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Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da Unifesp foi lançado em 2019 e tem o objetivo de ser um ambiente virtual que reúne e gerencia as revistas científicas produzidas pela universidade. De acesso aberto a toda a comunidade científica, é uma importante iniciativa para dar suporte e auxiliar o desenvolvimento das revistas com a colaboração de seus editores.
As ações do Portal permitem aumentar a visibilidade dos periódicos, assim como promover sua preservação e seu aperfeiçoamento.
Outras informações
Manual do OJS (em português)
Domus Dados
Acesse o Domus Dados: repositório de dados de pesquisa Unifesp
Domus Dados é o repositório de dados de pesquisa da Unifesp. Uma plataforma que utiliza o software Dataverse, e tem o objetivo de coletar, armazenar, gerenciar e compartilhar dados de pesquisa, com suporte a uma variedade de tipos e formatos de dados. É destinado a pesquisadoras e pesquisadores da comunidade Unifesp que necessitem ou queiram depositar seus dados.
DATAVERSE
O software Dataverse foi escolhido pela universidade por ser uma plataforma de depósito, compartilhamento e preservação de dados gratuito e desenvolvido com código aberto.
Suporta o upload de qualquer tipo de arquivo, incluindo shapefiles, imagens, arquivos do sistema de transporte de imagem flexível e arquivos compactados.
Vantagens de uso: aberto, colaborativo, possibilita crédito e reconhecimento aos autores, tornando os dados mais fáceis de serem localizados e possibilitando seu rastreamento.
Para saber mais:
DEPÓSITO DE DADOS EM UM REPOSITÓRIO
O trabalho de planejar, coletar e disponibilizar os dados garante transparência da pesquisa e permite que ela seja verificada por outros(as) pesquisadores(as) e até reutilizada, ampliando e contribuindo para as melhores práticas de pesquisa e racionalização de recursos.
Algumas agências de fomento tem solicitado ao receber um projeto em busca de financiamento, conste um plano de gestão de dados, apontando para um repositório onde serão armazenados os dados. Para que o depósito seja realizado, é preciso que os dados tenham todas as informações sobre os dados. Essa contextualização diz respeito aos metadados que são preenchidos no repositório ao realizar submissão. Isso garante a possibilidade de reprodução da pesquisa, com o oferecimento de de informações sobre as condições em que o dado foi gerado para que a pesquisa possa ser reproduzida e os dados reutilizados.
Vantagens do Compartilhamento dos dados de sua pesquisa:
- Racionalização de recursos;
- Reprodutibilidade da pesquisa;
- Permite exploração de novidades a partir dos dados originais;
- Reuso e compartilhamento dos dados;
- Visibilidade da pesquisa;
- Cooperação científica;
- Organização dos dados durante a pesquisa;
- Preservação dos dados;
- Rastreabilidade dos dados
Documentos
Guia rápido Domus Dados: repositório de dados de pesquisa
Formulário de Cadastro de Dataset no Domus Dados
Guia para deixar os arquivos restritos no Domus Dados
Para saber mais:
Recomendações para a gestão dos dados
Guia de Citação dos Dados Scielo
Sayão, L. F.; Sales, L. F. Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. – Rio de Janeiro : CNEN/IEN, 2015. Disponível em: http://www.aben.com.br/Arquivos/420/420.pdf. Acesso em 13 jan. 2021.
Contato:
Plano de Gestão de Dados
O início de uma pesquisa científica deve ter um planejamento para os dados por ela produzidos. É de grande importância saber como serão originados os dados, como serão registrados, qual será a natureza dos dados e ainda, como serão armazenados e preservados para que se possa garantir a veracidade, a qualidade e a preservação dos dados da pesquisa, considerando questões éticas, legais e de confidencialidade dos dados.
O Plano de Gestão de Dados (PGD) visa garantir a gestão dos dados durante todo o ciclo de vida dos dados:
Ciclo de vida dos dados de pesquisa:
Fonte: Coordenadoria da Rede de Bibliotecas, 2020.
O PGD é um documento que contém informações de como os dados serão colhidos ou construídos, padrões de metadados documentação e qualidade dos dados, requisitos éticos legais, armazenamento e backup durante e após o fim da pesquisa, seleção e preservação dos dados, compartilhamento e reuso dos dados, responsabilidades e recursos financeiros necessários:
Fonte: Coordenadoria da Rede de Bibliotecas, 2023.
O detalhamento do Plano de Gestão de Dados pode ser visualizado nesse documento, tradução da ferramenta DMPOline.
Existem diversas ferramentas que permitem a confecção do PGD, mas recomendamos, considerado pela FAPESP, o DMPTool Online. Além dela, existem outras ferramentas como:
SOBRE O DMPTool
Para fazer um plano de gestão de dados, existem várias plataformas e modelos. Recomendamos o uso do DMPTool, pois ele tem uma identificação institucional da Unifesp, e abrange várias áreas do conhecimento.
O DMP Tool (Data Management Plan Tool) é uma ferramenta online que serve para criar planos de gestão de dados.
Para utilizar, basta acessar: https://dmptool.org/ e inserir seu e-mail institucional.
O plano de gestão de dados fornece diretrizes para todo gerenciamento dos dados da sua pesquisa, por isso é importante ter muita cautela no preenchimento.
Tutorial em PDF para preenchimento dos dados no DMPTOOL
Vídeo tutorial para cadastro no DMPTool na Unifesp
Para saber mais:
Contato:
RI Unifesp
Acesse o Repositório Institucional
O Repositório Institucional UNIFESP é uma plataforma tecnológica que tem como objetivo reunir, preservar, compartilhar e divulgar trabalhos de pesquisa, acadêmicos e artísticos produzidos na UNIFESP em acesso aberto, sem necessidade de cadastro e seu conteúdo pode ser encontrado por qualquer buscador da internet.
Criado em 2015, conta com mais de 50 mil registros, entre artigos científicos, teses, dissertações e TCCs, distribuídos pelas comunidades que representam as unidades da universidade.
Todas as dissertações e teses entre outros materiais são depositadas no Repositório Institucional UNIFESP (https://repositorio.unifesp.br/) pelo(a) próprio(a) autor(a), ou seja, são auto-arquivadas. O auto arquivamento é uma estratégia que permite a disponibilidade dos trabalhos acadêmicos em acesso aberto.
O autoarquivamento de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso passa a ser obrigatório a partir de 2021, dispensando assim, a versão impressa. Para realizar o depósito é muito simples. Acesse o endereço do Repositório Institucional (https://repositorio.unifesp.br), utilize seu email institucional (sem @unifesp.br) e senha da intranet, localize a coleção onde deseja realizar o depósito e preencha os dados do seu trabalho. Após a inserção, a Secretaria de Pós e a biblioteca do seu campus irão realizar a verificação das informações e seu trabalho será publicado. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a biblioteca da sua unidade.
Para saber mais:
Tutorial para submissão de Artigos e outras produções
Bases Digitais
Ebrary
Biblioteca digital contendo mais de 100.000 e-books acadêmicos.
EEBO - Early English Books
Quase todos os trabalhos impressos em inglês na Grã-Bretanha e América do Norte entre 1470-1700. Conteúdo nas áreas de história, literatura, política, linguística, governo, religião, etc.
Gale Ebooks
Livros eletrônicos de referência nas áreas de humanas
Gale Literature
Reúne os principais bancos de dados literários de Gale em um único ambiente digital.
Knowledge Unlatched (KU)
Livros eletrônicos de acesso aberto nas áreas de comunicação e ciências humanas em geral, em inglês e alemão. O acesso é realizado sem necessidade de senha, de qualquer local da rede.
Minha Biblioteca
Livros eletrônicos nacionais e estrangeiros em todas as áreas do conhecimento, em português, de diversas editoras.
Consulte o conteúdo no catálogo ou na página da MB.
Novos títulos adicionados em março. São cerca de 600 novos títulos adicionados ao catálogo, dentre eles, 350 da Editora Contexto.
Pearson: Biblioteca Virtual
Livros eletrônicos nacionais e estrangeiros, de mais de 25 editoras, em todas as áreas do conhecimento, em português.
Access Engineering
Livros eletrônicos estrangeiros com conteúdo interdisciplinar de engenharia. Para informações consulte o guia do usuário: http://bit.ly/Guia_AEngineering ou entre em contato com sua biblioteca.
Global Plants
Base de dados em inglês com uma coleção de quase três milhões de espécies.
Knovel
Base de dados de engenharia e referências técnicas para resolver problemas de engenharia nas áreas de gás e petróleo. Conteúdo em inglês.
Portal de Periódicos Capes
Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.
Proquest
São 15 bases de dados, com quase 40 mil publicações, mais de 7 mil periódicos acadêmicos, mais de 25 mil e-books e outras fontes. Abrange várias áreas: negócios, ciência aquática, educação, ciências sociais, entre outras.
UpToDate
Base usada como importante recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, auxilia profissionais de saúde para a tomar decisões no local de atendimento. O acesso está disponível nos computadores da rede UNIFESP-EPM e HSP. Para informações, acesse aqui.
Gale Cengage - Todas as Bases
Diversas bases de fontes históricas.
- 17th and 18th Century Burney Collection
- 19th Century UK Periodicals
- Archives Unbound Module
- British Library Newspapers
- British Literary Manuscripts Online
- Gale Primary Sources
- News Vault
- Slavery and Anti-Slavery: A Transnational Archive
- The Economist Historical Archive 1843-2015
- The Making of the Modern World
Para informações sobre configuração para acesso VPN, Eduroam, e-mail e outros acessos, clique aqui.
Apoio a pesquisadores
Ferramenta para verificação de similaridade
O Turnitin é um software para verificação de originalidade, identificando similaridade de textos com o objetivo de prevenir possíveis plágios. Compara textos enviados pelos usuários com os documentos existentes na própria base, na Crossref e na Internet, gerando relatórios de similaridade em poucos segundos. Se quiser utilizar a ferramenta, procure a biblioteca da sua unidade.
Para saber mais:
ORCID (Open Researcher and Contributor ID)
O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente do pesquisador que é gerenciável. O ORCID permite a distinção de todos os outros pesquisadores. Você pode conectar seu ID com suas informações profissionais - afiliações, concessões, publicações, revisão por pares e muito mais. Você pode usar seu ID para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo o reconhecimento de todas as suas contribuições, economizando tempo e aborrecimento e reduzindo o risco de erros.
Para se registrar é muito simples, basta entrar no site do ORCID, clicar em Sign in/Register e preencher com seus os dados.
Para informações de registro e integração para preenchimento automático, entre em nosso tutorial.
Acesse também diversos vídeos para importação de trabalhos e ouras informações.
Políticas de Acesso Aberto
É um recurso que permite buscar informações de políticas de Acesso aberto de editores e de periódicos científicos. A base mostra o resumo das permissões de depósito dos artigos publicados em revistas. Dessa forma, o autor poderá verificar se pode publicar seu artigo em repositórios ou em outros locais da Web, qual versão é permitida, em quais condições e se possui período de embargo. Além dessas informações, o Sherpa Romeo pode orientar a escolha de revistas para sua publicação, de acordo com as permissões da revista e de potencial visibilidade do seu trabalho. Para pesquisar, acesse aqui.
Para agregar uma política do seu periódico, é necessário ter um ISSN válido e seguir alguns critérios de informação das licenças e dos direitos autorais no site da revista. Para se registrar, acesse aqui.
É uma iniciativa brasileira com informações relativas às autorizações de armazenamento e acesso dos artigos das revistas brasileiros em repositórios digitais de acesso aberto. As informações são enviadas e atualizadas pelas próprias revistas brasileiras.
Solicitação de ISBN
O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação. (Fonte: CBL)
A fim de contribuir para produção de indicadores acadêmicos que deem visibilidade à Unifesp e para assegurar o controle bibliográfico da produção acadêmica da Unifesp pela agregação a um identificador único, recomenda-se que a produção Unifesp seja atrelada ao ISBN com prefixo editorial - 978-65-87312 (vinculado ao editor Universidade Federal de São Paulo).
Para busca de publicações da UNIFESP, clique no link.
Clique aqui para saber quais publicações recebem o ISBN
Para solicitar um ISBN em nome da instituição, procure a biblioteca da sua unidade ou clique aqui se seu departamento estiver ligado à Reitoria. Cada ISBN tem um custo de R$25,00 e fica a cargo do solicitante.
Ficha catalográfica automática (Em construção)
Para gerar a ficha catalográfica automática, clique no link:
Em caso de dúvidas, siga as instruções.
Indicadores estatísticos
Bibliotecas
Pesquisa Integrada
Repositório Institucional
Biblioteca da Reitoria
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REITORIA DA UNIFESP
ATENDIMENTO
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h de modo virtual.
ACESSO
O acesso aos acervos da bibliotecas da Unifesp são livres ao público em geral para consulta, sendo o empréstimo domiciliar restrito aos usuários da comunidade UNIFESP (docentes, discentes e servidores) ou de bibliotecas integrantes do sistema de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB).
O acesso ao acervo digital deve ser realizado por meio do catálogo, com login e senha cadastrados diretamente na biblioteca.
Para os conteúdos das bases de dados e Portal de Periódicos da Capes, o acesso será via CAFe com login e senha institucional.
CREDENCIAMENTO
Docentes, discentes, e servidores devem solicitar o cadastro por e-mail para
O cadastro é válido para o período em que o usuário estiver vinculado à instituição (no caso de discente, deverá estar devidamente matriculado) e deve ser renovado periodicamente a cada rematrícula. O usuário deve manter atualizados seus dados cadastrais na biblioteca.
EMPRÉSTIMOS NAS BIBLIOTECAS DA REDE
Os empréstimos devem seguir o regimento de cada biblioteca e a solicitação de empréstimo deve ser realizada com as informações de título, autor e localização (Biblioteca do campus) pelo e-mail
CATÁLOGO VIRTUAL
O acervo da rede de bibliotecas e os livros digitais devem ser consultados no catálogo https://biblioteca.unifesp.br.
As bases assinadas pela Unifesp podem ser conferidas no endereço: https://bibliotecas.unifesp.br/menu-servicos#e-books
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
Os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser depositados ao final do curso no endereço:https://repositorio.unifesp.br/
As monografias devem seguir as normas da ABNT para referências, citações e todo corpo do trabalho.
Deve ainda se atentar aos princípios éticos e os direitos autorais. Para mais informações acesse o Manual de Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso. Também é importante se cadastrar no Turnitin para aprimoramento da escrita.
Para mais informações, solicite no e-mail:
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Sobre o acesso aberto
O QUE É ACESSO ABERTO?
O acesso aberto (AA) é uma iniciativa internacional que promove o acesso on-line gratuito e irrestrito a resultados de pesquisa, como artigos de periódicos e livros. O conteúdo AA é aberto a todos, sem taxas de acesso.
Para garantir acesso às publicações científicas, existem caminhos ou vias de acesso, mas os principais são:
- Golden road (via dourada): a via dourada faz com que a versão final de um artigo seja permanentemente acessível a todos e sem restrições, imediatamente após a publicação (sob uma licença CC). Os direitos autorais do artigo são mantidos pelos autores e a maioria das barreiras de acesso são removidas. A grande maioria dos editores cobra uma taxa de processamento de artigos (APC) para facilitar a publicação em acesso aberto.
- Green road (via verde): a via verde, também conhecido como autoarquivamento, é a prática de colocar uma versão do manuscrito de um autor em um repositório, tornando-o acessível a todos sem restrições. A versão que pode ser depositada em um repositório depende do financiador ou da editora após um período de embargo. Ao contrário da via dourada, os direitos autorais desses artigos geralmente permanecem com a editora do periódico, ou com a sociedade que o edita, e existem restrições quanto à forma como o trabalho pode ser reutilizado.
O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE OS PERIÓDICOS?
Como o acesso aberto veio para ficar, é importante que você saiba que editores de revistas científicas estão se adaptando a esta nova modalidade. A modalidade AA (Acesso Aberto) permite promover maior diversidade, equidade e inclusão entre autores e usuários finais.
Atualmente, as revistas de Acesso Aberto (Open Access - OA) são classificadas em três categorias: Pure Open Access, Hybrid Journals, Transformative Journals (TJs).
Pure Open Access: são revistas que publicam todo o seu conteúdo pela internet, de forma gratuita para qualquer usuário final. Todos os custos editoriais e de publicação são cobertos por taxas de processamento de artigos (conhecidas como APCs), pagas pelos autores ou por agências de fomento à pesquisa. Exemplos: SciELO, PLOS One, Biomed Central, Frontiers entre outras.
Hybrid Journals: são periódicos tradicionais baseados em assinatura que oferecem a opção de publicar artigos de pesquisa originais como AA, ou seja, o acesso ao conteúdo depende da assinatura. Esses periódicos se esforçam para reter sua base de assinantes (e receitas) ao mesmo tempo em que fornecem artigos de acesso aberto. Exemplo: Elsevier, Wiley, SpringerLink entre outras.
Transformative Journals (TJs): são revistas híbridas (hybrid journals) que estão comprometidos com o objetivo de fazer a transição para a pesquisa totalmente aberta, aumentando gradualmente seu conteúdo de acesso aberto de acordo com as metas de crescimento de acesso aberto estabelecidas pela coAlition S.
As revistas TJs se comprometem a:
- Acesso aberto opcional: Você terá a opção de publicar seus artigos de pesquisa primários e originais OA.
- Direitos autorais: Os direitos autorais permanecem com você: artigos de acesso aberto em Transformative Journals são publicados sob a licença liberal Creative Commons Attribution 4.0 internacional (CC BY). Você é livre para compartilhar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Conformidade: Ao optar pelo OA imediato em um TJ, você atenderá aos requisitos de qualquer financiador/instituição de pesquisa, incluindo os financiadores do Plano S.
- Transparência de preços da APC: os TJs se comprometem a fornecer maior transparência nos serviços cobertos pela APC.
- Métricas abertas e relatórios: Você será atualizado regularmente com métricas sobre o volume, uso, citações e atenção online do seu artigo AA.
Exemplos de Transformative Journal - Cambridge
Auto-arquivamento de manuscritos e artigos
AUTO-ARQUIVAMENTO DE MANUSCRITOS E ARTIGOS
Todas as dissertações e teses depositadas no Repositório Institucional UNIFESP (https://repositorio.unifesp.br/) pelo(a) próprio(a) autor(a) são auto-arquivadas. O auto arquivamento é uma estratégia que permite a disponibilidade dos trabalhos acadêmicos em acesso aberto.
Com isto, é importante que você saiba quais as regras para inclusão de um manuscrito (aquele material que ainda não foi encaminhado para uma revista) ou um artigo (aquele que já foi aceito pela revista) no repositório.
Para evitar problemas com os direitos autorais, é importante ressaltar que muitos editores têm regulamentos de direitos de propriedade intelectual que especificam quais versões de um artigo de revista podem ser depositadas no Repositório Institucional UNIFESP ou em qualquer outro repositório.
QUAL VERSÃO VOCÊ DEVE PUBLICAR?
Alguns editores permitem o depósito da versão preprint (antes da publicação), outros da versão postprint (versão final do artigo conhecida também como manuscrito aceito/aprovado do autor - MAA), e alguns permitem o depósito do próprio artigo publicado.
VERSÃO DOS ARTIGOS
O Repositório Institucional UNIFESP recomenda que, sempre que os acordos editoriais permitirem, deposite a versão pública do artigo ou a versão postprint.
EMBARGO
- Para inclusão de um artigo no Repositório, os editores especificam o tempo de EMBARGO. O embargo é um período de tempo definido pelo editor, calculado a partir da data de publicação da publicação original.
Algumas editoras só permitem a publicação de artigos em repositórios após o EMBARGO a partir da data da primeira publicação. O embargo geralmente varia entre 6 a 36 meses. No entanto, você pode enviar seu artigo a qualquer momento para o Repositório Institucional UNIFESP. Ao fazer o upload do arquivo, indique a data de término do embargo - seu arquivo será disponibilizado automaticamente para usuários externos neste dia, enquanto apenas os metadados ficarão visíveis imediatamente.
ONDE CONSULTAR OS DIREITOS AUTORAIS E POLÍTICAS DE AUTO-ARQUIVAMENTO DO(S) EDITOR(ES)?
Existem ferramentas úteis que você pode acessar para verificar as permissões oferecidas pelos periódicos ou editores específicos. Entre elas, está a Sherpa RoMEO. A Sherpa RoMEO oferece informações referentes a políticas de autoarquivamento e direitos autorais de editores científicos de todo o mundo. A consulta é simples: basta digitar o nome da revista ou procurar pelo ISBN. Romeo é um acrônimo para Rights Metadata for Open Archiving.
EXEMPLO:
Você publicou na revista European Journal Pediatrics. Ao acessar a Sherpa RoMEO, a seguinte tela vai aparecer:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Clicando no sinal de mais(+), é possível obter o detalhamento de cada tipo de versão:
Cada versão de um artigo contém um ou mais caminhos (pathway) pelos quais ele pode ser acessado publicamente. Isto depende de fatores como financiamento da pesquisa ou requisitos do editor sobre a disponibilidade.
Neste exemplo, você encontra as seguintes informações:
- Published Version (versão pública ou versão final do editor): a versão pública (published version) pode ser depositada no Repositório.
- Accept Version (Pathway a): permite o depósito imediato na página pessoal do autor.
- Accept Version (Pathway b): permite o depósito do postprint após 12 meses de embargo no repositório institucional.
Submitted Version (versão preprint): permite o depósito da versão preprint em repositórios de preprint (bioRxiv, medRxiv, arXiv.org entre outros) e páginas pessoais do autor.
Diadorim |
Diretório de políticas editoriais de revistas brasileiras. |
|
How Can I Share It |
Site com permissões de compartilhamento de artigos com DOI e links para políticas de compartilhamento de alguns editores científicos |
Na ausência de um contrato de publicação, deve-se aplicar os termos e condições gerais do editor.
CONSIDERAÇÕES
- Caso você tenha concordado com termos divergentes com o editor, verifique seu contrato de direitos autorais e siga os respectivos termos.
- Para obter permissão para usar uma versão diferente, ou algo semelhante, entre em contato com o editor. A maioria dos editores lida com as permissões com a ajuda do serviço do RightsLink Copyright Clearance Center.
- Se o seu artigo foi publicado em um editor de acesso aberto sob uma Licença Creative Commons CC-BY, você concorda que qualquer pessoa pode reutilizar seu artigo no todo ou em parte para qualquer finalidade, gratuitamente, mesmo para fins comerciais. Assim, você pode fazer a inclusão do artigo (public version) no Repositório Institucional UNIFESP. Exemplos de editores de acesso aberto: SciELO, Biomed Central, PLOS One, Frontiers, MDPI, BMJ Open, Sage Open, entre outras.
POSSO INCLUIR MEU ARTIGO NO SITES ACADEMIA.EDU, MENDELEY OU RESEARCH GATE?
Apesar do nome de domínio .edu, Academia.edu é, como ResearchGate e Mendeley, sites privados e, portanto, um negócio. Esses sites são uma combinação de agregador de conteúdo e site de rede social para pesquisadores acadêmicos. O Google Acadêmico os indexa e eles têm alertas que podem ser úteis para que seu artigo seja lido por mais estudiosos. Contudo:
- Como não são sites pessoais nem repositórios verdadeiros, e geralmente hospedam conteúdo que não foi arquivado por autores que tiveram permissão para auto-arquivamento, esses sites estão sujeitos a avisos de remoção e ações judiciais.
- Esses sites são conhecidos por agregar e vender suas informações para seus próprios interesses.
- Às vezes, são disponibilizadas associações "premium" que cobram de você.
- Se os seus interesses comerciais não continuarem rentáveis, os seus artigos podem desaparecer.
- Se eles perderem os processos de direitos autorais, seus artigos podem desaparecer.
Eles são populares, e se você tiver o direito de colocar seu artigo lá, você pode decidir que a exposição adicional e as oportunidades de rede social com colegas em seu campo valem a pena. Mas você também deve depositar seu artigo em um repositório disciplinar ou institucional apropriado.
Para baixar a tabela abaixo no formato xls (Excel), clique aqui.
POLÍTICAS DE AUTOARQUIVAMENTO DOS EDITORES
Direitos autorais
DIREITOS AUTORAIS
O Repositório Institucional UNIFESP tem como responsabilidade: Identificação da produção em si e a identificação dos direitos autorais associados.
Os trabalhos depositados no Repositório Institucional UNIFESP concedem os direitos autorais e/ou conexos de seus Autores/Criadores originais ou dos editores para os quais esses direitos foram transferidos.
A inclusão de qualquer material no Repositório Institucional UNIFESP não altera o status de direitos autorais de nenhum documento.
O QUE É DIREITO AUTORAL?
O Direito Autoral constitui-se de normas estabelecidas pela legislação que protegem as relações entre o criador e a utilização de suas criações, sejam elas criações artísticas, literárias ou científicas, como por exemplo textos, livros, pinturas, músicas, ilustrações, fotografias etc. A lei que regulamenta o Direito Autoral é a 9.610/98 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm)
O principal elemento para a proteção autoral é a originalidade. Para uma obra ser protegida pelo direito autoral, ela tem que ser original
Os Direitos Autorais são classificados, para efeitos legais, em Direitos Patrimoniais e Direitos Morais:
Direitos Patrimoniais: permite ao autor da obra os direitos de extrair benefícios financeiros.
Direitos Morais: paternidade da obra, ou seja, garantia de garantir a AUTORIA da criação ao autor da obra intelectual, no caso de obras protegidas por direito de autor.
O autor possui ambos os direitos moral e patrimonial sobre uma obra.
POR QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE ISSO?
O AUTOR TEM O DIREITO EXCLUSIVO de dispor de sua obra como quiser, ou seja, utilizar sua criação da maneira que desejar, bem como permitir que terceiros a utilizem, total ou parcialmente.
Os Direitos Patrimoniais podem ser transferidos ou cedidos a outras pessoas, às quais o autor concede direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações.
Já os Direitos Morais são perpétuos, inalienáveis e irrenunciáveis, ou seja, não pode ser cedido, transferido ou renunciado. Os Direitos Morais garantem ao(s) autor(es) de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra, além da possibilidade de modificar a obra antes ou depois da publicação.
Qualquer uso de uma obra sem uma autorização prévia do responsável, é considerado uma violação à lei dos direitos autorais, passíveis de punição nas esferas cível e criminal.
QUAIS OBRAS SÃO PROTEGIDAS PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS?
De acordo com art. 7 da lei 9.610/98, são obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
- os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;
- as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;
- as obras dramáticas e dramático-musicais;
- as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma;
- as composições musicais, tenham ou não letra;
- as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;
- as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;
- as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;
- as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;
- os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência;
- as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova;
- os programas de computador;
- as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.
COMO FUNCIONA TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS PARA OUTROS?
Há duas formas praticadas no tocante à transferência de direitos autorais são: cessão e licenciamento.
Cessão: o(s) autor(es) cede(m) o seu direito a um terceiro, como uma editora ou gravadora, abrindo mão de ser dono daquela obra, ou seja, permite a transmissão total dos direitos patrimoniais de autor.
Licenciamento: é quando um titular permite que terceiros utilizem a sua obra a partir de determinado período de tempo. Para ficar claro, o conceito de licenciamento pode ser comparado a um “aluguel”.
As licenças de direitos autorais podem ser utilizadas para promover e encorajar o compartilhamento e o reuso de materiais educativos. No Brasil tais licenças são baseadas e reguladas pela Lei de Direito Autoral e pelo Código Civil.
Para que você mantenha seus direitos autorais preservados, todos os materiais contidos no Repositório Institucional UNIFESP estão sob a licença gratuita Creative Commons. Conhecidas como Licenças CC permitem que outros compartilhem o trabalho original em ambientes não comerciais, desde que o trabalho seja devidamente atribuído e a fonte seja creditada.
As Licenças Creative Commons são gratuitas e permitem ao(s) autor(es) disponibilizar em acesso aberto as suas publicações. Além disso, elas são embasadas em quatro elementos: BY, SA, NC e ND
OBS: BY quer dizer DE, significa que a licença da imagem ou texto requer atribuição da autoria, tal como se diz que uma imagem ou texto é DE uma determinada pessoa.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7as_Creative_Commons
Elas podem ser combinados para formar seis opções de licença diferentes:
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Licença de Atribuição (CC-BY) Esta licença permite o uso de uma obra para qualquer finalidade (mesmo comercialmente e mesmo de forma modificada) com uma condição: de atribuição ao criador |
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Licença Atribuição-CompartilhaIgual (CC-BY-SA) Esta licença permite o uso de uma obra para qualquer finalidade (mesmo comercialmente e mesmo de forma modificada), com duas condições: de atribuição ao criador e fornecer a mesma licença ou uma licença compatível a quaisquer adaptações disponíveis. |
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Licença de Atribuição Não Comercial (CC-BY-NC) Esta licença permite o uso de uma obra com duas condições: de atribuição ao criador e uso apenas para fins não comerciais. |
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Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC-BY-NC-SA)Esta licença permite o uso de uma obra com três condições: de atribuição ao criador, fornecer a mesma licença ou uma licença compatível a quaisquer adaptações disponíveis e o uso apenas para fins não comerciais. |
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Atribuição-SemDerivações (CC-BY-ND) Esta licença permite a distribuição tanto comercial como não comercial desde que tenha o crédito atribuído ao autor e não tenha qualquer modificação na obra. |
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Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC-BY-NC-ND) Esta licença permite somente download, desde que tenha atribuição de crédito para o autor. Ela é a mais restritiva das licenças, pois não permite nem a distribuição comercial e nem modificação de qualquer natureza na obra. |
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Coordenadoria
William José Sobral
Diretor
Cristiane de Melo Shirayama
Diretora Adjunta
Equipe
Andrea Akemi Oribe Hayashi
Creuza Andréa Trindade dos Santos
Diego Bil Silva Barros (colaboração técnica)
Juliana Almeida dos Santos
Maria Eduarda dos Santos Puga
Colaboração da rede
Andréia Cristina Feitosa do Carmo
Andrezza de Santana Moreira
Daianny Seoni de Oliveira
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Missão
Consolidar as bibliotecas como Recurso Educacional para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da universidade e proporcionar uma efetiva interação com o meio acadêmico e instituições congêneres nacionais e internacionais. Promover o acesso aberto da ciência informação produzida na universidade e a gestão e disseminação da informação.
Visão
Tornar a universidade como referência em gestão estratégica da informação e do acesso aberto.
Valores
Democratizar o acesso à informação produzida na universidade e promover os recursos informacionais para possibilitar produção de novos conhecimentos.