A mobilidade internacional é uma oportunidade de vivência internacional em instituições conceituadas, com as quais UNIFESP mantém acordos de cooperação, proporcionando uma formação acadêmica ainda mais sólida aos estudantes, o amadurecimento pessoal e profissional, além da vivênciar novas culturas e idéias.
Para que o estudante participe de programa de mobilidade internacional com o respaldo da UNIFESP é necessário que o estudante atenda aos processos seletivos abertos por Editais, onde são publicadas as regras dos processos seletivos e a documentação que o estudante precisará apresentar para a SRI e ProGrad.
Os Editais são publicados periódicamente nas páginas da SRI e da ProGrad.
A UNIFESP dispõe de três modalidades de Editais para mobilidade acadêmica internacional:
- Pelo Programa Ciência sem Fronteiras, com bolsa concedida pelo Estado (CNPq/CAPES); Finalizado
- Pelo Programa Santander Universidades, com bolsa concedida pela Instituição Financeira (Top Espanha, Luso-Brasileiras, Iberoamericanas e Fórmula Santander);
- Pelos Convênios firmados bilateralmente entre a UNIFESP e Instituições de Ensino estrangeiras (sem bolsa de estudos, porém com o respaldo institucional da UNIFESP e isenção das taxas de matrícula e/ou acadêmicas que são praticadas por estas Instituições).
Para informações sobre os próximos Editais, por gentileza escreva para
A escolha das instituições estrangeiras conveniadas para as quais são abertos os Editais pelos convênios bilaterias é realizada em reunião da Comissão de Relações Internacionais da UNIFESP no início do ano letivo. Para informar seu interesse em alguma das instituições para realização de mobilidade, escreva para a Coordenação da SRI (
Caso um discente decida desenvolver atividades acadêmicas no exterior durante o período letivo, sem atender a nenhuma destas três modalidades institucionais com respaldo da UNIFESP, o discente deverá comunicar a Secretaria Acadêmica do seu curso sobre suas intenções para análise e cumprimento das normas do regimento do seu curso. Neste caso específico, cada instituição estrangeira tem seus próprios critérios de ingresso em seus cursos, podendo decidir sobre o aproveitamento ou não de matérias já cursadas na UNIFESP. Além disso, o aluno é responsável por todas as despesas da continuidade dos estudos no exterior, caso não seja contemplado com bolsa de estudos pela instituição anfitriã.
Programa Ciência Sem Fronteiras na UNIFESP
O Ciência sem Fronteiras era um programa que buscava promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa era fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Obs. o Governo Federal, em junho de 2015, suspendeu temporariamente novas bolsas do CsF, sem indicação de prazo de retomada.