Link para o Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4251443655560947

 

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

e-mail alternativo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Área de pesquisa:

Nosso grupo tem dois grandes focos de estudo. Um, de pesquisa básica laboratorial, tem como principal interesse estudar os mecanismos inflamatórios mediados por receptores da imunidade inata envolvidos no desenvolvimento de doenças. Já o segundo, tem como principal interesse a pesquisa em Ensino em Biologia. Neste caso, nosso foco está no estudo e desenvolvimento de estratégias ativas de ensino e, também, no estudo dos aspectos históricos que norteiam a disciplina de Biologia.

 

Linha(s) de pesquisa:

Linha 1: Estudo dos mecanismos inflamatórios mediados por receptores da imunidade inata na Esclerose Lateral Amiotrófica Linha 2: O uso estratégias de aprendizagem significativa na formação de professores de biologia Linha 3: O processo de construção da disciplina escolar Biologia

 

Formação acadêmica:

Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Parasitologia pela Universidade de São Paulo (2013).

 

Publicações:

BARBOZA, R. et al. Endotoxin Exposure during Sensitization to Blomia tropicalis Allergens Shifts TH2 Immunity Towards a TH17-Mediated Airway Neutrophilic Inflammation: Role of TLR4 and TLR2. Plos One, v. 8, p. e67115, 2013.

BARBOZA, R. et al. MyD88 Signaling is Directly Involved in the Development of Murine Placental Malaria. Infection and Immunity (Print), p. 830-838, 2013.

BASTOS, K. R. B. ; BARBOZA, R. et al. Role of endogenous IFN-g in macrophage programming induced by IL-12 and IL-18. Journal of Interferon & Cytokine Research, v. 27, p. 399-410, 2007.

Ensino

BARBOZA, R.et al. Critérios de seleção de conteúdos de Biologia utilizados por professores em formação inicial. In. XI ENPEC, Florianópolis, 2017.

BARBOZA, R.; MARTORANO, S. A. A.. O caso da vacina tríplice e o autismo: o que os erros nos ensinam sobre os aspectos da natureza da ciência. In: Breno Arsili Moura, Thais Cyrino de Mello Forato. (Org.). Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: Ensaios para a Formação de Professores. 1ed.São Bernardo: UFABC, 2017, v. , p. 53-70.

BARBOZA, R.; MOREIRA, R. S.; FERRARI, M. F. R. Using active learning strategies to enhance student´s cognitive skill in science education. In: Neuroscience 2015, Chicago. Neuroscience Meeting Planner. Washington: Society for Neuroscience, 2015. v. 24.11S.

 

Grupo:

Flávia Cardoso Rodrigues (M), Isabela Nagy Iorio (IC), Mateus Miranda Silva (IC), Patrícia Oliveira de Castro (IC/TCC), Gil Chinagaia (TCC).