e sites da Unifesp estão sofrendo intermitência no acesso devido a troca dos certificados de segurança.
O processo de manutenção poderá se prolongar até sexta-feira(14/07/2022)
Agradecemos a compreensão.
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp)
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Em complemento às notas anteriores, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) informa aos usuários da VPN “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e dos serviços de acesso remoto, que os mesmos estão suspensos temporariamente. A STI informará em breve os novos procedimentos para utilização desses serviços.
Os sistemas afetados nos setores administrativos, acadêmicos e hospitalares estão sendo restabelecidos de forma gradativa.
Solicitamos compreensão à nossa comunidade nesse momento de dificuldade técnica.
Superintendência de Tecnologia da Informação
Universidade Federal de São Paulo
10 de março de 2022
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Informamos que, no dia 17/6/2022 (sexta-feira), a partir das 9h, haverá uma manutenção emergencial em alguns equipamentos de TI no Data Center Central, o que poderá acarretar intermitência no acesso à internet da rede acadêmica, VPN e alguns sistemas internos.
O processo de manutenção poderá se prolongar até as 11h.
Agradecemos a compreensão.
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp)
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A Superintendência de Tecnologia da Informação informa que o serviço de vídeoconferência da A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) teve a sua política de armazenamento de gravação das videoconferências alterada(https://conferenciaweb.rnp.br).
Essa mudança aumentou o espaço de armazenamento padrão da RNP que era de 10GB para 100GB.
Além disso os vídeos com as gravações das reuniões estarão disponíveis em até 12 horas e não mais em até 48 horas.
No entanto, você terá até 30 dias para resgatar suas gravações e não mais 90 dias como é atualmente. Após esse período elas serão automaticamente apagadas não sendo possível sua recuperação;
A nova política passa a valer a partir do dia 06 de dezembro de 2021.
Lembramos que o serviço de vídeoconferência da RNP possui as seguintes funcionalidades:
- Até 100 participantes
- Streaming e armazenamento no EduPlay
- Notas compartilhadas
- Compartilhamento de tela, janela ou aplicativos
- Acesso rápido, estável e intuitivo
- Salas de apoio
Se você é estudante, professor(a) ou pesquisador(a) da Unifesp e login e senha da intranet, está apto a utilizar o serviço.
Para mais informações acesse: https://sua.unifesp.br/pt-br/catalogo_ti/videoconferencia/mconf
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI Unifesp)
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Todas as etapas serão realizadas em um só sistema, desenvolvido pela STI/Unifesp
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