O Programa de Estágios da Secretaria MERCOSUL 2022 (PPSM) oferece uma oportunidade de capacitação, pesquisa e aquisição de experiência, em um órgão do MERCOSUL sediado em Montevidéu.

O PPSM é destinado a estudantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, cursando cursos de graduação ou pós-graduação em instituições acadêmicas conveniadas com a Secretaria do MERCOSUL.

A pré-seleção fica a cargo das instituições acadêmicas. As inscrições para a seleção de alunos da UNIFESP estão abertas até 13 de maio de 2022. O aluno deverá enviar os documentos internos de pré-seleção por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até 13 de maio de 2022.

O programa oferece 9 vagas nas áreas de : regulamentação (1), documentação (3), estatísticas de comércio exterior (1), tecnologia da informação (2) e comunicação (2).

O estágio pode ser desenvolvido na modalidade presencial ou virtual (a acordar entre as partes).

Os interessados ​​podem baixar os documentos necessários e o regulamento vigente do PPSM (para sua aplicação na instituição acadêmica), através dos seguintes links:

I – Vagas de Estágio no SM

II – Regime de Estágio (MERCOSUL/GMC/RES. 20/12)

III – Formulário de Candidatura

Cada instituição acadêmica será responsável pela pré-seleção das candidaturas de estudantes universitários interessados ​​nas áreas indicadas no documento de Vagas de Estágio do SM , podendo apresentar até 3 (três) candidatos por vaga oferecida pelo SM.

Informações e documentos em https://www.mercosur.int/abiertas-las-inscripciones-para-pasantias-en-la-secretaria-del-mercosur-2/