O QUE É?

A fim de incentivar a mobilidade internacional das formações acadêmicas, de fortalecer, de estabelecer novas relações com universidades estrangeiras de referência global, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFESP preveem e apoiam a realização de doutorados sob o regime da cotutela internacional. A cotutela de Tese é uma modalidade que permite ao estudante de Doutorado realizar sua Tese sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. Ambos exercem sua competência conjuntamente em relação ao estudante, que deve permanecer matriculado nas duas instituições por períodos equivalentes.

COMO SOLICITAR?

O docente filiado à UNIFESP e orientador do candidato deverá manifestar interesse junto a SRI, desde que, já tenha pré-acordado a possibilidade da cotutela com um professor equivalente filiado a uma universidade estrangeira.
A instituição de escolha poderá ser uma de nossas parceiras ou não, mas de qualquer forma será necessário que se realize um "Acordo de Cotutela" que trate individualmente da defesa de tese do doutorando para embasar sua titulação, o início efetivo de suas atividades e outras questões necessárias.

NORMAS E DOCUMENTOS

A normativa que rege as solicitações de cotutela e a titulação simultânea na UNIFESP descreve, dentre outros aspectos, os itens e informações que os Acordos Gerais e os Acordos Individuais devem conter sobre os alunos, sobre a tese e a defesa. Para baixar a normativa e a documentação necessária para abertura de processo de solicitação de Cotutela Doutoral, clique aqui para baixar a documentação e a normativa concernente.

A UNIFESP e a instituição estrangeira costuram Acordos de Cotutela específicos para cada estudante participante e, ao invés de propormos um modelo de minuta, sugerimos que o estudante solicite a minuta padrão da instituição estrangeira para realizarmos nossa devida análise e adequação.

Para dar início ao processo, por favor, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.