Sobre:
O Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU), sistema desenvolvido a partir do Helios Voting, de código livre e aberto, para a realização de eleições uninominais ou plurinominais, com auditoria aberta ao público (end-to-end voter verifiable – E2E), permitindo que servidores(as) e estudantes, devidamente habilitados(as), participem dos processos eleitorais, utilizando-se de dispositivos conectados à internet, para o envio remoto de voto.
O uso do SEVU está normatizada pela RESOLUÇÃO Nº 187/2020/CONSELHO UNIVERSITÁRIO.
Público Alvo:
São aptas a utilizar o SEVU todas as estruturas previstas no Estatuto ou no Regimento Geral da Unifesp em que haja prerrogativa de processo eleitoral, votação secreta ou de consulta.
Prazo mínimo de solicitação:
45 dias de antecedência da data de início da votação.
Como solicitar:
O(a) presidente da Comissão Eleitoral deverá solicitar, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o uso do SEVU, à STI, incluindo os seguintes documentos:
I - ato normativo com a constituição da Comissão Eleitoral;
II - ato normativo com aprovação das normas do processo eleitoral ou da consulta à comunidade universitária, com previsão da votação on-line;
III - lista de candidatos(as), com as inscrições deferidas pelo(a) presidente da Comissão Eleitoral, na ordem em que devem ser configurados(as) nas urnas;
IV - lista de eleitores(as) aptos(as) a votar, separados(as) por categoria: servidores(as) docentes, servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação (TAEs), discentes de graduação e discentes de pós-graduação; informando nome completo e CPF.
V - data e horário de início e fim da votação;
VI - data e horário previsto para o processo de apuração das urnas;
VII - definição sobre a forma de acesso dos(as) eleitores(as), conforme o art. 12 da Resolução.
Perguntas e Respostas:
-
Quão secreto é meu voto no Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU) ?
-
O que há de tão “inteligente” no Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU) ?
-
Existe alguma restrição quanto à utilização de aparelhos celulares para fazer a votação?
-
É obrigatório que os eleitores/votantes possuam login da Intranet?
-
Porque o login e senha da intranet só são solicitados no final?
O Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU), originalmente chamado Helios Voting, é verdadeiramente verificável. Cada eleitor(a) obtém um rastreador de cédula inteligente que pode ser verificado no Centro de Rastreamento de Cédulas para garantir que a cédula foi recebida e computada de maneira adequada. O que isso significa é que ninguém, nem mesmo os administradores do sistema de votação SEVU, podem alterar o seu voto.
O SEVU se preocupa muito em proteger o sigilo do seu voto. Na maioria dos navegadores modernos, o seu voto é criptografado dentro do navegador, antes mesmo de ser enviado ao servidor. Mesmo em navegadores mais antigos, seu voto é criptografado antes de você entrar no SEVU. Em todos os casos, o seu voto é armazenado no banco de dados apenas de forma criptografada. O SEVU então usa técnicas criptográficas avançadas para combinar todos os votos criptografados em uma contagem criptografada, e apenas a contagem é descriptografada. Isso significa que sua cédula nunca é descriptografada individualmente.
Um número de rastreamento típico, digamos para o envio de um pacote, é mais ou menos um número aleatório: significa nada mais do que o rótulo do pacote. É concebível que seu pacote chegue lá, com o número de rastreamento intacto, mas seu conteúdo destruído. No mundo digital, somos capazes de produzir um tipo especial de número de rastreamento que está longe de ser aleatório: é uma impressão digital da criptografia de seu voto. Portanto, se o seu rastreador de cédula inteligente chegar até a contagem, você sabe que não apenas sua cédula entrou na contagem, como também sabe que não foi adulterada no processo. Isso é o que o torna inteligente.
Ao final do período de votação, a STI com a comissão eleitoral realiza a apuração dos dados, gera um arquivo PDF da página da apuração, bem como das verificações de cédulas da urna digital, e anexa a resposta no processo SEI aberto pelo presidente da comissão eleitoral.
A página da urnas do SEVU é responsiva, ou seja, se adapta a qualquer tamanho de tela. É possível votar pelo celular, tablet ou computador.
O sistema não trata a composição do voto nem percentuais. Nestes casos o que precisa ser feito e ter eleições em urnas separadas para cada categoria de eleitores. Ao final da apuração, a equipe da STI enviará o resultado puro para a comissão eleitoral, anexando o PDF do resultado de cada urna em anexo ao chamado previamente aberto pelo presidente da comissão eleitoral. Esta comissão eleitoral deverá analisar e tratar os dados dando os pesos para divulgação oficial do resultado final da eleição (composta por uma ou mais eleições, as quais chamamos de urnas digitais).
Sim. O e-mail institucional é o meio de comunicação oficial na Unifesp. Ele é o meio para recebimento das mensagens com o link da cabine de votação, com o rastreador do voto ou mesmo com o resultado da eleição.
É de responsabilidade da comissão eleitoral prestar suporte ao eleitor(a) no que diz respeito à eleição. Quanto a dificuldades técnicas para acesso ao sistema a responsabilidade é da STI por meio de abertura do chamado, bem como no que diz respeito ao recebimento dos e-mails da eleição. Cabe a comissão eleitoral fazer o atendimento de primeiro nível aos eleitores, e caso necessário, esta poderá consultar a STI em um suporte de segundo nível.
Sim. Na Unifesp as credenciais de acesso da intranet são as mesmas utilizadas no sistema de votação.
Sim, cada eleitora(a) pode votar quantas vezes quiser, dentro do período em que a urna estiver aberta para receber votos, mas o SEVU vai computar apenas o último voto depositado na urna por cada eleitor. Trata-se de uma característica do sistema SEVU como dispositivo ante-coação. Cada voto possui um rastreador de cédula (hash) e o rastreador do voto que será computador para cada eleitor(a) fica listado na central de rastreamento de cédula de cada urna da eleição.
O processo de votação eletrônica on-line se difere de um processo de votação presencial tradicional. Neste novo modelo o eleitor(a) possui um rastreador de cédula, que foi gerado a partir das suas escolhas. Após a geração do rastreador, será necessário realizar a autenticação para efetuar o depósito na urna, sendo que, somente os eleitores cadastros nas urnas terão esse direito. Com o seu rastreador é possível verificar que seu voto foi depositado na urna após a finalização do processo.
Caso tenha encontrado alguma dificuldade para votar usando o Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU) , conforme instruído no Manual para Eleitores, sugerimos que proceda conforme indicado nos passos a seguir:
Passo 1: Sou um(a) eleitor(a) registrado(a)?
As listas eleitorais são formadas exclusivamente pela Comissão Eleitoral/Comissão da Consulta. Verifique seu nome na lista de eleitores que foi publicada na página da comissão. Caso não encontre, faça contato com a comissão eleitoral informando seu CPF, e-mail e Nome Completo solicitando confirmação.
Passo 2: Procurei o link no email @unifesp.br e não encontrei.
Confira se a conta de e-mail que você usa é a mesma onde você foi buscar seu link. Se você não o recebeu, deve estar no caso anterior. O link para a cabine de votação é exclusivo por urna. Ele também pode ser encontrado no site das eleicoes.unifesp.br ou no site da comissão eleitoral.
Passo 3: Recebi um link, mas não consigo depositar meu voto na urna.
Algumas pessoas conseguem resolver esse problema simplesmente usando outro navegador ou abrindo uma janela anônima (pressionando simultaneamente as teclas “Ctrl Shift n”) e colando a URL (endereço na internet) da urna informada por e-mail ou pela comissão eleitoral.
Passo 4: Ainda não consigo depositar o meu voto!
Caso nenhum dos passos anteriores viabilize a experiência do voto com sucesso na urna da eleição que você faz parte, entre em contato com a comissão eleitoral.
- Detalhes
- Categoria: Serviços
Com o Office 365, você tem à disposição uma plataforma de comunicação que oferece acesso a diversas ferramentas de colaboração on-line. Todos os estudantes e professores que possuem email institucional @unifesp da Universidade Federal de São Paulo têm direito a esse benefício.
Se você não tem seu email ainda clique aqui.
Como efetuar o cadastro?
1. Com um navegador padrão, acesse:
https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/default.aspx
2. Insira seu endereço de email institucional:
3. Complete com a informação solicitada:
4. Conclua com o preenchimento do formulário:
5. Após o preenchimento do formulário e confirmação do código que chegará em seu email institucional você já terá acesso aos produtos microsoft. O Acesso é feito pelo portal: https://microsoft.com
Se a senha foi esquecida, entre com o seu email institucional e em seguida clique em “Esqueci minha senha” e siga os procedimentos. Caso não consiga recuperar sua senha, entre em contato a Central de Serviços de TI para verificação e correção. Os meios de comunicação são apresentados abaixo.
Dúvidas e solicitações de serviço:
- Telefone: 5089-9222;
- Abertura de Chamado: Clique aqui! - Desabilite o bloqueador de Pop-ups de seu navegador.
Centro de Treinamento do Office
Vários textos, vídeos ou e-books são oferecidos em vários módulos de treinamento sobre os diversos aplicativos que integram o Office 365.
Centro de Treinamento do Office
O Office 365 possui versões em diversas línguas, mas é natural que a versão em Inglês dos módulos de treinamento estejam mais atualizados, sendo também um bom exercício para quem gosta de manter ou aprimorar o domínio da língua inglesa.
Office 365 Training Center
- Detalhes
- Categoria: Serviços
Para habilitar seu e-mail institucional, faça login na intranet - https://intranet.unifesp.br/
No menu, selecione Informática
Depois clique em Solicita E-mail Google @unifesp.br
Acessando seu e-mail UNIFESP
Acesse: http://webmail.unifesp.br com seu login e senha de intranet.
Caso sejam apresentadas mensagens de erro, favor entrar em contato com a Central de Serviços de TI para verificação e correção. Os meios de comunicação são apresentados abaixo.
Dúvidas e solicitações de serviço:
Caso ocorra algum problema com o Cadastro na Intranet e/ou acesso ao e-mails institucional, favor entrar em contato com a Central de Serviços em Tecnologia da Informação:
- Telefone: 5089-9222;
- Abertura de Chamado: Clique aqui! - Desabilite o bloqueador de Pop-ups de seu navegador.
- Detalhes
- Categoria: Serviços
Ao ingressar na Unifesp cada estudante pode criar sua conta na intranet e ter acesso ao e-mail @unifesp.br.
Com seu número de matrícula e crachá em mãos você pode solicitar seu cadastro na Intranet Unifesp.
O procedimento é simples e necessário para obter sua identificação Institucional, que permitirá o uso de serviços como email, ead, login nos laboratórios e acesso aos sistemas da Unifesp.
Clique neste link e veja os procedimentos para o cadastro na Intranet Unifesp
- Detalhes
- Categoria: Serviços
Ao realizar o cadastro para utilização do Aplicativo, o Usuário se submeterá automaticamente às regras e condições destes Termos de Uso.
O Aplicativo permite que o Usuário tenha acesso a informações e conteúdos relacionados à Unifesp, e dentro desse contexto, possa interagir com a mesma.
O cadastro para uso do Aplicativo é realizado no primeiro acesso do Usuário. Sua autenticação é realizada com login e senha da intranet. A autorização do aparelho também se dará pela intranet.
Será permitido um único cadastramento por Usuário, devendo o acesso, visualização e uso do Aplicativo ser feito pelo Usuário em caráter pessoal e intransferível. Não é permitido compartilhamento do Aplicativo em qualquer site ou ambiente virtual.
É proibida a realização de mais de um cadastro por Usuário, bem como, o Usuário se utilizar do cadastro de outro Usuário.
A UNIFESP poderá, sem prévio aviso, bloquear e cancelar o acesso ao aplicativo quando verificar que o Usuário praticou algum ato ou mantenha conduta que viole as leis e regulamentos federais, estaduais e/ou municipais, contrarie as regras destes Termos de Uso, ou viole os princípios da moral e dos bons costumes.
Toda e qualquer ação executada ou conteúdo publicado pelo Usuário durante o uso do aplicativo será de sua exclusiva e integral responsabilidade, devendo isentar a Unifesp e indenizar aquele que se sentir lesado de quaisquer reclamações, prejuízos, perdas e danos causados, e também à Unifesp, em decorrência de tais ações ou manifestações, de acordo com a lei.
O Usuário autoriza a Unifesp a utilizar, por prazo indeterminado, as informações fornecidas no ato do cadastro e durante o uso do aplicativo, para fins estatísticos, acadêmicos, ou outros que sejam de interesse da Unifesp.
A Unifesp se reserva o direito de incluir, excluir ou alterar os conteúdos e funcionalidades do aplicativo, bem como suspendê-lo temporariamente ou cancelá-lo, a qualquer momento, independentemente de aviso-prévio ao Usuário. Da mesma forma, poderá modificar estes Termos de Uso, cuja versão mais recente estará sempre disponível para consulta no próprio aplicativo ou nos meios de comunicação da Universidade.
O Usuário é exclusivamente responsável por todo e qualquer conteúdo por ele enviado ou publicado através do Aplicativo. Ao enviar/publicar o conteúdo, o Usuário garante que ele não viola quaisquer direitos de terceiros ou leis vigentes e concorda em manter a Universidade isenta de quaisquer reclamações judiciais ou extrajudiciais de terceiros.
O Usuário autoriza a Unifesp a utilizar o conteúdo por ele enviado ou publicado através do Aplicativo, gratuitamente, por prazo indeterminado e em qualquer território, na programação da Unifesp, eventos acadêmicos ou institucionais, no Portal Unifesp, redes sociais e nos veículos pertencentes à Unifesp.
A UNIFESP SE EXIME DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE QUALQUER NATUREZA QUE POSSAM DECORRER DO ACESSO, INTERCEPTAÇÃO, ELIMINAÇÃO, ALTERAÇÃO, MODIFICAÇÃO OU MANIPULAÇÃO, POR TERCEIROS NÃO AUTORIZADOS, DOS DADOS DO USUÁRIO DURANTE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO.
As informações solicitadas ao Usuário no momento do cadastro serão utilizadas pela UNIFESP somente para os fins previstos nestes Termos de Uso e em nenhuma circunstância, tais informações serão cedidas ou compartilhadas com terceiros, exceto por ordem judicial ou de autoridade competente.
Fica eleito o Foro Federal da Comarca da cidade de São Paulo, ou dos locais onde a Unifesp tenha seus campi instalados, Estado de São Paulo, para dirimir quaisquer questões decorrentes destes Termos de Uso, que será regido pelas leis brasileiras.
- Detalhes
- Categoria: Serviços
O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que estudantes, docentes e técnicos administrativos da Unifesp obtenham conectividade à internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seu campus e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.
- Detalhes
- Categoria: Serviços
O serviço FileSender@RNP consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web.
Acesse o link http://filesender.rnp.br e clique em "Acesso Federado".
- Detalhes
- Categoria: Serviços
O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.
O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e Headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao micro do usuário. O serviço é voltado para quem precisa realizar trabalhos colaborativos, que envolvam compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações de slides, quadro de notas, chat e/ou compartilhamento de tela. As possibilidades de uso do serviço são diversas (reuniões, aula, defesas de dissertação e tese etc)
Acesse o Manual da WebConferência
- Detalhes
- Categoria: Serviços
O conteúdo disponível no Portal de Periódicos pode ser acessado a qualquer horário e em qualquer lugar do mundo. Seja em casa, no hotel, no aeroporto, na cafeteria, qualquer usuário da Unifesp com login da intranet tem a comodidade de acessar as coleções assinadas a partir de qualquer computador conectado à internet. Você não precisa configurar o proxy do seu computador.
- Detalhes
- Categoria: Serviços