Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)
A AUGM é uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas similaridades, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças em estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços. Os programas Escala Grado, Escala Posgrado, Escala Docente, Escala Gestores y Administradores promovem iniciativas de mobilidade entre as universidades da AUGM para estimular a ampla colaboração entre os membros da rede. O programa Jornadas de Jóvenes Pesquisadores reune centenas deestudantes de graduação (participantes de projetos de pesquisa, ensino ou extensão nas áreas de conhecimento indicadas pelo programa) para apresentar seus trabalhos em evento realizado em uma das instituições membro da AUGM.
Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB)
O GCUB é uma associação da sociedade civil, que não possui fins lucrativos, de carácter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília - Distrito Federal e é atualmente composta por 89 universidades brasileiras. No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP). Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica. O Grupo GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede a oportunidade de um voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Mais instruções neste link.
Santander Universidades
O Santander Universidades é um programa mantido pelo banco Santander que oferece determinado número de bolsas de estudos para estudantes brasileiros. Como instituição parceira do programa, a Unifesp oferece as vagas mobilidade através de edital especial e aqueles estudantes selecionados podem se candidatar para as vagas disponíveis das parcerias internacionais da Unifesp.
Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA)
O PILA é um programa que se iniciou no segundo semestre de 2018 e tem por objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como acadêmicos, pesquisadores e agentes das universidades e instituições de ensino superior participantes a fim de enriquecer sua formação acadêmica, profissional e integral, bem como promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação. O PILAVirtual surgiu para promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação em modo virtual e busca promover internacionalização do ensino superior e o fortalecimento dos laços de cooperação acadêmica entre Colômbia, México, Argentina, Nicarágua, Brasil, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai. Criado em 2020 devido às condições de restrição de circulação ocasionadas pela pandemia da COVID-19, foi ampliada em 2021 e as universidades brasileiras puderam integrar o programa.
A UNIFESP ingressou no programa em 2024 com o comprometimento de oferta de disciplinas para estudantes estrangeiros e da divulgação da relação de disciplinas virtuais do consórcio de 224 IES dos 9 países da América Latina e Caribe participantes do programa disponíveis, por meio da plataforma virtual, aos estudantes regularmente matriculados na UNIFESP. A participação da UNIFESP no programa se dárá tanto pela oferta de disciplinas da graduação e da pós-graduação para estudantes estrangeiros quanto pela inscrição de estudantes da graduação e da pós-graduação nas disciplinas ofertadas pelas IES do México, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai. Qualquer estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UNIFESP poderá se inscrever para as disciplinas ofertadas na plataforma do programa. Confira aqui as informações da CONVOCATÓRIA PILA Presencial 2024 e da CONVOCATÓRIA PILA Virtual 2024.