O QUE É?
A fim de incentivar a mobilidade internacional das formações acadêmicas, de fortalecer, de estabelecer novas relações com universidades estrangeiras de referência global, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFESP preveem e apoiam a realização de doutorados sob o regime da cotutela internacional. A cotutela de Tese é uma modalidade que permite ao estudante de Doutorado realizar sua Tese sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. Ambos exercem sua competência conjuntamente em relação ao estudante, que deve permanecer matriculado nas duas instituições por períodos equivalentes.
COMO SOLICITAR?
NORMAS E DOCUMENTOS
A normativa que rege as solicitações de cotutela e a titulação simultânea na UNIFESP descreve, dentre outros aspectos, os itens e informações que os Acordos Gerais e os Acordos Individuais devem conter sobre os alunos, sobre a tese e a defesa. Para baixar a normativa e a documentação necessária para abertura de processo de solicitação de Cotutela Doutoral, clique aqui para baixar a documentação e a normativa concernente.
A UNIFESP e a instituição estrangeira costuram Acordos de Cotutela específicos para cada estudante participante e, ao invés de propormos um modelo de minuta, sugerimos que o estudante solicite a minuta padrão da instituição estrangeira para realizarmos nossa devida análise e adequação.
Para dar início ao processo, por favor, entre em contato pelo e-mail